Primeiras Impressões – Animes da Temporada de Outono/2014 – Parte I

Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 00.mkv_snapshot_27.17_[2014.10.05_11.38.23][2]

Parte 1 com Ushinawareta, Fate stay night, World Trigger, Log Horizon II e Terra Formars!!

Começando mais uma temporada de animes. A última de 2014. Não vou acompanhar 100% dos animes que saírem, mas vários vou dar uma conferida, nem que seja nos três primeiros episódios, pelo menos. O post de Primeiras Impressões será divido em duas partes, com a parte II sendo postada, provavelmente, já nos próximos dias.

Vamos ver então como foram as estreias dos animes dessa temporada de outubro/2014, que costuma ser a mais badalada em todo ano ao lado da de abril, ambas são as que recebem maior investimento por parte das produtoras devido as suas datas.

Ushinawareta Mirai wo Motomete

ushinawareta-mirai-wo-motomete-0104

Ushinawareta veio de uma adaptação de visual novel. O jogo saiu alguns anos atrás e fez um ótimo sucesso no Japão. Quando o anime foi anunciado fiquei muito feliz, porque Ushinawareta foi a primeira VN que conheci e joguei.

A staff do anime sempre deixou todos em duvida de uma boa adaptação. O estúdio feel divide opiniões. A maioria das pessoas que vejo na internet não gosta muito deles. Eu também não sou muito fã, mas gostei do que fizeram em Mayo Chiki! e Outbreak Company. Esse primeiro episódio me deixou meio com um pé atrás. Foi um episódio legal, mas achei meio mal dirigido. Talvez por culpa do pouco tempo para adaptar tudo, assim como sempre acontece com animes de visual novels. As coisas aconteceram muito abruptamente, apesar de que não achei forçado. Os personagens são bem interessantes, mas não sei até que ponto serão trabalhados e desenvolvidos no anime, tendo em vista que serão apenas 12 episódios. Ao que me parece vão adaptar a true rote, o que é bacana na teoria, mas na execução já não garanto. A true rote do jogo só é ativada depois de uma grande série de acontecimentos, portanto provavelmente teremos uma coisa mais corrida e com algumas partes cortadas, o que é bem comum com adaptações de VNs.

A animação ficou uma bela porcaria, revelando o baixo orçamento da produção com o anime. Parecia até que tinham gastado todo o orçamento do primeiro episódio com a cena onde tem uma pequena ação com lutas (imagem abaixo). Os movimentos dos personagens pareciam um pouco artificial demais, isso se tornava mais evidente quando as cenas paravam e focavam o rosto deles. Parecia até que era tudo em full CG. De todo modo, isso não é algo que possa vir a atrapalhar, pode ter sido uma opção da staff ou algo resultante da falta de dinheiro mesmo. Hoje em dia tem cada vez mais animes em full CG fazendo sucesso por aí, vide Arpeggio, Sidonia no Kishi, entre outros, então acho que nem vai incomodar tanto. O character design ficou bastante genérico e tirou todo aquele brilho e lindos traços que tem na visual novel. Isso é uma coisa bem comum quando se adaptam VNs para anime.

Enfim, apesar desses primeiros detalhes, a história do anime tende a compensar. Lógico que seria uma obra maravilhosa caso tivesse uma animação bonita e bem feita, mas infelizmente não foi o caso dessa vez. Pra quem não sabe, Ushinawareta não é apenas um romance com drama e escolar. Ele vai além. Possui elementos sobrenaturais e de viagens no tempo, já tendo sido até comparado a Steins;Gate pelos vários jogadores de VNs. O primeiro episódio estava indo normal. Parecia mais um romcom legal, com personagens divertidos e tudo mais, porém… aquele final foi como uma explosão! A Kaori revelou seu amor pelo Sou, que disse que também sempre a amou. Confissões geralmente ficam pro final, mas dessa vez foi diferente. E se não bastasse, enquanto a Kaori ia feliz da vida pra casa, é atropelada por um ônibus e morta, numa cena bem forte e triste da sua mãe e amigos recebendo a fatídica notícia no hospital. Nessa parte a direção foi maestral. Só que bem depois disso, temos a nossa primeira viagem temporal, com todos eles de volta no clube de astronomia e com o surgimento de outra protagonista da história, a misteriosa Yui.

Potencial tem de sobra. Sem falar que pelo menos já foge do padrão de romcom genérico de sempre das VNs. Uma pena que serão apenas 12 episódios. Tenho esperanças de que tenhamos algo bacana como um todo no final. O diretor do anime é o mesmo de Hataraku Maou-sama, por isso tenho boas expectativas.

