Toriko, o ”queridinho da Jump”

toriko_manga

Os motivos que fazem o mangá receber tanto destaque da Jump

Chamado por muitos de ”o queridinho da Jump”, Toriko é aquele mangá que sempre ganha destaque ao lado de One Piece e Naruto pela revista. Muita gente também diz que ele faz parte do ”Big 3” da Jump, principalmente por causa de toda propaganda que o mangá recebe. No entanto, muitas pessoas também questionam toda essa divulgação que o mangá ganha, usando como argumento as vendas dos volumes encadernados, que quase nunca aumentam, e que existem vários outros mangás que vendem mais, como Bleach, Kuroko no Basket e Assassination Classroom. Poxa, mas por que então o mangá, que está há anos recebendo todo esse destaque e mesmo assim não vende tanto quanto imaginavam, continua sendo um dos mais divulgados da revista?

toriko_jump

Ora, queridos leitores, Toriko é, sim, um mangá que vende muito. Ele ainda tem um anime que tem uma das maiores audiências da TV, mesmo que boa parte dela seja porque os episódios são exibidos logo após One Piece e no mesmo canal. Pra quem não sabe, Toriko não teve nenhum volume entre os 50 mais vendidos de 2012, já Bleach, por exemplo, teve 4:

1º – One Piece #65 (3,336,992)

17º – Bleach #55 (742,823)
23º – Bleach #54 (653,085)
25º – Bleach #53 (640,938)
31º – Bleach #56 (600,915)

50º – Thermae Romae #V (521,929)

toriko_dragon_ball_one_piece

No entanto, Toriko apareceu na frente de Bleach como um dos mangás mais vendidos de 2012:

1º – One Piece (23,464,866)

11º – Toriko (3,005,339)
12º – Bleach (2,974,750)

30º –  Giant Killing (1,607,121)

Mas como explicar isso então? Pois é, parece estranho, mas os volumes de Toriko vendem em um ritmo diferente dos demais. Eles demoram bastante, mas todos devem chegar a 500k de vendas depois de 1 ano. Podemos usar como exemplo o volume #18, que no primeiro semestre do ano vendeu 440k, mas 6 meses depois vendeu mais 50k, chegando quase em 490k no total. O volume #19 vendeu 400k no início, mas depois de alguns meses vendeu mais 80k, tendo um total perto de 480k. Depois de um certo período de tempo, não sabemos mais como as vendas foram, mas podemos imaginar que continuou vendendo, porque senão o mangá não figuraria entre os mais vendidos do ano. Por isso, podemos concluir que todos os volumes antigo também passaram por isso e provavelmente ajudaram o mangá a conseguir essas ótimas posições.

toriko_issue_shonen_jump

Em 2011, Toriko foi o 5º mangá mais vendido do Japão, ficando na frente de Bleach, que ficou com a 8ª posição.

Agora, sobre a divulgação da Jump para a série. Se contarmos o número de capas e páginas coloridas que o mangá recebeu em 2012, veremos que ele é menor que Bleach, por exemplo.

Jump Issues 2012 – Bleach:
#issue 3-4 (Página Colorida)
#issue 11 (Capa, Página Colorida Principal, 22 pg.)
#issue 14 (Página Colorida)
#issue 19 (Página Colorida Principal)
#issue 27 (Capa, Página Colorida Principal)
#issue 28 (Página Colorida)
#issue 40 (Capa, Página Colorida Principal)
#issue 46 (Página Colorida)
#issue 52 (Página Colorida)

Total: 9 páginas coloridas (4 sendo a principal), 3 capas e 1 capítulo com páginas extras.

Jump Issues 2012 – Toriko:
#issue 2 (Página Colorida Principal)
#issue 9 (Capa, Página Colorida Principal)
#issue 18 (Página Colorida)
#issue 26 (Capa, Página Colorida Principal)
#issue 30 (Capa, Página Colorida Principal)
#issue 39 (Página Colorida)
#issue 44 (Página Colorida Principal)

Total: 7 página coloridas (5 sendo principal), 3 capas.

Toriko_shonen_jump

Então como podem ver, o mangá não é realmente o terceiro mais divulgado da revista. Ele nem mesmo tem uma página especial na internet dentro do site da Jump, como vários outros títulos possuem.

O fato é que Toriko é um sucesso impressionante com as crianças, tanto como um anime quanto como um mangá. Porém, assim podemos ver porque a Jump recompensa tanto a série por isso, já que afinal, as crianças que são o futuro da revista, e a Jump sabe disso muito bem. Bleach, em comparação, é um pouco irregular e como não tem mais um anime, está apegando-se mais do que tudo nos fãs mais antigos do mangá, o que é ótimo, só um dia eles vão seguir em frente, ao contrário das crianças. E isso demonstra que realmente o mangá caminha para o seu fim natural.

toriko_one_piece_naruto

Aqui tem, só por motivos de curiosidade, os números de vendas de Bleach desde 2008 até 2012:

2008 – 3,161,825
2009 – 6,471,021
2010 – 5,204,193
2011 – 4,187,258
2012 – 2,974,750

As vendas continuam ótimas, mas a queda é bem visível. Enfim, não pensem que tenho algo contra Bleach, só usei como exemplo mesmo hahaha.

Toriko_anime

Espero que tenham gostado do post e entendido um pouco melhor a situação de Toriko, que ainda tem um grande futuro a trilhar! \o/

facebook_gekkou_gear!

Curta nossa página no Facebook!

twitter_gekkou_gear!

