Eu recomendo – Murasakiiro no Qualia

001

Você sabia que a Física Quântica prova cientificamente que Deus existe desde 1905?

Murasakiiro no Qualia, Qualia The Purple ou Qualia Púrpuro em português, é um mangá bem peculiar de ficção científica e mistério. Na verdade ele é uma adaptação de uma Light Novel de mesmo nome do autor Ueo Hisamitsu, que em 2009 entrou para o top 10 no japão de melhores séries de ficção científica que precisam serem lidas. Farei uma recomendação quase review do mangá somente, então esperem por pequenos spoilers, mas nada que comprometa a leitura da obra.

002

Qualia The Purple, como prefiro chamar, é um mangá publicado na revista Comic Dengeki Daioh (revista que possui muitos títulos de outras mídias adaptados em mangá.) da editora ASCII Media Works (possui bastante títulos de adaptação e spin-off de light novels.) desde 2011, sob autoria de Ueo Hisamitsu (conhecido principalmente por sua light novel Akuma no Mikata 666) e desenhado por Tsunashima Shirou (ilustrador tanto do mangá quanto da light novel.). Seus gêneros são drama, fantasia, mistério, psicológico, tragédia e shoujo-ai. Também aborda os temas da Mecânica Quântica (com direito a menções ao Gato de Schrödinger) e Epistemologia (Qualia e Zumbi Filosófico).

Sinopse

A história é narrada pela nossa narradora-personagem Hatou Manabu, mas chamada pelos outros de “Gaku”. Ela acidentalmente conhece uma menina com um dom estranho, Marii Yukari, cuja vê todos os tipos de seres vivos como robôs. A princípio, Gaku tenta se afastar de Yukari por pensar que se trata apenas de mais uma esquisitona que diz coisas sem sentido, como uma espécie de chuunibyou. Só que não. Yukari realmente vê todos como robôs, mas como, por quê? Gaku tenta descobrir ao longo da história, por isso torna-se amiga dela e passam a compartilhar seus segredos. No entanto, mesmo que Gaku aceite-a, isso não significa que outras pessoas irão aceitá-la. Yukari não está a salva de pessoas preconceituosas, e também, seu modo de ver o mundo pode trazer problemas sérios a seu estilo de vida… fora que, a história passa-se apenas na cidade e escola pacata de Gaku, não sabemos ao certo se este dom é algo exclusivo de Yukari, ou se outros também o possuem pelo mundo… 003 Qualia (chamo assim para abreviar) é uma série que quando comecei a ler, não esperava muito, estava apenas procurando algumas séries novas pra ler em inglês, porque queria treinar essa minha segunda língua. Na época havia pego ele e mais um para ler, mas acabei abandonando o outro e ficando apenas com Qualia. No começo, o primeiro capítulo não me interessou muito, nem a sinopse havia despertado muito interesse. O que me levou a ficar fascinado com essa série foi a forma como o autor desenvolveu os eventos, como algo que, aparentemente fofo, moe, que à primeira vista você julgaria slice of life, toma um rumo tão sério, tão sombrio, tão abrupto e inesperável. Poderia dizer que foi culpa do fator surpresa, mas há certo subjetivismo aqui, um tema que eu e muitos gostam, um tema de ficção não muito novo, mas que aqui em Qualia é tratado de forma diferente e com explicações plausíveis, deixando-o até mesmo mais real.

A questão do qualia

Qualia pra lá, qualia pra cá, vocês verão muito disso em Murasakiiro no Qualia. Sim, pois qualia se trata de um ramo de estudo da filosofia que explica sobre a realidade que enxergamos. Hoje em dia é certo dizer que não existe uma verdade objetiva, que toda verdade é pessoal, cada um tem a sua, mas e quanto a Yukari? Ela vê o mundo como robôs, essa é a verdade dela. Mas o mundo realmente é assim? Quero dizer, o mundo que eu vejo é o mesmo que você vê? É a questão do que vemos ser verdade ou mentira, se os sentidos nos enganam, ou se a realidade em si é um plano falso que vivemos. Não só isso, o qualia se resume no provérbio “Imagens falam mais que palavras”, pois se trata da questão de conhecer algo sem o nunca ter visto.  Isso gera muitos conflitos em Qualia, brigas, debates, teorias, tudo de forma interessantíssima. Mesmo o leitor mais leigo consegue entender de ponto a ponto o que está sendo discutido, por exemplo, o autor fez questão de separar um capítulo apenas para uma introdução básica de física quântica, assim muitos conseguem entender e, além de tudo, dá certa veracidade aos poderes presentes na trama. 004 Lendo a obra percebi que Física Quântica e Epistemologia juntas podem provar a suposta existência de Deus se aplicarmos a questão do qualia com as características do quantum da mecânica quântica. Falaria mais sobre o qualia, já que filosofia é uma das minhas matérias favoritas, mas não preciso, o mangá já explica tudo o que precisamos saber para entender o que acontece.

Autor e Artista

Ueo Hisamitsu é um nome novo para mim. Qualia é a primeira série dele traduzida na web, ele possui além de Murasakiiro no Qualia outras light novels, tais como: Akuma no Mikata 666, Itto Sutoraguru etc. Pela sinopse de Akuma no Mikata 666 percebe-se que o autor trabalha muito com esses temas científicos filosóficos em suas obras, é algo que gosto muito, pois séries assim que tratam de assuntos acadêmicos, polêmicos, entre outros, até dão maior incentivo ao estudo de seus tópicos. Qualia, é, em outras palavras, como um Assassin’s Creed. Mas diferente desse que a matéria é história, Qualia é a respeito de ciência e filosofia.

Eu não entendo muito de arte, mas uma coisa notável em Qualia e em outras obras do Tsunashima Shirou é a semelhança de seu traço com traços de character design de anime. Alguns artistas têm um traço que mais se assemelha a um anime que foi pintado de preto e branco e colocado algumas screentones do que um desenho cheio de detalhes como comumente é um mangá. Isso é muito nítido nas ilustrações coloridas que ele fez para a Light Novel de Qualia. Houve uma que pensei ser anúncio de anime, de tão anime-like que estava, vocês podem conferi-la clicando aqui.

Outras ilustrações do artista:

No comentário do autor no final do volume 01, ele explica que o livro foi inspirado num experimento mental que ele estava fazendo, chamado “O quarto de Maria”. O experimento consistia em mostrar a reação de uma menina gênio quando saísse de seu quarto onde tudo é preto e branco, mas apesar deste fato, ela conhece as outras cores mesmo sem nunca as ter visto. Foi aí que nasceu a ideia do qualia de Murasakiiro no Qualia.

Conclusão

Enfim, Qualia não é um mangá apenas para amantes de ciência ou aspirantes a filósofos, também não só para Yurifags (quem gosta de Yuri), apesar de ser sublime apenas no começo. É um mangá para quem busca o inédito, busca o imprevisível e intrigas. Com certeza quem gostou de Steins;Gate e Madoka Magica (óia) vai gostar das reviravoltas e as surpresas que este mangá tem a proporcionar.

Quando a série estiver completa em inglês, farei uma review com mais detalhes sobre ela. Até lá!

facebook_gekkou_gear!!

Curta nossa página no Facebook!

twitter_gekkou_gear!!

Siga-nos no Twitter!

Feed_gekkou_gear

Assine o nosso Feed!

Ask_gekkou_gear

Nos acompanhe no Ask!

Por, Kouma

3 comentários em “Eu recomendo – Murasakiiro no Qualia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s