Esse episódio #1 rendeu milhares de comentários nos gringos, tanto pela animação fraquíssima, como principalmente pelo final extremamente chocante. Acredito que tenha sido uma boa estreia e que valha a pena de se acompanhar até o final.

Nota: 07/10

Onde encontrar: Animakai | PUNCH! Fansub

World Trigger

world-trigger-0101

Toei sendo Toei.

Um padrão muito comum de adaptações do estúdio Toei Animation é baixa qualidade de animação. Com Trigger não foi diferente. A animação está bem fraca, com cenas que evidenciam muito isso. Chegaram até a fazer quadros estáticos em certos momentos, em virtude do baixo dinheiro posto no projeto. Sem falar em algumas cenas que ficavam vários segundos mostrando o rosto dos personagens parados, até algum movimento acontecer de novo. Mas enfim, isso era uma coisa muito previsível, já que era a Toei o estúdio responsável. Por esse motivo acho que nem adianta ficarem chorando ou reclamando. Vários animes antigos tinham uma animação fraca e ainda eram muito bons.

O episódio #1 cortou certas partes do mangá, mas nada relevante. Eles adaptaram apenas parte do capítulo #1 do mangá. Outra coisa bastante natural da Toei é o ritmo quase sempre muito calmo e de condução normal das coisas. Tudo indica que o anime terá mesmo 2 cour. O começo de Trigger é bem parado, não tem tanta coisa empolgante. Mas depois as coisas melhoram bastante. No mangá as coisas ficaram bastante populares após a introdução do personagem Jin, aquele carinha que salva o Osamu no flash back do começo do episódio #1, e também com a introdução do esquadrão Miwa. E isso não sou eu que estou dizendo, mas sim o próprio editor do mangá na Shonen Jump em uma entrevista. Portanto, podem esperar bem mais de Trigger daqui alguns episódios. As coisas realmente ficam bem interessantes.

Nota: 06/10

Onde encontrar: Aenianos & Hacchi Fansub

Terra Formars

terra-formars

Um começo pouco empolgante e mais explicativo. Um começo que mostrou um pouco do protagonista e sua luta pessoal. E um começo cheio de censura.

O episódio inicial de Terra Formas foi bom. Mostrou tudo que tinha pra mostrar e acredito que tenham sido bem claros quanto a situação atual do mundo. Não se esqueçam de assistir ao OVA antes de começar a ver o anime. Ele conta sobre a Bugs II, segunda expedição à Marte, que mostra o passado do capitão da atual frota de expedição.

Terra Formars tem personagens bem bacanas e carismáticos. O humor da série também é outro ponto bem legal. As próprias baratas são engraçadas. Apesar de toda aquela brutalidade, ainda possuem aquela cara engraçada e fazem aquele barulinho idiota, hahaha.

Não acho que tenhamos que culpar a ignorância e arrogância dos novos tripulantes à Marte. Todos são selecionados e certamente são pessoas com um passado triste. Boa parte deles ainda é jovem e acabam naturalmente ficando arrogantes por estarem participando de algo muito maior que todos eles. A verdadeira resposta eles darão na hora do confronto. E é aí que aqueles que são capazes de sobreviver aparecem.

Terra-Formars-01-00011

Gostei bastante do primeiro episódio quanto ao trabalho da staff, por isso estou otimista pro restante do anime. Sobre a censura, acho que nem tem do que reclamar. Isso já era muito previsível. Danesse a tarja preta, mesmo que seja bem legal ver todas aquelas tripas e tudo mais, hahaha, mas o que é bacana mesmo em Terra Formars não é só isso, mas sim todo o conflito dos personagens e da situação atual do mundo.

Serão apenas 13 episódios. Espero que tudo siga nesse bom nível e que no final as vendas sejam boas.

Nota: 07/10

Onde encontrar: Dollars & Hacchi Fansub

Fate stay night – Ulimited Blade Works

Fate Stay Night - Unlimited Blade Works

FAAATEEEEEEEEEEEEEEEE!!!!!!!!! Porra, nessas horas que a gente vê a diferença de algo bem feito, dirigido e produzido, em relação aos demais animes da temporada. Tudo seguiu no mesmo maravilhoso nível de Fate/Zero. Animação ótima e character design e OST perfeitas!! O primeiro especial teve duração de 1h e semana que vem teremos mais um de 1h de duração. O primeiro contou o que houve nesses últimos anos com a Rin, o próximo contará o que houve nos últimos anos com o Shirou, o carinha de cabelo vermelho que foi adotado pelo Kiritsugu.

