Table of Contents – Shonen Jump: Edição #34/2013

cross

Fim de Cross Manage, filme de Toriko e novas séries a caminho!

Ainda não sabe o que é o Table of Contents (ToC)? Então basta clicar AQUI para entender tudo sobre o seu funcionamento e também sobre as características das ToCs da Shonen Jump.

Jump Issue #34/2013:

#34

0

Quem ganhou a capa e a página colorida principal dessa edição foi Toriko. O mangá já possui mais de 5 anos de publicação. Foram 5 anos de bastante sucesso para a obra, mas que também criou expectativas bem altas em todos quando a serialização começou. Apesar de não ser um Naruto ou um Hunter x Hunter de vendas, Toriko é tratado como um dos 3 principais títulos pela revista e é também um mangá que sempre aparece entre os mais vendidos de cada ano no Japão. Apesar de os volumes parecerem não vender tanto, eles acabam vendendo bastante, sim, só que em um ritmo mais lento que os demais Jump’s. Sem falar que o anime é um grande sucesso no Japão, tendo uma das maiores audiências entre os demais. E mesmo que os episódios de Toriko antecedam os de One Piece, seria extremamente injusto dizer que o anime de Toriko não é popular por mérito próprio, porque não é verdade.

O motivo de ter ganho a capa e a página colorida principal foi por causa do primeiro filme da série, que vai estrear no dia 27 de Julho. O nome do longa será: Toriko: Gekijoban Toriko Bishokushin no Special Menu (Toriko: O cardápio especial do deus-Gourmet). No filme, vemos Toriko, o chef Komatsu e os caçadores Coco, Zebra e Sunny chegar a uma ilha que foi o lar do lendário caçador e “deus-Gourmet” Acacia. Prestes a descobrir o lendário Menu especial de Acacia, os 4 caçadores deverão defender a ilha de um ex-oficial da IGO, o poderoso Girimu.

Quem comprasse ingressos antecipados também ganharia 2 mangás raros de Mitsutoshi Shimabukuro, autor de Toriko. Esse filme também é visto com grandes expectativas para o crescimento ainda maior das vendas dos volumes encadernados do mangá. Acredito que as vendas vão melhorar, mas espero que tenha o retorno esperado pela Shueisha. Lembrando que Toriko é, sim, um hit da revista e do Japão, porque 300~500k de vendas por volumes é algo MUITO bom. Esse número de vendas é superior a 95% dentre todos os milhares de mangás publicados durante todo ano. Acredito que Naruto, One Piece, Shingeki no Kyojin, Hunter x Hunter, Kimi ni Todoke possam ser considerados como mega hits, já que vendem mais de 1 milhão de cópias por volume, mas ainda assim podemos chamar Toriko como um best-seller. Dizer que o mangá não é popular porque vende menos que os mega hits citados acima, poderia ser o mesmo que dizer que as bandas que vendem menos que Justin Bieber também não são populares.

Toriko

Agora, podemos, sim, nos questionar sobre os motivos de Toriko não ter se tornado um dos maiores sucessos, já que recebe tratamento igual a eles. Porém, não existe resposta certa, talvez nem exista uma resposta. As forças e influências de mercado nem sempre seguem uma lógica e razão, por isso pode não ter nada haver com Toriko. Porque se houvesse uma resposta, não existiria toda essa discussão em tudo que é lugar, o sucesso seria industrializado e tudo seria um sucesso.

Toriko também é tratado com muito carinho pela Jump porque atinge um público importantíssimo: o infantil. E porque ele é tão importante assim? Ora, cara leitor, enquanto, por exemplo, Bleach se apega com unhas e dentes nos seus antigos fãs, no qual muitos já são adultos hoje em dia, Toriko se apega em fãs e leitores infantis, que nada mais são do que o público futuro da revista e que também acompanhará Toriko por ainda muitos anos. Esse é um dos principais motivos para o mangá ser tratado com bastante carinho e atenção pelo departamento editorial da Shonen Jump. Pra mim, este é um tratamento mais do que merecido e bastante inteligente, pois além de pensar no presente, o departamento editorial também está pensando no futuro.

