Nobunaga Concerto até então

p203

“Comam bem, durmam bem!”. Melhor estratégia de guerra.

Acredito que Nobunaga é uma série que não está recebendo a devida atenção. Por mais que o CG esteja em abundância, o roteiro baseado no mangá tem se mostrado ser de potencial, revelando que a mídia original não tem 10 volumes em publicação à toa.

Como qualquer outro anime, a medida que os episódios vão se acumulando a qualidade da animação vai diminuindo, tornando-se mais barata e econômica para determinados pontos importantes nos arcos da história. Com Nobunaga Concerto, o CG teve o mesmo destino. Não posso dizer se tudo no anime é full CGI, embora alguns visuais tenham ficado tão bonitos sendo CG ou não que me faz questionar se eles estão misturando CG com 2D assim como os animes 2D fazem com o CG, usado em detalhes minúsculos.

visualo3

Visto que o CG não conseguirá se sobressair, isso cria contraste para a atuação dos seiyuus e para  a própria ost. Toda vez que um anime com uma proposta fantasiosa para a era Nobunaga é anunciado e estreia, não consigo pegar interesse até porque não é minha praia história antiga do Japão, portanto, não possuo muita bagagem quanto a esse estilo de série. Mas em Concerto, alguma coisa me diz que embora a música tenha uma característica eletrônica, que deveria se contrapor com o ambiente onde a história se passa, ela cria um efeito de imersão no ambiente perfeito.

E o enredo? Será que se eu pegar pra ler a história do Nobunaga eu vou prever o anime? Talvez, mas a forma como o anime está transpondo o roteiro do mangá, já deixa evidente que o Subaru, assim como quem teve curiosidade de pesquisar sobre Nobunaga, está lendo e prevendo a história, seguindo a cronologia ordenadamente porém do seu modo atrapalhão e engraçado. Esse garoto é um exemplo de liderança. Interessante notar que na história real o Subaru é parecidíssimo com o Nobunaga. Tanto no personalidade brincalhona quanto no carisma. Nobunaga foi apelidado de “O Tolo de Owari”, e frequentemente Subaru tem cometido suas “tolices” perante os generais e seus súditos que acabam mostrando terem um significado simbólico, por mais besta que sejam, por trás delas.

Também tem-se a caracterização da personagem Kichou, esposa do Nobunaga, provavelmente a mais importante ali para mostrar o choque de geração entre eles e o Subaru. Se a relação entre eles for bem explorada, é possível observar bons conflitos saindo disso. Além do fato da história está toda escrita no livro do protagonista, e se alguém daquele tempo o ler… Em relação a isso, foi revelado que o pai da Kichou, a Víbora de Mino, também é um turista temporal. O caso foi tratado com tanta ironia e sarcasmo que não dá para dizer que foi uma reviravolta, até o protagonista fez um descaso para a situação, mas não deixo de admitir que me fez ter expectativas sobre paradoxos temporais. Em suma, esse fato só tornou o mistério da viagem no tempo mais intrigante. Dansou Saito era um policial antes de entrar naquele mundo, e para manter em mente que precisa sobreviver e arranjar um jeito de sair dali ele guardou seu uniforme, junto com um presente que seria dado ao Subaru agora que os dois trocaram segredos. Infelizmente um presente póstumo, mas isso serviu de amadurecimento para o protagonista. O presente, nada mais foi que um revólver.

X2

Gostaria de falar mais sobre esse episódio, mas preciso ser sucinto para o post não ficar gigante.

Percebo que o anime tem se apoiado muito no roteiro do mangá, não há nenhuma experimentação com o CG e duvido muito que está havendo alterações na história, embora, claro, não está sendo full copy+paste. Assim como o antagonista, a trama da conspiração contra a família Oda tem sido um pano de fundo que age nas sombras, sem nós sabermos o motivo. O que a cobre são as palavras e piadas que o Subaru usa que ninguém daquele tempo entende, gerando simpatia com o protagonista e, para a dúvida de seus servos e súditos, só eleva a sua suposta sabedoria e erudição.

Imagino que seria de maior agrado acompanhar o anime se eu conhecesse melhor a história do Nobunaga ou estivesse lendo o mangá para saber se ele também segue a risca a história trocando apenas alguns detalhes por outros mais cômicos e inusitados. Esse é o mal de histórias alternativas, quando não tem material do qual a história se baseia. Seja o que for, estarei comentando semanalmente os episódios de Nobunaga Concerto aqui no GG, agora que enfim me atualizei com a série.

Extra: Apenas eu ou mais alguém acha que o vocalista da ending é o da banda One Ok Rock?

facebook_gekkou_gear!!

Curta nossa página no Facebook!

twitter_gekkou_gear!!

Siga-nos no Twitter!

Feed_gekkou_gear

Assine o nosso Feed!

Ask_gekkou_gear

Nos acompanhe no Ask!

Por, Kouma

11 comentários em “Nobunaga Concerto até então

  1. Pretendo conferir esse anime futuramente, parece ser muito comédia.
    Sobre o vocalista da ending ser do One Ok Rock, descobri que quem canta a ending é o irmão mais novo dele, Hiro.

    Curtir

    • Bom saber, obrigado pelo link. É uma pena que não há nenhum grupo br subando essa série, aparentemente tiveram preconceito com ela ou não foi do interesse deles a premissa.

      Curtir

  2. Cara, eu ja disse e repito, esse é um dos melhores animes de oda nobunaga! E realmente, as vezes o cg fica meio fraco, mas nada que comprometa o anime como todo

    Curtir

  3. Eu gostei bastante desse anime, é realmente uma pena, porque é difícil encontrar ele traduzido, estava assistindo pelo Crunchyroll até o 4, mas agora assisto pela Animesfox, foi o único que encontrei por enquanto com o 5 e os outros já traduzidos certinhos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s