Especial – Shingeki no Kyojin Anime, Parte 2 – O FIM

001E após muitos cliffhangers, cenas épicas e lágrimas… 

…finalmente chegou ao fim um dos melhores animes que vi nos últimos anos. Shingeki no Kyojin vai fazer falta, mas os fãs, incluíndo eu, estamos na espera por uma possível segunda temporada. Vai ter? Não sabemos… só nos resta torcer. E mesmo se não tiver, o mangá ainda continua, vale a pena ler se você ainda não leu. Nesta parte 2 do Especial Shingeki no Kyojin Anime, vou falar minha opinião pessoal sobre o último episódio e o anime todo em si. Este post vai conter alguns spoilers do mangá.

01-6A

01-6

Sobre o último episódio, bem, eu esperava mais, mas na realidade eu não sei o que eu esperava, acho que esse anime foi tão bom que eu esperava algo mais. Houve mudanças com relação ao mangá, foi um final meio filler, se é que isto existe. Algumas cenas foram modificadas, algumas eu concordei que fosse assim, outras não. Como no caso do titã na muralha, esta cena em especial eu acho infinitamente melhor no mangá. Para quem não sabe, no mangá é a Mikasa que descobre o titã assim que deixa Annie cair (parando para dizer que eu amo essa cena da queda da Annie e ficou ótima animada, estava esperando e muito por ela…). Tudo bem, ficaria meio sem sentido se logo de cara, sendo um episódio final, a Mikasa visse o titã na Muralha, eu até gostei depois de ver isso na cena final do episódio, mas no mangá foi muito melhor. Bem, outra coisa, Eren pegando fogo, literalmente, eu não me lembro disso no mangá, mas não posso negar que deu um efeito visual ótimo no anime. O episódio foi rápido, na verdade deu a sensação de que foi assim, para quem gosta de ação, foi um episódio muito bom, você que acompanha só o anime, deve estar se perguntando… “Dá onde vem os titãs, e bla bla blá? Mas nenhum mistério  maior vai ser revelado?” Não, na realidade é a partir deste momento, com o descobrimento do titã dentro da muralha que muitos outros mistérios começam a ser lentamente desvendados, incluíndo a entrada de novos vilões,  sendo alguns bem cruéis na minha opinião e mais horripilantes. Mas tirando as mudanças, que iriam acontecer, inevitavelmente, foi um bom final, com um gosto de possível segunda temporada à caminho.

01-3

Bem, eu já disse aqui de uma maneira geral o que eu achei do anime, mas vamos falar por partes.

Caracter Design / Cenários / Visual:  10/10 É claro, não é totalmente perfeito, mas o visual de Shingeki no Kyojin foi excelente, comparado com vários animes, inclusive alguns mais clássicos lançados atualmente. Aquele céu fantástico, aquele azul e aquelas nuvens, as cores, os efeitos, aqueles cenários lindos. Os personagens foram muito bem desenhados, expressões, olhos, principalmente os olhos, estes se destacaram bastante. Os titãs, bizarros como nunca. Eu particularmente adoro aquele efeito visual nas cenas, aonde aparecem fagulhas no cenário entre os personagens. As cenas de ação também foram muito bem desenhadas, e o CG usado em algumas poucas cenas não decepcionou. E lembrando que tudo isto foi melhorado na versão BD. 

01-2

OST: 10/10 Não tem como não ser isso. Hiroyuki Sawano não é nenhum novato, ele já produziu os OSTs de Guilty Crown (você destestar o anime, mas tem que reconhecer que o OST é muito bom), Ao no Exorcist e Sengoku Basara. E agora, novamente, ele não fez feio com Shingeki no Kyojin. Ele esta entrando na minha lista de compositores preferidos neste quesito, é claro que o cargo top é da deusa Yoko Kanno, mas Sawano vem provando que sabe o que faz. As músicas, todas elas, foram uma coisa à parte no anime. Elas conseguiram se encaixar nas cenas perfeitamente, através delas você conseguia de alguma forma se conectar mais com todo o drama e ação vividos pelos personagens, a cena abaixo não me deixa mentir, é simplesmente uma das minhas, se não a minha cena favorita do anime…

counter attack-mankind…

É claro que além das músicas instrumentais, também não podemos deixar de falar das OPs e EDs, mais das OPs, pois foram ótimas. Tem gente que gostou mais da primeira e não curtiu muito a segunda, mas eu particularmente gostei das duas.