3

Dessa vez Assassination Classroom roubou a ponta da revista de One Piece, que acabou ficando com o segundo lugar. Na edição passada foi justamente o contrário. Logo abaixo, Ginga Patrol Jako, mangá do Toriyama, tem seu segundo capítulo do total de 10 que terá na revista. Lembrando que o mangá está sendo publicado apenas para comemorar os 45 anos da revista. Naruto fica novamente com o terceiro lugar e vem mostrando que os acontecimentos do arco atual vem sendo muito bem aceitos pelos leitores. Quem aparece depois é World Trigger e sua linda página colorida. Se não me engano essa já a terceira do mangá. Fato é que Trigger, apesar de não ter vendido bem com o primeiro volume, conseguiu construir uma fanbase entre os leitores da revista, lhe garantindo boas posições e distancia de uma possibilidade de cancelamento. A tendência é que o mangá cresça cada vez mais em vendas e popularidade. Sem falar que isso é algo muito bom para uma série novata, possibilitando o autor trabalhar sem pressa ou desespero o desenvolvimento da história e dos personagens.

4

Shokugeki no Souma sobe uma posição e mais uma vez consegue ficar entre os primeiros da Jump. Quem fecha o Top 5 é Haikyuu!!, que finalmente volta a ficar entre os cinco melhores da edição. O outro mangá a ganhar página colorida nessa issue foi Beelzebub, que conseguiu uma sobrevida na revista devido aos péssimos rankings dos últimos 3 novatos. Nisekoi cai de quarto para sexto, mas ainda assim continua em uma ótima posição. Sem dúvidas o anime tem tudo para alavancar mais ainda a popularidade da série. Kuroko no Basket pela segunda semana seguida fica fora do Top 5, algo que não acontecia há um bom tempo. Antes de seu pequeno hiato de 1 mês, Bleach consegue dar uma subida na classificação e respirar mais aliviado. Lógico que a série não corre riscos de cancelamento, porém nunca é bom um título como Bleach ficar entre o últimos. Essa pausa de 1 mês será para o Kubo-sensei pensar na história da ”batalha final”, assim como diz a mensagem (imagem abaixo) que o autor deixou nessa edição para os leitores. Mas não se preocupem, essa batalha final deve durar ainda alguns anos.

g4dt4vh

PSI Kusuo Saiki mais uma vez fica no meio da revista e longe das primeiras posições. Essa posição é bem comum para gag mangás, por isso PSI está 100% seguro. Lembrando que o anime em flash da série estreia agora em Agosto. Dentre os novatos que estrearam a pouco tempo, Soul Catcher(S) é quem tem se saído melhor. Na luta contra o cancelamento o mangá leva vantagem, já que seus concorrentes andam piores do que ele. Fico feliz, já que dentre os 3, Soul Catcher(S) foi o que mais me agradou. Kochikame aparece logo em seguida sem nenhuma preocupação. Coisa boa ser protegido, não acham?

441

Página final de Cross Manage

Gintama é quem abre o bottom dessa semana. Segunda semana seguida do mangá abrindo a zona de perigo. Dessa vez Mutou Black superou Smoky B.B., que na semana passada havia estreado na frente. Essa vai ser uma disputa bem legal de se acompanhar, apesar de eu apostar que os dois são os favoritos a serem os próximos cancelados. Koisuru Edison fica com a penúltima posição e deverá estar se despedindo das páginas da Jump na semana que vem. Quem está dando adeus dessa vez é Cross Manage, que após muita luta acabou sendo cancelado. O mangá vendia muito pouco e não saia das duas últimas posições, levando a um cancelamento iminente. Talvez se tivesse conseguido superar as séries novatas, Cross não fosse cancelado, mas não foi o que aconteceu. Me lembro de ter adorado o one shot, no entanto tenho que admitir que não gostei muito das mudanças que a história teve por causa da serialização. Enfim, boa sorte para o Kaito-sensei e que ele volte logo com um novo mangá bastante popular e com sua linda arte!

