Review – Yu Yu Hakusho, pela JBC

Yu.Yu.Hakusho.full.1013874

Desde que comprei esse primeiro volume estou cantando Hohoemi no Bakudan.

Depois de bons anos do anuncio que haveria um relançamento para Yu Yu Hakusho, assim como teve de Samurai X, finalmente tivemos o anuncio para o lançamento no 18 desse mês (23 aqui no Rio, por isso só agora esse texto). Bem, eu sou um grande fã do anime da série e estava bastante ansioso por esse lançamento, pois Yu Yu Hakusho é compra garantida para mim, então estou agora aqui dizendo o que eu achei do tão esperado lançamento.

Yu Yu Hakusho é de autoria do Mestre da Preguiça Yoshihiro Togashi e foi o primeiro sucesso dele na Weekly Shounen Jump, lançado entre 1990 e 1994, a série conta com 19 volumes e é inegavelmente um dos maiores clássico de pancadaria com super poderes que já passaram pela famosa revista.

O sucesso da série rendeu um anime, feito pelo Estúdio Pierrot em 1992 e que fez bastante sucesso aqui no Brasil junto com Cavaleiros do Zodíaco e outros tantos animes trazidos naquela época.

yu-yu-hakusho

Capa do primeiro volume na primeira publicação do mangá aqui no Brasil.

A História:

Bem, creio que todo mundo que acessaria esse blog provavelmente sabe mais ou menos sobre o que é Yu Yu Hakusho, mas mesmo assim, vamos lá. Nessa história nos é apresentado Yusuke Urameshi, um jovem encrequeiro e de muita má reputação em toda a cidade, tude de boa até aí, mas a parada é que ele morre na primeira página do mangá.

Apesar de realmente  ser um delinquente muito temido e detestado por todos na cidade, Yusuke inacreditavelmente se joga na frente de um carro para salvar uma criança que seria atropelada.

Porém o fato é que um sujeito com tamanha má fama e péssima personalidade se jogar na frente de um carro para salvar uma criança é tão inacreditavel que nem o mundo dos mortos previu que isso aconteceria, como não era a hora de Yusuke morrer, lhe é dada à chance de retornar ao mundo dos vivos com a condição de passar no teste da ressurreição.

Assim começa as aventuras de Yusuke no outro mundo.

yuyu_v01_005

Opinião sobre a série:

Bem, eu sou muito fã da série mesmo e para mim ela reúne muito bem todos os pontos que me fazem gostar de mangás onde jovens de 14 anos saem resolvendo seus problemas com brutalidade e violência.

O enredo é bastante simples, não há plots mirabolantes, nem reviravoltas absurdas. É uma história bem linear e divertida de se acompanhar. Há alguns momentos em que o Togashi mostra o que faria nas sua séries seguintes como mostrar o lado dos oponentes de Yusuke, nada como o que efeito em Hunter x Hunter, mas que ainda assim rendem bons momentos para série mesmo que ela não seja focada nisso.

Também é importante mencionar que os personagens da série são muito bons e todos são bem marcantes. Acho difícil não gostar de personagens como Yusuke ou Kuwabara ao longo da série. A série também conta com ótimas lutas, afinal é um mangá de pancadaria, e várias bem épicas e tudo isso se une ao clima bem descontraído que do mangá.

Nesse primeiro volume, ainda não nos é dado muito sobre o que virá mais a frente, mas já conhecemos e criamos uma simpatia bem grande com o protagonista e seu rival, Kuwabara. E por mais que como todos que conhecem a série devem estar ansiosos por Toguro e sua turma no torneio das trevas, as historinhas de Yusuke fantasminha camarada são muito divertidas de se acompanhar.

Em quesito arte, está longe de ser um primor estético a arte do Togashi, mas é bem eficiente. É uma arte bem simples, bem limpa e que serve aos seus proprositos. Gosto do fato de como é fácil abrir qualquer pagina do mangá e só de bater o olho você começa a ler e seguir a história, isso graças a sempre boa narrativa que o Togashi consegue fazer com os quadros de seus mangás.

yuyu

Capa do primeiro volume da nova edição de Yu Yu Hakusho.

A edição brasileira:

Bem, como não é surpresa pra ninguém Yu Yu veio naquele formato maroto que um pouco mais top que os outros mangás da editora, com direito a pael off-set ao invés do famoso papel jornal, o que vem sendo padrão para relançamentos da editora. Como todo mangá da Shonen Jump, não há páginas ou contra-capa coloridas. E como essa belezura vem num formato um pouco mais top que os demais mangás, então temos o preço de R$14,90 (1 real mais caro que Rurouni Kenshin e Lúcifer e o Martelo, porque não sei).

118 v01_front

Capa do primeiro volume no Japão.

No quesito tradução, não tenho nada o que reclamar. O anime aqui no Brasil é muito lembrado pela dublagem onde foram inseridas muitas gírias nos diálogos, deixando a série até um tanto mais engraçada e memorável a quem a viu na época. Aqui, a JBC manteve um pouco do espírito da dublagem e temos uma linguagem um tanto quanto informal nos diálogos, o que deixou tudo bastante fluido e fácil de ler.

Um ponto que eu gostaria de ressaltar é de como a capa está bonita. Bem limpa e bem montada, o logo também está muito bonito, acho inclusive que está mais bonita que a capa original.

Yu Yu Hakusho é um clássico dos mangás shonens e faz por merecer essa condição, apesar da história simples, a série conta com ótimos e memoráveis personagens, boas lutas e momentos divertidos ao longo da história. Ainda é de autoria de um dos autores mais aclamados da atualidade, esteja ele trabalhando ou não. Creio que para quem gosta do gênero é uma série obrigatória e a JBC fez um bom trabalho, tanto para agradar aos fãs antigos que viram a série animada e lembram de alguns épicos dizeres de Yusuke ou para os fãs de mangás mais novos que ainda não conhecem alguns mangás mais clássicos.

Bem, encerro aqui meus dizeres a cerca desse lançamento, espero que gostem e lembrem-se sempre que a flor tem que ser de cerejeira e o homem tem que ser Kuwabara.

facebook_gekkou_gear!!

Curta nossa página no Facebook!

twitter_gekkou_gear!!

Siga-nos no Twitter!

Feed_gekkou_gear

Assine o nosso Feed!

Ask_gekkou_gear

Nos acompanhe no Ask!

Por, Eru-Marks

2 comentários em “Review – Yu Yu Hakusho, pela JBC

  1. Pingback: Prorrogação #20: Eru-Marks Trai o Prorrogação! | Prorrogação Delux

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s