Adorei a Rin crescida! Souberam fazer um belo episódio fanservice pros fãs, haha. Rin é uma personagem muito interessante e bonitinha pelo seu jeito de ser. Uma pessoa convicta, de talento, séria, mas que ao mesmo tempo é atrapalhada, tímida e está sempre tentando esconder suas emoções. Apesar de ser popular, ainda é bastante solitária, mostrando todo aquele tom melancólico que já característico dos Tohsaka. O autor original, Kinoko Nasu, está junto com a staff trabalhando no anime, o que me anima ainda mais por essa adaptação!

A staff fez um trabalho muito bonito visualmente e de fotografia nesse primeiro episódio. Vários cenários lindos da cidade Fuyuki, com a Rin contrastando ao fundo com sua roupa vermelha. Dá pra perceber a diferença do clima entre o Stay night e o Zero. Aquela pegada mais obscura e tensa foi sobreposta por algo mais vivo e leve no Stay night, assim como já era esperado. Sem falar que ele é um pouco mais no ritmo de shounen com pancadarias, por exemplo.

A relação entre a Rin e o Archer foi outro ponto muito bacana. Os dois serão uma dupla e tanto! Shirou, curiosamente, ainda estuda no mesmo colégio que a Rin e provavelmente ele é o mestre da Saber. Será mesmo que não fosse a Rin o salvando, ele não estaria lá com a Saber de pé e lutando nessa nova guerra? Felizes e infelizes coincidências da vida, haha.

Bom, de modo geral ficou maravilhoso! Estou muito ansioso pelo o que está por vir!

Nota: 09/10

Onde encontrar: Eternal Animes | Owari Fansub | Kyoteru Fansub

Log Horizon II

log-horizon-2

AEEEAEEEEE, Log Horizon!!! Como eu estava com saudades!! De última hora tivemos a notícia de que a nova temporada estaria nas mãos de um estúdio diferente da primeira temporada, o super contestado Deen. Mas, pra minha alegria, o primeiro episódio ficou em ótima qualidade. Manteram os mesmo dubladores, a mesma OST e a mesma animação, que já não era das melhores.

De todo modo, essa nova temporada será 2 cour e o autor da light novel fez um esforço e adiantou o lançamento de novos volumes justamente para o anime ter material para adaptar. O bacana é que agora teremos um arco bem foda sendo adaptado, pelo menos eu acho, haha. Saímos um pocuo do foco em Akiba para o mundo aberto, propriamente dito. Shiroe e o restante da Log Horizon vão expandir seus horizontes, visto que os problemas se mostraram ser muito maiores do que imaginavam.

O começo do episódio #1 mostrou a Log Horizon agindo em parceria com o William, líder elfo daquele clã que saiu da Távola Redonda e foi para o norte, e também com o Demikas, aquele ditador do norte que o Shiroe e o Nyanta deram uma surra no começo da primeira temporada. É um boa ideia fazer um acordo com eles, pois, dessa forma, os demais membros da Mesa Redonda não ficariam sabendo. Estou muito ansioso com esse novo arco, em como o Shiroe vai lidar com tudo isso e mais as ameças do leste, sem falar que agora o Regan está na equipe dele, aquele mago misterioso. Hype nas alturas!!

E que saudades que eu tava dos surtos da Marielle, haha.

Nota: 09/10

Onde encontrar: Vision Fansub | Hacchi Fansub | Kyoteru Fansub

E fechamos aqui a parte 1 das Primeiras Impressões dos animes da Fall Season de 2014. Não se esqueçam que a coluna Análises Semanais estará de volta nessa temporada dos animes de outubro, com comentários dos episódios de vários animes num mesmo post!

Espero que tenham gostado e até a parte 2!!

Menu – Primeiras Impressões Outubro/2014:

Parte II

Parte III

Parte IV

Parte V

facebook_gekkou_gear!!

Curta nossa página no Facebook!

twitter_gekkou_gear!!

Siga-nos no Twitter!

Feed_gekkou_gear

Assine o nosso Feed!

Ask_gekkou_gear

Nos acompanhe no Ask!

To_LOVE

Recruta-se!

hayate2co8pw9

Att, Gekkou Hayate

18 comentários em “Primeiras Impressões – Animes da Temporada de Outono/2014 – Parte I

  1. Essa temporada ta muito boa, mesmo. Fate começou muito bem, acho que o primeiro episódio de WT foi bem adaptado, e Terra Formars foi exatamente da forma que eu imaginei (parecido com o Ova, claro).

