Oi, Olá.
Meu nome é Joyce, sou nova no Gekkou Gear. Serei responsável por alguns posts de agora em diante, cada um terá uma temática em comum, sempre procuro trabalhar dentro dos gêneros de J-Horror/Terror em anime e mangás, gêneros que há muito tempo vem se perdendo diante grandes títulos. Mas, não deixarei a arte do horror morrer.
Todos meus posts se encontram disponível também na Rede Social: AnimeSpirit.
Começarei com meu post falando sobre um grande titulo Seinen, conhecido por muitos e apreciados por todos: Sim, falarei sobre Gantz.
Gantz – ガンツ
Gantz, mangá/anime do gênero Seinen escrito e desenhado pelo mangaká Hiroya Oku no ano de 2000 e publicado pela revista Weekly Young Jump. Logo em seguida ganhou adaptação para anime em 2004 com o número de 13 episódios, devido ao sucesso o mesmo ganhou outra nova adaptação intitulada por: Gantz Second Stage, com também 13 episódios exibidos.
O mangá chegou ao fim no dia 25 de junho de 2013 com o total de 383 capítulos.

Sinopse:
Um encontro entre dois antigos amigos poderia mudar o rumo de suas vidas, Kei Kurono, um jovem de 15 anos sem confiança em si e nas pessoas a sua volta, um pervertido assumido; já Masaru Katou, um antigo amigo de Kurono, é completamente seu oposto: Seguro, gentil, sempre procura a pensar no bem estar das demais pessoas, até mesmo em desconhecidos, é este fato que os leva a ter um rumo trágico em suas vidas.
Um dia comum de semana, Kei Kurono espera no metro seu respectivo trem, enquanto esfoliava as paginas de sua revista pornô e elevava seus pensamentos egoístas. Avista ao seu lado, e não o reconhece de primeira, seu antigo colega Masaru Katou, tenta evita-lo ao máximo que podia. É quando um mendigo, bêbado por sinal, acaba caindo nos trilhos do metrô.
As pessoas que ali se encontraram apenas o olhou, ninguém ao menos moveu um dedo para ajudar o homem, é quando um ato surpreende para todos, Masaru Katou olhou para cima com gotas de suor em seu rosto e resolve ajuda-lo pulando nos trilhos indo em direção ao homem. Todos olham surpresos com o ato do garoto, é quando Katou tenta levantar o homem, o que foi em vão, em uma tentativa de encontrar alguém para ajuda-lo vê Kurono, o reconhece imediatamente, e surpreendentemente o jovem egoísta pula nos trilhos indo ajudar seu antigo amigo. Eles conseguem realizar seu ato de heroísmo com sucesso, mas o trem se aproximava a cada segundo, e infelizmente os jovens estudantes não consegue sair do trilho, tendo ambos uma morte trágica.
Em um piscar de olhos, os dois reaparece misteriosamente em uma pequena sala, lá encontrava-se varias pessoas, tão confusas quanto eles, e no centro uma grande e misteriosa esfera negra nomeada Gantz, dês de então todos receberam uma missão, eliminar certos Alienígenas.
…
Gantz é aquele tipo de mangá ame ou odeie, muitos admiram outros o desprezam, isso vai totalmente dos seus gostos. Particularmente dizendo, é o tipo de mangá que não faltaria em minha estante.
Há, de certo modo, um exagero em suas cenas de mutilação e sexo, estas características poderiam desfavorecer a história, o que não ocorreu de certo modo.
– Uma vez o mangá atingindo seu sucesso esperado, ganhou depois de 4 anos uma adaptação animada. –
Sobre o anime…
Este não seguiu perfeitamente o mangá, tendo cenas e até mesmo histórias na qual não existia no roteiro original, principalmente o final, que – para muitos – foi decepcionante.
Quanto ao mangá…
O ponto negativo do mangá, quem sabe o único, é seu início confuso.
Para mim nem tanto, mas posso garantir que muitas pessoas desistiram de ler tal mangá por achá-lo “sem pé nem cabeça”.
E a história em si?
Não tem o que reclamar. Gantz mostrou durante seus longos anos de lançamento um mangá excelente, o melhor do gênero Seinen, e até mesmo aqui no Brasil ocupa o 5º lugar de mangá mais lido, perdendo para títulos Shounen – que obviamente é o gênero mais famoso – como Naruto, One Piece, Bleach e Fairy Tail.
Se você gosta de uma boa história sobre alienígenas, não poderia faltar Gantz em sua lista.
Só dou uma dica: Não se apegue de mais aos personagens, para não sofrer tanto quanto eu. (rsrs)
Quanto aos personagens?

Kurono Kei é aquele tipico protagonista que odiamos à primeira vista, mas com o passar do tempo e dos acontecimentos se torna um de seus favoritos. Sem sombra de duvidas, é um personagem muito interessante.

Já Masaru Katou não é aquele tipico “fodão” da história como Kei, seu dom para seguir o que é certo o tornou um líder, respeitado, mas afrente na história.

E não pode faltar a parte feminina do grupo: Kei Kishimoto, que ao aparecer completamente nua na sala de Gantz automaticamente vira alvo de ameaças de estupros, o que não acontece já que o defensor Katou a salva.