“Guren no Yumiya (紅蓮の弓矢)” por Linked Horizon

“Jiyuu no Tsubasa (自由の翼)” por Linked Horizon

Enredo / Personagens / Fillers: 8/10 Shingeki no Kyojin tem um enredo simples, mas com uma temática muito bem construída e interessante. Não tem e nunca vai ter nada de complexo, e sinceramente não precisa ter. Os heróis não são perfeitos, o protagonista não é perfeito. Todos os personagens são construídos de maneira simples e isso foi mostrado muito bem no anime. Foi um mangá muito bem adaptado. Uma das maiores broncas de quem é fã de um mangá que vai virar anime é quando ele não é bem adaptado. Ainda mais quando mudam totalmente a história. Nunca irei reclamar da adaptação de Shingeki no Kyojin, ela foi quase perfeita. Tudo, atés os diálogos extensos que eu achei que iriam remover para agradar os fãs de ação apenas, estava lá. Foi uma adaptação ótima, cena por cena do mangá em quase todo o anime. Houve poucas mudanças, alguns fillers, acho que dá para contar quantos houve. Eu gostei dos fillers em Shingeki, justamente por se encaixarem bem na trama. Geralmente episódios fillers fogem totalmente do enredo para dar uma relaxada no anime, ou é um episódio comédia ou sobre um personagem secundário, ou uma mudança no plot para dar mais consistência ao episódio, mas em Shingeki no Kyojin foi uma extensão literal do que estava acontecendo, principalmente no episódio 22, onde algumas coisas que não aparecem no mangá foram mostradas ali. Eu daria 10 apenas se o último episódio tivesse me agradado mais e houvesse tido menos flashbacks em alguns episódios, apesar que claramente esta foi uma forma da staff ganhar tempo.

01-4

Enfim, depois de tudo, minha nota para Shingeki no Kyojin Anime é entre 9/10 e 10/10. Eu sei que eu deveria ser mais concisa aqui, mas não dá, principalmente porque após ver o final, não dá para ter 100% de certeza sobre uma segunda temporada. Eu diria que é provável que aconteça, ou quase certeza de que vai ter, traduzindo, 98% de chances de ter uma segunda temporada, mas 98% não é 100%. As vendas do BD/DVD estão no topo, o que ajuda.

Segundo algumas fontes, o mangá termina no volume 20, totalizando 100 capítulos. A primeira temporada foi até o capítulo 33, se fazermos as contas, e se a próxima temporada seguir o mesmo formato de fidelidade, então os próximos 33 ou 35 capítulos farão parte da segunda temporada. O mangá termina (se realmente for finalizado em 20 volumes) em 2017. No fim do ano que vem, terão somados mais 33 capítulos que serão necessários para uma segunda temporada, ou seja, em outubro de 2014, o mangá terá completado 66 capítulos. Se for assim, uma segunda temporada viria no fim de 2014 ou início de 2015. E se for tão boa quanto a primeira e se o mangá continuar sendo tão bom quanto é, pode ser que tenhamos uma terceira temporada, cobrindo todo o mangá, com 20 volumes. Pois é, não custa sonhar…

01-1

Shingeki no Kyojin Ficha Técnica

Episódios: 25
Status: Completo
Ano: 2013
No ar:  7 de Abril (início) até 28 de Setembro (fim)
Produtores: Production I.G, FUNimation Entertainment, Mainichi Broadcasting, Pony Canyon,
 Kodansha, Mad Box, Wit Studio, Shingeki no Kyojin Team
Gêneros: Ação, Fantasia, Drama
Duração: 24 min. por episódio
Rank: 8º lugar no MAL, na lista de top animes (lista com todos os animes já lançados até o momento) Nota 9.01 – média dada por 69,934 usuários; Nota 8.6/10 no IMDb (média dada por 4,657 usuários)

facebook_gekkou_gear!!

