Roleta GG – Review: Annarasumanara

Annarasumanara

“Não estou te dizendo para fazer o que quiser. Só estou dizendo que deveria fazer tantas coisas que deseja quanto que não deseja fazer. É disso que se trata a vida”.

Olá, pessoal, o pior membro do Gekkou Gear voltou para apresentar-lhes a mais uma obra nessa corrente de reviews. A obra em questão foi me passada pelo Mars porque eu e ele sempre zoamos a ordem imposta deste blog, mas isso não importa, o importante é se você acredita em magia. Conheçam Annarasumanara.

Ann02Annarasumanara é um webtoon, aqueles quadrinhos coreanos verticais que eram febre um tempo atrás e hoje eu não ouço mais falar deles. Criada em 2010 por Ha-Il Kwon, em 27 capitulos, Annarasumana conta a história de Yoon Ah-Ee, uma colegial que convive com a pobreza, a rejeição social e a responsabilidade de se sustentar junto com a irmã mais nova, mesmo tendo que estudar. Ela vive miseravelmente, até que o encontro dela com um mágico que vive num parque abandonado na cidade, e que é quase uma lenda urbana nos arredores daquele parque, muda tudo a sua volta.

Ann03Bom, antes da corrente de reviews, eu sempre tive vontade de ler esse webtoon, mas estava enrolando e foi muito boa essa indicação, ainda mais levando em conta que é uma história tão boa e que vale muito a pena ser lida.

Além de Yoon Ah-Ee, outro importantíssimo personagem na história é Na Il-Deung, um garoto da turma de nossa protagonista, mas que nasceu em berço de ouro e já tem um futuro brilhante estabelecido desde o começo. Os dois personagens anseiam se tornarem adultos logo, cada um com suas motivações, porém o encontro deles com o mágico e as situações que aparecem ao longo da história põem em xeque todo o conceito que é ser adulto para eles e é disso que o mangá fala: o que é ser adulto?

Os questionamentos que a presença do mágico passa a incutir em suas cabeças começam a influir na personalidade dos dois, fazendo-os amadurecer mais um pouco, mesmo que isso os distancie dos adultos que eles queriam ser no começo da história. E a trajetória dos dois personagens até o clímax e todo seu desenvolvimento, principalmente de Na Il-Deung, foi algo que me deixou bastante empolgado.

Além do tema central e como ele é tratado, algo que eu gostei bastante foi a ambigüidade quando tratava dos poderes do Mágico. Ao longo da obra temos vários momentos em que o Mágico aparentemente fez uma mágica e outros momentos em que o truque é claro, o que não nos permite saber se ele realmente é um mágico de verdade ou só um louco como diz a lenda urbana sobre ele. Mesmo que isso não seja de suma importância para o tema central, foi uma maneira genial de ter um toque de sobrenatural numa história mais realista.Ann04

Além disso, os símbolos e metáforas que o autor usou para ilustrar algumas idéias foram algo que me marcou durante a leitura. Principalmente a metáfora da estrada asfaltada que para mim rendeu as melhores cenas de desenvolvimento de personagem da obra e uma das melhores que eu vi.Ann05

Outro ponto que gosto bastante dessa indicação foi a arte. Ela não é esteticamente muito bonita e tecnicamente tem vários problemas se você for um tanto chato com repetições de quadros e outras coisas, mas eu gosto bastante da identidade visual que foi construída. O fato de alguns elementos destoarem do resto do desenho, princialmente objetos e flores e princpalmente a escolha da representação de certas coisas, como a casa de Na Il-Deung que é uma colagem de algumas casas, uma pirâmide em cima e um diamante gigante como a cereja do bolo, dão uma identidade visual única em meio a tantas coisas que a gente vê. Inclusive as repetições de quadro e até o fato de a maioria das cenas ser em preto e branco, mas alguns objetos coloridos destoando de todo o resto e algumas cenas destoando de todo o mangá são partes integrantes dessa identidade visual que o autor quis construir.

Bem, Annarasumanara é um manhwa que vale a pena ser lido. Ele trata de um tema interessante e é muito inteligente na forma de contar sua história. O desenvolvimento de seus personagens é fantástico e o Mars foi um puta cara legal me recomendando algo tão bom. Então eu recomendo muito que leiam Annarasumanara.

Semana que vem tem a minha indicação para o Mars, fiquem de olho e até a próxima.

Ann06

Menu – Roleta GG

1. Review: Shiki

2. Review: Ore ga Doutei wo Sutetara Shinu Ken ni Tsuite

3. Review: Welcome to N.H.K

4. Review: Ima Soku ni Iru Boku

6. Review: QP

facebook_gekkou_gear!!

Curta nossa página no Facebook!

twitter_gekkou_gear!!

Siga-nos no Twitter!

Feed_gekkou_gear

Assine o nosso Feed!

Ask_gekkou_gear

Nos acompanhe no Ask!

Por, Eru-Marks

9 comentários em “Roleta GG – Review: Annarasumanara

  1. Pingback: Roleta GG – Review: Shiki | Gekkou Gear

  2. Pingback: Roleta GG – Review: Ore ga Doutei wo Sutetara Shinu Ken ni Tsuite | Gekkou Gear

  3. Pingback: Roleta GG – Review: Welcome to NHK | Gekkou Gear

  4. Pingback: Roleta GG – Review: Ima Soku ni Iru Boku | Gekkou Gear

  5. Gostei bastante do review. Realmente, esse manhwa/webtoon é sensacional e acima da média. Um dos melhores que já li. Tua análise foi bem instigante pra pessoa querer ir atrás pra ler. Espero que façam isso mesmo! o/

    Curtir

  6. 😀 Good review.

    O tema do que é ser adulto aparenta ser bem recorrente nos quadrinhos orientais em geral, mas a narrativa desse é bem interessante mesmo, acho que por ser um webtoon teve mais possibilidade de experimentação visual e por isso me surpreendeu tanto. Trazendo as simbologias, cada uma mais magnifica que a outra.

    Curtir

  7. Li esse webtoon há um bom tempo, por recomendação do pessoal do Mangá. E apesar de já esperar por uma ótima obra, me surpreendi bastante conforme fui lendo-a. O estilo visual, a maneira como os três personagens se interagem e claro, o desenvolvimento de todos eles, são o que consigo apontar como grande qualidade dessa obra.

    Realmente é uma ótima e singular obra para se recomendar.

    Curtir

  8. Pingback: Roleta GG – Review: QP | Gekkou Gear

  9. Nossa, eu li esse Webtoon em Janeiro do ano passado. Nunca vou esquecer pois eu estava viajando pro EUA e fiquei lendo ele pelo celular na viagem. OMG, eu achei esse Webtoon sensacional!!! Os personagens me cativaram bastante, principalmente o mágico, pois queria saber se tudo aquilo era real ou não, o final me surpreendeu bastante também. Os outros dois personagens eu adorei também e gostei bastante do final da Yoon Ah-Ee. Muito boa recomendação, pra quem não leu, leia pois é muito boooom!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s