    Curtir

    • Fate é de dar inveja ao resto, haha. Também gostei de Trigger, mas muito mais por eu curtir o mangá mesmo. Terra já era bem razoável ter censura. Ela não tá me incomodando muito não, tô gostando da adaptação.

      Curtir

  2. Bom, sobre Ushinawareta: vi o primeiro episódio me arrastando. Chegando no final tinha certeza de que ia abandonar, mas aí aconteceu o que aconteceu e me deu certo ânimo pra ver o segundo episódio. Só não sei se o ânimo perdura.
    World Trigger: Gostei desse primeiro episódio! Só me deu a sensação de ser aqueles animes feitos para vender produtos e não algo baseado em um mangá.
    Terra Formars: Achei bem legal esse também. É tipo Tropas Estelares com um humor sério.
    Sobre Fate esse primeiro episódio é uma introdução né? Pq oficialmente ele ainda n foi ao ar…

    Curtir

    • Se foi ao ar ou não eu não sei, mas ele é um prólogo, assim como o da semana que vem. No Zero o ep inicial também foi de 1h. Fizeram isso pra colocar um gancho entre os acontecimentos do Zero e do Stay night, mesmo que ambos não sejam necessariamente uma continuação cronológica direta.

      Curtir

  3. Ushinawareta Mirai wo Motomete: não gostei lá muito do anime (mas vou continuar de bom gosto a acompanhar). E não gostei, pelas trocas constantes entre o 2D e o CG e também não gostei muito dos personagens (mais precisamente da de cabelo preto e a heroína principal). E quanto ó final achei demasiadas coincidências na morte mas até que foi interessante o rumo que a historia tomou.
    World Trigger: gostei do episódio, não achei tão mau como muitos dizem por ai (isso deve ser porque não ligo quase nada para as qualidade das animações nos animes, o que supostamente foi o pior no anime até agora). Agora a ver como é o resto se continua assim nesta qualidade.
    Terra Formars: Também gostei, primeiro episódio mais calmo na minha opinião mas bom. Quanto há censura, prefiro esta censura (telas pretas) em vez daquelas censuras em que no manga é cortes de braços e tripas a voarem e no anime é cortezinho e um simples sangramento, ao menos quando sair os DvD’s dá para aproveitar mais na totalidade é o que eu acho.(mas não recomendo para ver semanalmente, como eu o faço mais vale esperar para saírem os DvD’s).
    Log Horizon II: Foi um muito bom capitulo e parece que esta 2 temporada também vai ser bem interessante.

    Curtir

    • Acho que alguns dos hates com Trigger foi a decepção por saberem que poderia sair mt melhor caso tivesse uma animação digna, mas em geral foram hates de pessoal que nunca teve contato nem como mangá. Sabe como é, né, as pessoas são exageradas e melodramáticas ao natural mesmo, fazer oq…

      Curtir

  4. Pingback: Primeiras Impressões – Animes da Temporada de Outono/2014 – Parte II | Gekkou Gear

  5. Estou gostando dessa temporada, principalmente por Fate e Log Horizon 2. Fate eu estava super ansioso depois de ver os trailers e fiquei em extase ao ver a dinamica da ação do prologo, espero que continue assim. e Log Horizon, o primeiro episódio achei muito bom, principalmente porque vai trabalhar mais o mundo da história.

    Não gostei da animação de Ushinawareta, mas o 1º episódio me deixou interessado em relação ao rumo da história.

    Terra Formars, não li o mangá e o primeiro contato foi o 1º episódio e o OVA, e sendo sincero não senti nenhum interesse na história, nem sei se continuarei a acompanhar, mas vejamos.

    World Trigger, estava esperando a animação (Li vários capítulos do mangá antes do anime para saber do que se tratava e gostei muito), não esperava grande coisa da Toei, mas fico feliz de ver o world trigger animado.

    Vlw pelo post Hayate!

    Curtir

    • Aham, também tô gostando demais de Fate e Log Horizon. Não é toda temporada que temos dois títulos tão bacanas juntos. o/

      Terra melhora mais pra frente, acho que vale a pena dar uma conferida em mais alguns eps.

      Curtir

  6. Pingback: Primeiras Impressões – Animes da Temporada de Outono/2014 – Parte III | Gekkou Gear

  7. Pingback: Primeiras Impressões – Animes da Temporada de Outono/2014 – Parte IV | Gekkou Gear

  8. Pingback: Primeiras Impressões – Animes da Temporada de Outono/2014 – Parte V | Gekkou Gear

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s