Curta nossa página no Facebook!

twitter_gekkou_gear!!

Siga-nos no Twitter!

Feed_gekkou_gear

Assine o nosso Feed!

Ask_gekkou_gear

Nos acompanhe no Ask!

Por, Vane

16 comentários em “Especial – Shingeki no Kyojin Anime, Parte 2 – O FIM

  1. Me sinto até um excluído da sociedade por não ter visto os episódios semanalmente ;_;. Agr é baixar o torrent completo e maratonar. Não tenho muito o que dizer sobre o anime, já que não vi. Seja final de 2014 ou início de 2015, tomara que a 2nd temp. supere a 1st em qualidade de animação, e que venha muitos sakugas.

    Curtir

    • Eu particularmente não gosto de acompanhar um anime semanalmente porque não gosto de esperar uma semana pelo próximo episódio, preferindo muito mais ver tudo de uma vez depois que termina. Mas Shingeki no Kyojin valeu a pena ter esperado e assistido episódio por episódio, todo sábado fielmente. ^^

      Curtir

      • O ruim é que não dá para entrar na corrente de comentários. Qualquer coisa que eu for dizer sobre um episódio que me chamou a atenção todos já disseram o/. E também, é uma experiência única assistir enquanto está em lançamento.

        Curtir

      • Pense pelo lado positivo, você também poupa seus queridos olhos de terem que ler um milhar de besteiras escritas por crianças, retardados e haters. kkkkk

        Sem falar da agonia de ver o “refinado” português destas pessoas.^^

        Curtir

      • Eu acompanho sempre animes semanalmente, mas alguns acabo acumulando semanas sem ver. SnK é um dos que eu esperava logo para ver o episódio 🙂

        Curtir

  2. Sobre o ultimo episódio, eu no começo também o senti corrido e fiquei com um gosto estranho quando este terminou, me senti um pouco decepcionado e notei que isso fora porque eu tinha lido o mangá. Amigos meus que acompanharam o anime mas não leram o mangá adoraram o ultimo episódio.

    Então pensei, oque seria diferente? E cheguei a conclusão, o mangá não tem a preocupação de ter que passar um ano ou dois parado aguardando o próximo arco. Seus capítulos saem periodicamente todo mês, então ele pode se dar fluxo ao enredo jogando informação encima de mais informação.

    O anime não tem essa comodidade, o diretor do anime Tetsuro Araki (Death Note, Guilty Crown entre outros) viu que se ele deixa-se Mikase ver o Titã na muralha, ele teria que dar continuidade aos eventos que seguiriam, que seria o padre implorando para tampar o buraco antes da luz do sol pegar no Titã e depois a Zoe Hanji o ameaçando de jogar da muralha. Isso tudo não iria caber no episódio 25 do anime. Tetsuro teve que adaptar um final de temporada para um enredo que não foi feito pensando em ter interrupção.

    O enredo eu realmente concordo que não é algo gigantesco, mas é bem focado nas relações humanas, nos sentimentos das pessoas, seja amor, amizade, raiva e principalmente medo. Já os personagens eu descordo que eles não sejam perfeitos, pelo contrario eles são personagens perfeitos por justamente serem imperfeitos, mais humanos e falhos, capazes de julgar errado e tomar decisões equivocadas e sofrerem com isso. Uma das coisas que mais adorei em Shingeki no kyojin foi justamente essa HUMANIZAÇÃO do enredo.

    Sobre segunda temporada, realmente a venda do mangá triplicou com o sucesso do anime, e o Blu-ray ta com ótima vendagem, alem disso alem do mangá original e o anime, a franquia já conta com 3 mangás spin-offs, uma Light Novel, 7 jogos produzidos ou sendo produzidos e um filme Live-Action sendo produzido que Deus sabe quando vai sair. Porem no mercado de animes eu aprendi que só dou certeza depois que o estúdio der a noticia oficial, já vi muito anime fracassado ter segunda temporada e muito sucesso não ter, para correr riscos de apostar em algo ainda não oficializado.