E na próxima edição:

461

Jump Issue #35:
Kurokuroku, de Atsushi Nakamura (Nova Série, Capa, Página Colorida Principal 54 pg.)
Kuroko no Basket, Shokugeki no Souma (Página Colorida)
One Piece (Ausente)
Bleach (Ausente até a Issue #41)

Na próxima issue estreia Kurokuroku, do novato Nakamura Atsushi. O autor foi o responsável pelo one shot, de mesmo nome, que saiu nas páginas da edição dupla #04-05 da Shonen Jump do início desse ano. O one shot teve uma arte muito bonita e uma história que me agradou bastante, apesar de eu ter visto apenas a raw (AQUI). É um shounen sobrenatural de fantasia, comédia e ação. A história seguia a personagem Yusa Chiaki, uma estudante comum do ensino médio, cujo lema é simplicidade e frugalidade. Seu personagem favorito é Uesugi Youzan. Um dia, indo procurar um emprego de meio-período, ela é perseguido por kappas e um misterioso homem lhe resgata. O que vai acontecer com ela agora?

Só pelo nome da série, parece que será mesmo baseado no one shot. E que venha mais um shounen sobrenatural e com youkais para a revista! Só espero que se saia bem, já que não tá fácil a vida pra novos shounens por lá.

Zona de Rebaixamento

Zona de Rebaixamento #34

Quem também está de volta é a nossa querida Zona de Rebaixamento! Dessa vez o favorito ao cancelamento é o gag mangá Koisuru Edison, que infelizmente não caiu nas graças dos leitores da Jump. O volume #1 vendeu menos de 3k e as baixas classificações indicam que o título deverá ser encerrado já na próxima edição. O que pode pesar a favor da série é o fato de Smoky B.B. e Mutou Black estarem MUITO mal, o fato de a revista sempre preferir manter um gag entre suas séries e também o fato de entre as novas séries não ter nenhum gag para substituí-lo. Será que isso será o suficiente para Edison? Acredito que não, mas vamos ficar de olho!

Os próximos cancelados deverão ser Smoky B.B. e Mutou Black e isso deverá acontecer dentro de 10 semanas ou menos, ou seja, ainda existe bastante tempo para as séries tentarem se recuperar. Se dois forem cancelados, Soul Catcher(S) terá chances de se salvar se continuar na frente dos dois, mas caso forem 3 cancelados, acredito que Soul Catcher(S), Mutou e Smoky serão os escolhidos.

Mas como eu disse acima, ainda tem muito chão pela frente. Vamos aguardar e ver o que acontece.

Outras novidades divulgadas na Issue #34 da Weekly Shonen Jump

Toriko terá o lançamento de um volume com cenas memoráveis do mangá até o momento. A edição deve sair junto com o próximo volume do mangá.

Assassination Classroom terá um anime exibido no evento Jump Super Anime Tour 2013. Será algo exclusivo para quem for no evento e provavelmente será apenas questão de tempo para termos um anime completo do mangá nas TVs japonesas. Também serão mostradas imagens do anime de Nisekoi e da segunda temporada de Kuroko no Basket, além de uma história original feita para o anime de Naruto Shippuuden no evento.

Foi confirmado que Komatsu Mikako fará a voz da personagem Tsugumi Seishirou no anime de Nisekoi.

E chegou a hora da nossa ToC brasileira! \o/

Pois é, gente. Estou há um bom tempo sem fazer as ToCs por causa das milhares de provas que eu tive na faculdade e pela falta de tempo que estava, mas agora tudo tende a voltar a normalidade. Fico muito feliz por estarem gostando dessa ideia que eu tive e que já foi copiada descaradamente por outros blogs por aí, mas fazer o que, né…

E vamos então abrir os votos para a nossa ToC brasileira de edição #34. Lembrem-se que os votos são referentes aos últimos capítulos disponíveis e que terão apenas 3 opções de votos, assim como acontece na revista.

OBS: Vocês podem votar 1 vez por dia, pra impedir flood na enquete.

OBS²: A ordem dos títulos na enquete será de acordo com a mesma ordem da ToC japonesa.

É isso gente. Espero que tenham gostado da volta das ToCs e até semana que vem!