Posso dizer, em minha opinião, um dos personagens mais diferentes que já vi, este seria o estudante de 14 anos: Nishi Joichirou, o veterano da sala de Gantz, o que aparentemente sabe de muitos segredos que esconde por traz da esfera negra, mas ele não diz nada, tornando alvo de ódio por muitos telespectadores (não por minha parte).
…
– Ao longo da trama outros personagens entraram, alguns irão “sair” de cena, mas estes acima foram os que eu considerei de importância para o início da história no anime, mas não no mangá. –
E as armas?
Com tanta adrenalina, mortes e seres de outro mundo no universo de Gantz, não poderia faltar elas, as tão surpreendentes e exageradas, armas para exterminar alienígenas.

A arma, que lembra uma pistola, ganhou esse nome devido a seu formato e capacidade de visão Raio-X.
Seu funcionamento é através de dois botões, que pressionados juntos causam uma explosão de dentro para fora, tornando desta arma uma das mais poderosas.
Seu único defeito é o atraso para a explosão, cerca de alguns segundos até o resultado destruidor.

Com o nome dado também pelo formato, essa arma tem uma característica diferente das outras: teoricamente, ela não mata, mas, sim, teletransporta seu alvo para outro local. Uma tipica arma de captura.

Resultado esperado de acordo com seu nome, X-Rifle tem um alcance maior que as demais armas, porém tende a carregar a cada tiro. Alem de ser mais precisa, tem um poder de destruição muito superior.
…
E o que seria o Gantz Suit?
Nada mais do que o uniforme negro de alta tecnologia – desprezado por todos, por parecer um tipo de cosplay.
Este é de grande importância para a sobrevivência dos participantes de Gantz, sem ele é praticamente impossível manter-se vivo durante as missões.
O aumento da força de quem veste aGantz Suit
É de 0 a 100, podendo lutar aos punhos contra os alienígenas, sem contar da grande resistência que esta roupa lhe da, sendo possível ficar imune a impactos e alguns tiros das armas de Gantz.