Siga-nos no Twitter!

att, Gekkou Hayate

20 comentários em “Toriko, o ”queridinho da Jump”

  1. toriko tem muito futuro pela frente mesmo,e agrada muito o publico alvo da revista,muita gente vive dizendo que ele vive na “asa de one piece” pelo menos em lugares que vou ler alguma coisa sobre toriko sempre tem alguem que dá uma de hater do anime e mangá só por causa do tema dele,que é bem original do autor diga-se de passagem.

    Curtir

  2. Toriko é o futuro da revista no q se diz battle shounens e jump tem q valorizar isso mesmo tendo em vista o quão dificil esta para um mangá nesse estilo emplacar na jump atual

    Curtir

  3. Também acho que entre os futuros herdeiros da Jump estará Toriko. Bleach está no último arco. Naruto na minha opinião está indo em direção ao fim. Dos novos mangás, que embora estejam fazendo sucesso como Ansatsu Kyoshitsu, Shokugeki no Souma, me parecem que serão séries curtas. Toriko está na minha lista para assistir. Quanto a ler, pretendo comprar os volumes bimestrais =)

    Curtir

    • Concordo com vc quando fala que AssClass será um mangá curto, mas acho que Shokugeki no Souma tem muita história, o plot é sobre culinária, tem muita coisa que o autor possa criar aí, mas também pode ser um mangá curto, como vc falou. Muita gente fala que Naruto vai está caminhando para o seu fim, mas acho que o mangá ainda tem gás para 2 ou 3 arcos, depois dessa guerra. Cara, vê Toriko mesmo é muito bom. XD

      Curtir

      • Bom, se for bem conduzido Shokugeki ainda tem chão, mas não acho que seja o caso de Naruto. Pelas informações que o Kishimoto passou o mais provável fim seria após a guerra, com o Sasuke de volta a Konoha e Naruto se tornando hokage. Se ele não tivesse inventado aquela história da profecia ainda podia ser muito mais longo, ou seja, se ele for mesmo a criança da profecia e acabar com a guerra e reformular o mundo shinobi não há mais motivos para as aldeias existirem certo? Bom não posso concluir nada, mas se ele continuar depois da guerra vai ser que nem em Bleach, não vou ler com tanta vontade, não pelo menos comparada com a de agora.

        Curtir

  4. Tipo assim, não acompanho Toriko nem nada. Mas, depois do Crossover fiquei com muita vontade de assistir. Achei os personagens diferentes e um tanto quanto interessantes, fora que parece seguir a fórmula dos mangás shounens, então realmente não vejo motivos para não começar a acompanhar. E caramba, Toriko deve agradecer às crianças daí, UHAUHAHHAUA
    E sobre o pessoal que diz que Toriko vive na “asa de One Piece”, eles deveriam pensar mais um pouco. Por exemplo, pode ser que ele tenha recebido mais reconhecimento depois de passar junto com One Piece e tals. No entanto, se ele não fosse pelo menos legal, as pessoas deixariam de assistir, ler, certo? Então também é por mérito próprio. Tsc, tão mais fácil gostar de tudo um pouco hahahaha… Esse povo que fica arranjando desculpa para não acompanhar, rum u_u
    Confesso que não gostei dos personagens de imediato, mas depois me acostumei, então está de boa ^^
    Ótimo post o/

    Curtir

  5. E realmente triste vê a decadência de Bleach,se os números de 2009 fossem do ano passado o credenciariam como o quarto mais vendido do ano de 2012.
    Bleach- 2009-6,471,021
    Uchū Kyōda-2012-5.413.899

    Mas atualmente o mesmo amarga com 2 milhões anuais,mas e possível sonhar com dias melhores ? acho que sim, o manga vem dando um alta na suas vendas a ponto de segurar o novatinho maravinha da Jump por 03 semanas ”AC”,essa venda gradual de mangas acontecem com todos eles inclusive Bleach,então cada volume deve beirar a casa dos 650K,espero muito vê no final do ano vê ele lutar pela 05 posição com Kimi,Fairy Tail,Magi e Toriko.

    Curtir

  6. Toriko vai fazer muito sucesso no futuro, mas acho que a Jump está deixando Bleach muito de lado, um mangá que vende quase 650 mil não tem nenhuma capa esse ano e a respeito das vendas, Toriko lançou 5 volumes em 2012 e bleach somente 4 volumes e a diferença foi de menos de 100.000 vendas!!! Sou fã de Toriko, só acho meio supervalorizado pela Jump, onde tem séries melhores atualmente.

    Curtir

  7. Toriko é bom, tem futuro e tudo mais, mas ainda prefiro Bleach.
    Bem, vai ver é por ser um dos que estão entre os fãs antigos da série em qual a mesma se apena em seu final, sei lá, talvez quando Bleach acabe eu dê mais atenção a Toriko.
    Mas vou sentir saudades da Rukia, do Urahara, do Zaraki e de mais um punhado de personagens épicos que Bleach nos apresentou. (Mano, eu piro na cena da Rukia em cima do poste e a borboleta do inferno voando em volta com a lua cheia ao fundo.)

    Bem, a Jump tem um futuro certo e muito prospero, isso eu tenho certeza, assim como eu disse no meu post.

    Curtir

    • também prefiro Bleach, não tenho nada contra Toriko, ate leio o mangá de Toriko, mas sei lá, Bleach é um pouco melhor pra min, tanto na história quanto na arte

      Curtir

  8. Toriko, eu tentei assistir uma vez e não gostei não, sei la, vai de gosto, assim como eu também não sou grande fã de One Piece, mas reconheço a fama absurda que ele tem, logo assim, é só questão de gosto mesmo, não diminuo nenhum desses mangás só porque não sou fã.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s