18 comentários em “Table of Contents – Shonen Jump: Edição #34/2013

  1. espero q o filme melhore ainda mais as vendas de toriko ,pagina colorida para Shokugeki muito bom,Haikyuu! voltando pra cima otimo

    Curtir

    • a esqueci de comentar sobre a audiência de Toriko claro muito é por merito dele mesmo mais não da pra negar q tambem é um pouco por ser antes de One piece tipo eu por exemplo quando pasava Full metal na RedeTV eu sempre via o desenho q via antes nem me lembro qual era mais eu via só por que era antes do q realmente eu queria ver como disse não estou querendo tirar o merito de Toriko mais um pouco dessa audiência é sim por ser exibido logo antes de One Piece

      Curtir

  2. Como eu sou fã de esporte, eu queria que os japinhas dessem uma chance pra Smoky B.B, acho que com mais tempo a história possa agradar a eles.

    Curtir

    • na ultima toc saiu a pouco tempo Smoky B.B conseguiu ficar acima de Soul Catcher(S) e Mutou Black quem sabe consiga durar um pouco mais

      Curtir

  3. acho que atualmente Toriko vive seu auge no mangá. a cada capitulo a historia fica mais interessante, e essa semana a coisa pegou fogo de vez lol.
    não posso dizer o mesmo do anime, que me decepcionou muito no arco do respeito a comida. a censura pegou muito pesado, ficou tudo muito confuso e tirou o brilho daquele que foi o arco estopim (na minha opinião) onde Toriko realmente ficou bastante interessante.
    a minha decepção foi grande a ponto de que decidi não acompanhar mais o anime, pois se fizeram isso no arco respeito a comida, no que diria nos próximos arcos, onde rola sangue, perna e cabeça pra todo lado.

    sobre os prováveis cancelamentos, o único que eu lamento mesmo é Koisuru Edison, eu achei o mangá muito engraçado, me agradou muito. uma pena o possível cancelamento semana que vem.

    Mutuo Black, Smoky B.B. e Soul Cachters são gêneros que não me agradam, mas mesmo assim dei uma conferida e sinceramente não gostei mesmo. se forem cancelados pra mim não fará falta.

    enfim, adorei a volta da toc shonen jump comentada, eu estava no aguardo ansioso 😀

    Curtir

  4. Fico triste q Cross acabou. Mas espero q KAITO volte e tenha mais sorte da próxima vez. Tbm espero q essa batalha final de Bleach dure pelo menos mais uns três anos. Sei q alguns vão axar q é demais, mas a batalha contra os espadas durou essa mesma faixa de tempo

    Curtir

  5. Saudades de sket dance…
    Ansatsu kyoushitsu é foda, conseguiu tirar one piece do primeiro lugar. O top 5 ultimamente anda bem forte, só faltou kuroko no basket
    (acho que não é preciso colocar hunter ali no TOC, o togashi está no auge da sua folga com o dinheiro do filme e do anime)

    Curtir

  6. Nossa, cross manage ficou tanto tempo na revista sobrevivendo aos cancelammentos, que eu até simpatizei com a série.
    Dos últimos novatos o único mangá q eu gostei foi smoky b.b.!!!!!

    Curtir

  7. Naruto pegando consistência no TOP 3, AssClass tirando OP do primeiro lugar. Acho que Kuroko no Basket vai pegar um rank maior quando começar o próximo jogo, como agora o autor ta fazendo a introdução de um personagem. E Haikyuu!! subindo bem no rank é legal.

    Curtir

  8. Eu começei a ler AssClass semana passada e gostei bastante,acho que ele será um mangá de curta duração afinal o autor deu um tempo de 1 ano…porém os alunos começaram a gostar do Duro de Matar e ainda mais o autor tem que dizer da onde ele surgiu…enfim …OP fica em segundo essa saga ta muito chata mesmo…deveria ficar fora do TOP5…
    Naruto em 3 *–*…o mangá ta bom …mas da pra sentir que o Kishi as vezes é pressionado a alongar o mangá pra não acabar esse ano..afinal se formos ver a revista nao tem possivelmente um substituto pra série…quando ela sair..
    Bleach vem atras..o manga nfica nesse sobe e desçe..quem sabe quando o manga voltar ele não sobe..Particulamente essa batalha final não deve durar anos como Kubo talvez esteja planejando..se ele alongar demais essa batalha o manga será cancelado de vez…ou seja por mais que ele tenha colocado o ALFABETO todo nessa saga ele deve encurtar um pouco a saga que ele planejava de não sei quantos anos;…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s