Mesmo uma roupa de imensas vantagens como a Gantz Suit contem seus pontos fracos, e um deles é o limite de danos que a roupa impõe. Ao atingir tal limite os “botoes” brancos, expostos por vários locais da roupa, se quebram ou derretem, passa a ser apenas uma roupa normal.
Por fim…
Mesmo com tantos alienígenas, armas, lutas, sangue e sexo, Gantz é um mangá que se destaca por sua história bem elaborada e as milhares reviravoltas que a mesma possui, vale muito apena ser lido, do inicio ao fim.
…
Mto bom o post,mtos amigos meus diziam para eu começar a ve gantz q eu n me decepcionaria hahahaha deps desse post vou começar a ler!!;)
CurtirCurtir
Gantz é um manga muito bom, o início não chega a ser confusa, o autor só entra em uma grande introdução do mundo do manga. Acho que o fato de muitos odiarem é que deve ter sido massivo acompanhar alguns arcos semanalmente. Acho bem difícil ser o melhor do gênero Seinen com Berserk, Monster, 20th Century Boys e outras obras muito boas por ai, mas provavelmente é o melhor manga do gênero Sci-fi.
CurtirCurtir
dar 10 pra historia de gantz so pode ser uma piada.
CurtirCurtir
A Joy deu essa nota baseada na opinião e gostos dela e não baseada na verdade absoluta, até porque cada um tem sua opinião. Independente se tu concorda ou não, o mínimo que tu e qualquer pessoa DEVE fazer é respeitar a opinião dos outros e ser educado.
Antes que tu pense errado, não estou te xingando nem querendo brigar, mas sim querendo dar esse toque porque é algo realmente importante que a gente deve levar conosco. 😉
CurtirCurtir
Ah é, quando tu vai voltar com os ToCs? Ainda bem que não saiu nenhum ToC das revistas semanais semana passada, ou seja, menos trabalho pra tu. Alias, o que acha de fazer o ToC da Bessatssu Shonen Magazine? As informações do ToC da revista sempre saem em dia, só não sei se você conseguiria informações de todos os mangas dela. E tinha me esquecido, seja bem-vinda ao gh, sempre achei que faltava muito o conteúdo de mangás de horror, mistério e psicológico em blogs e fico feliz que vai começar a aparecer por aqui.
CurtirCurtir
As ToCs da Bessatsu não são divulgadas regularmente, infelizmente, mas já to com a ideia de sempre fazer pras que saírem o/
E qnt as ToCs, posso garantir que está tudo normal, inclusive já estou com o post da ToC da Magazine pronto 😀
A Joy é mestra nesse gênero e eu tb sou grande fã de mangás nesse estilo \o/
CurtirCurtir
Olá Felipe…
Bem, é como o Hayate disse, eu dou as notas de acordo com minha opinião, e nesse caso, é meu mangá favorito rsrs
Mas sei muito bem que exagerei, só demonstrei pontos positivos, acho que é coisa de fã mesmo, entende?
Irei me esforçar para melhorar nas próximas postagens =)
CurtirCurtir
Eh um seinen fenomenal,compete com Hellsing na hegemonia do gênero no Brasil,e la no Japão fez uma despedida regular,não foram vendas ruins,mas em visto que já atingiu a 3 colocação nas vendas gerais debacando super shonnens como Bleach e Reborn na época.
Eu só conheço o anime quando passo no Animax,e infelizmente fica difícil de adquirir o manga por já ta finalizado e possuir um grande numero de volumes,mas sempre ouvi falar da superioridade do mesmo em relação a animação,como foi destacado bem nesse ótimo post e uma excelente obra,e pra quem gosta do gênero seinen e obrigatório ler.
CurtirCurtir
Olá Joyce , Bem Vinda !
.
Gantz é simplesmente divino , um dos melhores mangás do seu gênero , a história me prendeu do começo ao fim , odiei algumas coisas , amei outras como boa parte dos leitores , digamos que se o anime tivesse seguido o mangá , Gantz teria mais fãs , mas como o anime estava junto com o mangá na época se não me engano dai nem rolou
Simplesmente a mudança do Kei Kurono nos arcos finais foi maravilhosa , o jeito dele de ver as coisas mudou totalmente ou mais ou menos , tudo por causa da Tae e pela amizade que ele construiu com a sua equipe .
Acho os traços do Hiroya Oku os melhores , bem parecidos com I am a Hero , o ódio que o Oku tem de colocar em todas as pessoas no mangá é muito bom , fica muito mais realista .
Apesar de Gantz ter terminado de uma forma estranha e ruim para min e do Oku ser extremamente preguiçoso , eu não me arrependo de ter lido essa obra .
Recomendação para próximo post ~> Battle Royale .
CurtirCurtir
Olá Wdeyvison.
Obrigada pelas boas vindas =)
E concordo com sua primeira frase, Gantz é divino, mas isso depende dos gostos dos leitores, claro que quem gosta (e acaba se fechando nos gêneros) de mangás Shounens não entenderia a preciosidade desta obra.
E uma das coisas que aprendi com Gantz é nunca se apegar aos personagens rsrs
Eu elevo novamente a mudança surpreendente do Kurono, ele é um dos personagens mais humanos e bem trabalhados que já vi, isso é por que não acostumo a me simpatizar com os protagonistas sabe =) o Kurono foi meu primeiro (sou realmente critica quando se trata de protagonistas).
Os traços de Hiroya Oku foi o que me chamou bastante atenção, são os melhores que já vi (senso de fã subindo pela cabeça rsrs)
Já comecei a ler Battle Royale, garanto que brevemente ele dará as caras por aqui =)
Obrigada pelo comentário.
CurtirCurtir
De nada , Fico feliz por você concordar comigo nesses aspectos .
Esperando ansioso pelo seu próximo ” Eu Recomendo ” .
CurtirCurtir
Ótimo texto,Gantz é uma obra q eu adoro de verdade ,embora o final tenha me decpicionado em alguns pontos a serie é fantastica
CurtirCurtir
e bem vinda Joice ^_^
CurtirCurtir
Olá, muito obrigada ^^
Realmente, Gantz é um incrível mangá, devo dizer que elevei muitos aspectos pessoais em relação a obra, isso por eu ser uma grande fã, creio que é algo normal. Tentarei ser mais critica, se bem que só falarei dos gêneros que gosto.
Já eu, me encontro no meio dos poucos que gostaram do final, seu único problema é que foi incompleto, focou de mais no Kurono e Katou, esquecendo um pouco dos outros personagens.
CurtirCurtir
Ah, um bom manga de Sci-fi que seria bom no próximo ”Eu recomendo” seria Pluto, mas deve ser até complicado de fazer um post de um manga tão bom e genial. Acho que é bem raro de encontrar mangakas que conseguem criar boas histórias e sem furos no roteiro como o Naoki faz.
CurtirCurtir
Belo texto, bem resumido e falando o que realmente é de interesse. Ainda não li todo gantz (queria colecioná-lo, mas sem grana e achar alguem disposto a vender fica dificil).
CurtirCurtir
Coluna nova o/. Gostei do texto, explicou bem vários detalhes de Gantz. Eu gostei muito de Gantz, achei o final um pouco vazio, mas algumas coisas já haviam sido reveladas por aquele “ser” que mudava de rosto. Minha única crítica a Gantz acho que é pela má utilização dos “vampiros” e a mudança de fórmula do mangá foi bastante radical, plausível para o enredo, mas acho q nem tanto para parte dos fãs que havia gostado de Gantz pela fórmula de sobrevivência.
CurtirCurtir
Eu estou lendo, ja estou no capitulo 200 e poco, e a historia continua mudando e prendendo cada vez mais.
Para aqueles que pretendem ler: as vezes o manga fica confuso e desanimador por alguns capitulos, mas isso significa que vai melhorar bastante em seguida. NAO DESANIMEM!!
CurtirCurtir
Eu comecei com Gantz logo que saiu traduções para o inglês, acompanhei durante anos…. dropei ele umas 3 ou 4 vezes ao longo desse caminho… e só voltei a ler na reta final. É um mangá que tem altos e baixos.
CurtirCurtir