Comentando – Shingeki no Kyojin #57

Deu steampunk em Shingeki? Levi Nascimento?

Vane-san vai ficar ocupada por tempo indeterminado, sendo assim, eu, Kouma, vou ficar a cargo dos comentando de Shingeki por tempo também indeterminado. Me perdoem se eu não conseguir replicar a qualidade dos posts da Vane, na escala de fã de snk ela me vence fácil.

Esse é, de alguma forma, um capítulo marcante e especial de snk por confirmar uma das várias teorias que haviam sido feitas sobre a natureza dos “Shifters”: Os gigantes normais podem sim, tornarem-se “shifters” se comerem um shifter. Ymir é um deles, antes normal agora shifter. Numa última análise faz todo o sentido os gigantes comerem os humanos, pois é como se eles estivessem “procurando” um shifter para comê-lo e eles voltarem a serem humanos. É trágico. De qualquer forma, isso ainda não explica como os Gigantes surgiram, e provavelmente será explicado só muito mais à frente no mangá.

Houveram muitas conversas de flashback também e alguns diálogos intrigantes. Fazendo um paralelo com o filme Tropa de Elite (que é exatamente como SnK tá, principalmente em relação ao segundo filme), já dá para ter uma noção da intenção do Isayama com esses conflitos socio-políticos. Eu gosto até dizer que a Tropa de Exploração em shingeki é o BOPE da Tropa de Elite e o Rivaille é o Capitão Nascimento. Pra quem não viu o filme isso pode até ser um pouco spoiler, mas não importa.

O interessante é ver como a desconfiança tanto entre os cidadãos e principalmente entre os próprios membros do esquadrão do Levi (Jean, Connie e Sasha estão com um pé atrás sobre as intenções do Levi, acham que ele vai “controlar” a Historia quando ela se tornar rainha) vem prometendo uma grande guerra civil na obra, e some isso ao perigo dos gigantes, você tem um bom cenário caótico. Algumas pessoas até reclamam que está muito Humanos X Humanos de vez Humanos X Gigantes, e eu concordo com elas em parte. Na verdade, quando se trata dessa abordagem é mais para mostrar o quão desonesto é o ser humano com os próprios semelhantes de sua espécie. Eu gosto do jeito que o Isayama faz em snk, então por isso dou-lhe uma trégua (fala a verdade, está interessante, certo?), mas existe outras obras que tentam a mesma coisa mas não conseguem. Falo de TWD. Há muitos fãs do gênero apocalipse zumbi por aí e são eles é quem não gostam de como o tema é explorado na série, porque os zumbis simplesmente ficam em segundo plano. Só servem para serem mortos e apresentados como “possíveis” ameaças. Enquanto que em snk os gigantes são de fato uma ameaça, e algo muito maior está por trás deles.

O que eu vejo em SnK é um cara que usa o conhecimento dele de história e sociologia que aprendeu na escola em ficção. Não só isso, as experiências que teve com os colegas, os diálogos de efeito, os lemas, e a filosofia de vida de alguns personagens, creio eu que foram inspirados nos dias escolares de Isayama. Sem falar que algumas coisas que ele explica sobre estratégia (como o Levi explicando a metodologia dele nesse cap.) é o basicão de táticas de guerra. E por isso digo que tá interessante essa abordagem socio-política em snk, não é uma das melhores, não tá foda, mas tá interessante, quero dizer, com coisas simples e clichês ele está conseguindo fazer uma trama conflituosa, cheia de sub-plots que estão interligadas ao main-plot, ao mistério principal.

Uma pergunta para finalizar: Quem vocês acham que mais tem chances de morrer nesse arco?

  • Eren
  • Mikasa
  • Armin
  • Sasha
  • Connie
  • Jeann
  • Historia
  • Levi
  • Erwin
  • Hanji

Eu aposto no Erwin.

facebook_gekkou_gear!!

Curta nossa página no Facebook!

twitter_gekkou_gear!!

Siga-nos no Twitter!

Feed_gekkou_gear

Assine o nosso Feed!

Ask_gekkou_gear

Nos acompanhe no Ask!