    Sobre quando termina o mangá, bem o autor Hajime Isayama, declarou que espera finalizar o mangá com 20 volumes, mas necessariamente no 20. A revelação foi feita numa sessão de perguntas e respostas dele com outro mangaká, Hiroki Endo, publicada na revista Gong Kakutogi. E outro detalhe é que se não me falha a memoria, essa declaração não foi recente, pelo contrario foi de antes do sucesso no anime e antes de ele passar a ganhar rios de dinheiro com as vendas triplicadas do mangá. Lembrando que o autor de One Piece, Eiichiro Oda, planejara originalmente que seu mangá só durasse 5 anos e ele já perdura a 15 anos.^^

    Curtir

    • Só fazer duas correções no fim do texto acima:

      “autor Hajime Isayama, declarou que espera finalizar o mangá com 20 volumes, mas -NÃO- necessariamente no 20”

      “O mangá de One Piece tem já tem 16 anos de produção”.^^

      Curtir

      • Eu acho que o ideal é 20 volumes, e espero que ele finalize com 20. Eu sinceramente não curto mangás que vão muito além disso, ficam muitos capítulos para encher linguiça, muita enrolação e depois na hora de finalizar a coisa desanda totalmente. Vide Naruto, Bleach, Beelzebub, etc… são mangás que acompanho aleatóriamente, justamente porque pra mim já perdeu o foco, foi longe demais e agora não tem mais sentido. Eu nunca curti muito One Piece, apesar do grande sucesso, então não tenho como falar dele… 😉

        Curtir

      • Sim, eu tenho a mesma opinião do que a sua Vane, um dos motivos de eu amar mangás é que, ao contrario de HQs, eles tem começo, meio e fim.

        Mas quis deixar no ar a duvida, será que Hajime Isayama vai manter o pé firme e terminar sua obra por volta do volume #20 (talvez tendo que ir ao 21 ou 22), ou será que fará como Eiichiro Oda, que misteriosamente apos o tremendo sucesso de One Piece, ele declarara que se apegou a obra e resolveu estende-la?^^

        Curtir

  3. TIPO, VOCÊ PENSA QUE NEM EU. No quesito enredo. Por exemplo, a história, o tema central, é extremamente simples. Porém, o autor conseguiu trabalhar com o tema de forma diferente e que fizesse ser normal, inclusive. Então, eu realmente gostei. Principalmente pela parte flexiva e o amadurecimento de alguns personagens.
    Eu não curti muito o último episódio, mas deixa várias dúvidas no ar e com certeza quero segunda temporada, vai ser tipo, foda ❤

    Curtir

    • O Anime é bom porem não tem o misterio,Quem nao advinhou que annie era a titã femea ou eren o titã,Porem gostei bastante do anime e quero uma 2 temporada e devido ao sucesso vira mais rapido do que vocês Pensam

      Curtir

  4. A sim!
    Esse final me lembrou muito de Gash Bell (Usain Bolt ON), mas não chegou a me decepcionar, eu não li o manga justamente para ver oque iria me passar esse final e senti algo incompleto, esperava algo a altura que foi o anime todo esse tempo MAS se eu fosse escrever oque seria a altura não saberia descrever a cena!
    Comecei a ler o manga um pouco antes desse final para comparar e vi que o anime em questão de complementar e dar uma importância a historia do Eren e sua humanidade foi feito sem nenhum erro, ficou melhor que o manga ouso dizer!
    Foi bem encaixado o UP no Eren (oque faltou no manga, foi complementado no anime) e o titan dentro da muralha ficou meio deslocado (já que ouve varias mudanças) Mas espero que numa possível segunda temporada eles deem um jeito de recolocar a importância da descoberta.
    Enfim, otimo anime. 9/10 como essa analise feita não discordo e complemento isso 😀

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s