Comentando: Suisei no Gargantia #5 – Dia de Calmaria

sWT3Tt8

A beleza também está nas coisas e momentos simples da vida

Finalmente estou aqui comentando um episódio de Gargantia. Confesso pra vocês que pretendia comentar esse anime desde o primeiro episódio, mas infelizmente estava atolado em provas na faculdade, por isso também que comentei poucos episódios entre todos os animes dessa temporada até o momento. No entanto, agora estou com mais tempo e vou tentar aproveitá-lo fazendo quantos coments eu conseguir.

2zfqr9s

”OMG, o Ledo é muito… (continua na próx. imagem)

O episódio #5 de Gargantia foi bastante tranquilo e também o que menos gostei entre os outros, apesar de ter achado ele bom. Muita gente comentou que esse episódio foi meio que inútil e bem paradão. Na verdade ele foi meio paradão mesmo, parecia até um slice of life, mas ele teve, sim, a sua importância. Todos sabem que Ledo se comporta totalmente diferente dos habitantes da Terra. Ele veio do Espaço e vivia uma vida muito diferente da raça humana. Uma vida sem emoções e extremamente regrada e militar. Apesar de Ledo e seu povo serem descendentes da raça humana, eles se desenvolveram e evoluíram de maneira diferente após a tragédia que aconteceu na Terra e fez com que eles fugissem do planeta. Acredito que por motivos de nunca mais desejarem passar por uma situação como aquela novamente – e somem isso ao fato de que quando eles fugiram para o Espaço, provavelmente não sabiam quase nada sobre ele. Todos tiveram que ‘se virar’ no desespero! – os levaram a tomar medidas drásticas. Por isso o surgimento dessa nova maneira de viver, no qual deveriam formar pessoas sem emoções e apenas com objetivo de ajudar o resto das pessoas que viviam naquela plataforma na nave. E esse ‘ajudar’ era basicamente eliminar o Hideous/Hideauze e garantir a sobrevivência da espécie.

No entanto, fazendo isso, a humanidade ‘avançada’ se esqueceu da sua essência, que nada mais era que suas emoções e sentimentos. Pessoas sem emoções e sentimentos praticamente inexistem, pois não se relacionam com outras, não formam família, não fazem amizades, não se importam com ninguém, apenas com o seu objetivo, e por aí vai…

HOT!

Tudo isso na verdade era para manter a humanidade viva eliminando os Hideous. Mas fica claro que eles ainda não tinham onde se estabelecer, afinal, viviam em uma nave, que parecia uma estufa, que estava sempre se deslocando pelo Espaço, e não em um planeta. Agora, com certeza deve existir pessoas em posições superiores que sabem muito bem disso ou que até mesmo já tenham se perdido em meio a estes ideais. Antes que pensem que ”po, mas foi só eles fugirem que já decidiram mudar tudo!”, lembrem-se: a geração do Ledo é de milhares de anos após a fuga da civilização da Terra, a ponto de Amy e os outros humanos terem até mesmo perdido os registros de como era o mundo antes da tragédia que atingiu a Terra e o Sistema Solar. Por isso é bem provável que o povo do Ledo tenha mesmo mudado.

O778Z4z

Ah, se inveja matasse…

No episódio #4 nos deparamos com um pequeno flashback mostrando Ledo ainda pequeno. Lá fica evidente que eles possuíam família e até mesmo carinho com, por exemplo, seus irmãos. Como no caso do Ledo. Aquela vida militar cheia de limitações e aquela dura realidade agem como uma lavagem cerebral, mesmo que indiretamente. Isso é comum até mesmo na história da nossa humanidade. O fato é que as pessoas podem ser influenciadas a níveis inimagináveis que, muitas vezes, nem volta tem. Logo no início do episódio #1 ainda vemos Ledo esboçando um pouco das suas emoções ao tentar salvar seus companheiros de batalha, demonstrando que aquela humanidade avançada tinha apenas se esquecido de como eles mesmos eram há muitos anos atrás. Atualmente eles são quase como uma nova raça.

UrtklUw

AHAHAHAHA, isso me lembrou muito os okamas de One Piece!