Por, Kouma

7 comentários em “Comentando – Shingeki no Kyojin #57

  1. YEAAAAAAH!!!!
    Os episodios comentados voltaram!!!!

    Erwin é certeza que vai empacotar…outro que eu apostaria seria o Connie, mas como Isayama adora surpreender, nao duvido nada que o Jean empacote tambem

    Curtir

  2. Shifters? não me lembrava mais desse termo -q, depois de tudo que aconteceu acho que é até normal eu ter esquecido, então.. N.O.S.S.A, é mesmo cara, isso explicaria o fato dos titãs comerem os humanos, eles não precisam de comida pra sobreviver, então meio que explica, existem mais shiftes? curioso aqui, mistérios e mais mistérios.

    Minha teoria sobre o surgimento dos titãs: (que é até bem simples)

    Humanos viviam pacificamente e normalmente por todos os lugares do mundo, mas com o surgimento de alguma doença específica ou certas doenças contagiosas e fatais, os doutores da época resolveram usar as pessoas como cobaias para experimentos à procura de uma cura, o que infelizmente não deu certo.. OS TITÃS NASCERAM KKKK, causando total destruição por todos os cantos e matando todos os doutores, fazendo o restante da humanidade criar muralhas e se esconder atrás delas (criação das muralhas fica pra outro dia -hue), Grisha Jaeger seria algo como um dos descendentes que achou algo escrito sobre aquilo, há outros descendentes, eles criaram um produto com as mesmas substâncias e usaram novamente em crianças como cobaias, o que felizmente/infelizmente deu certo.. eu acredito que o titã macaco também seja um doutor que basicamente se usou como cobaia.

    Particularmente estou achando bem interessante, digamos que o autor está usando mais a inteligência nesse arco pós morte do Hannes e colocando mais conflitos internos, o que já existia e já era esperado, antigamente era mais desespero, mortes, drama e confusão, pra mim.. um mangá seinen tem que ter mistérios pra deixar o leitor tentando descobrir as coisas e causar muitos comentários sobre isso, o que tem de sobra em SnK e One Piece (shounen), acredito que seja um dos pontos fortes pro sucesso de ambas as obras.

    Em The Walking Dead o verdadeiro e único mistério seria: “como, onde e quando surgiu o vírus?”, mas eu acho a série e a hq sensacionais, sem mais detalhes.. x)

    No momento eu aposto no Erwin também, não é de hoje que ele já vem correndo perigo, não que o autor esteja “tentando” matar ele, por que quando ele quer é sem piedade rs’, mas de certo modo seria o mais provável, eu apostaria nos outros personagens caso o autor não tivesse mudado o seu ponto de vista pós sucesso do anime e pedidos, sim.. acredito que talvez não mude só o final.

    Ah.. foi um bom Comentando, impecável. õ/

    Curtir

    • Eu não pensei nessa do ape titan (não gosto de usar “titã”, acho até um termo errado pra kyojin) ser um doutor que viveu muito longe das muralhas e por isso não soube do desenvolvimento dos humanos. E tô começando a acreditar que de fato os Gigantes são resultados de algum acidente experimental, porque, veja só: O amigo do Bert e do Reiner quando foi comido pela Ymir, ele era um shifter. ELE ERA UM SHIFTER AINDA CRIANÇA. Provavelmente as crianças foram usadas de cobaia pra esse tal experimento, assim como o pai do Eren fez com ele.

      Se o Erwin morrer, fudeu para os mocinhos. Será uma grande perda. E nesse cap. já deu a entender que caso aconteça, a Hanji será a nova líder da tropa de exploração. Foi como se ele estivesse declarando que ia morrer.

      Curtir

      • Talvez essa seja a verdadeira identidade do gigante macaco mesmo, ele não sabia sobre os dispositivos tridimensionais, ficou mais do que na cara que todo o pessoal da vila do Connie foi transformado, e mais na cara ainda que POR ELE, a questão é porque ele estaria contra à humanidade? digo assim pelo fato dele ter dado ordens para o gigante devorar um soldado, por ter transformado o pessoal, e basicamente ter provocado toda aquela confusão no castelo.

        Isso.. não é bem simples? acho que essa pequena análise que eu fiz é realmente verdadeira, e.. eu apoio a Hanji como líder õ/, apesar dela ser literalmente louca, ela é super inteligente, tanto é que fez uns experimentos com o Eren ai, mas realmente será uma grande perda pra tropa de exploração e principalmente pra humanidade, eu apoiei todas as decisões do Erwin durante todo o mangá, o cara coloca a missão acima de tudo, ele e o Rivaille aguentam toda a pressão do povo sobre resultados, perdas e etc, são dois soldados impressionantes, irão fazer uma falta imensa caso morram.

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s