Diante de tudo isso dito acima, o episódio #5 foi, sim, muito importante, pois, apesar de ter sido meio parado, ele mostrou claramente o desenvolvimento de Ledo. Ele começou a esboçar reações e emoções e isso é um grande avanço. Ele começou a sentir coisas que são instintivas e naturais da raça humana, coisas que estavam há muito tempo adormecidas no seu povo. E essa naturalidade de como ele vem se desenvolvendo e se ‘soltando’ é muito bonita e gratificante. Nos sentimos imensamente envolvidos e conseguimos até mesmo nos colocarmos em seu lugar. É quase como se fosse um choque entre culturas no nosso mundo. Outra coisa que vem se desenvolvendo cada vez mais forte a cada episódio é o relacionamento de Ledo com Amy. Ta mais do que claro que ela está cada vez gostando mais dele e isso pode acabar virando amor. Já do lado do Ledo, acredito que o mesmo venha acontecendo e, mesmo que pareça mais lento, pode muito bem ser incrivelmente mais intenso, até porque ele está aflorando sentimentos e mantendo a sua falta de senso comum. O resultado? Essa é fácil, o resultado seria um amor muito puro e verdadeiro.

Estou extremamente curioso quanto ao desenvolvimento dos próximos episódios. Faltam apenas mais 7 e o anime acaba. O Urobochi é um gênio, ele pode muito bem fazer as coisas acontecerem incrivelmente naturais e intensas nesses 7 episódios. A prova disso é o que ele fez em Madoka Magica com apenas 12 episódios também. Nos resta esperar pelo grande clímax que, acredito eu, o anime terá.

Captura de tela inteira 552013 223957 Captura de tela inteira 552013 224002

Fico pensando se o Chamber vai conseguir entender os sentimentos dos seres humanos a ponto de perceber as mudanças que Ledo vem tendo. Todos já estão gostando dos dois cada vez mais. Foi muito legal ver o Pinion fazendo uma

festinha pro Ledo. Pinion que antes não gostava do garoto agora vem entendendo mais a personalidade dele. Foi muito engraçado ver o Ledo fugindo daqueles travécões/okamas! Foi muito legal ver a expressão dele, já que ele não esboçava quase nenhuma desde que tinha chegado na Terra. Outro ponto curioso e invejado por muito otakinhos foi ver o Ledo ‘nem aí’ quando as três meninas ficaram de biquínis e depois quando pularam nele, hahaha.

Apesar de ter sido um episódio mais parado que os anteriores, a ambientação e o cenário do anime continua encantando e envolvendo bastante. Impossível não se envolver com aquelas cenas em que eles ficam olhando a linda paisagem do mar, aquelas cenas de grande felicidade por coisas tão simples, aquela cena do Ledo cheio de felicidade ao comer uma carne com molho, aquela cena em que ele sorri e sente a adrenalina da vitória da Amy na corrida. É tudo muito bonito e incrível. E acredito que esse foi o ponto forte do episódio #5, que teve vários momentos como esse, onde podemos até usarmos como reflexão para várias coisas. É o sr. Urobochi fazendo o que sabe fazer de melhor, hehe.

Captura de tela inteira 552013 213750

Nota do episódio: 3/5

E a sua, qual foi?

obuy60J

SEM PALAVRAS DHSAOUIDJSAOIFDJASIOFJSAIOFJSAIOFJASIOFJSAIODJASIODJSAIOFJSAIJDSAIO

ÇOCORRO DJIASOJDASIOJFDSAIDFJSAIDJASIODJSAIOFDJSAIODKASIDSAIDOFJASDOKASIODJASIOFDASKJIDOASJKIFDSA

Melhor ainda é ver a cara de assustado dele! JDASODJASDIAJSFIAOSJASIO

facebook_gekkou_gear!

Curta nossa página no Facebook!

twitter_gekkou_gear!

Siga-nos no Twitter!

att, Gekkou Hayate

4 comentários em “Comentando: Suisei no Gargantia #5 – Dia de Calmaria

  1. eu adorei esse ep , apesar q eu tenha um pouco de preconceito de eps de piscina , q apena muito para fanservice (falou a fã de fairy tail kkk) ,mas esse ep foi importante , alem de mostra a evolução do Ledo ,mostrou tb q os humanos da terra não somos totalmente inferiores a eles (já q transformaram o casco do Meca em grelha hahaha somos os reis da gambiarra) .
    Suesei no Gargantia ,shingeki no kyojin e hataraku maou-sama para mim são os melhores do ano por enquanto …

    Curtir

  2. Apesar de ter sido um episódio monótono eu achei que foi o mais divertido até agora, a parte do preto, os travecos. Mas como dizem ” depois da calmaria vem uma grande tempestade” então estou aguardando o próximo episódio para ver se haverá algo que ocorrerá que poderá mudar o rumo da ‘paz e sossego é o melhor’.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s