Table of Contents – Shonen Jump: Edição #42/2012

Dupla Estréia! E uma das estreias é o post inaugural do Gekkou Gear! \o/

E para começar a primeira de muitas ToCs (Table of Contents) comentadas aqui do blog, irei explicar como ela funciona na Weekly Shonen Jump e também o que ela e a Weekly Shonen Jump são.

Bom, a Weekly Shonen Jump é uma revista semanal que publica mangás lá no Japão. Ela é a maior revista do país e contém vários dos grandes sucessos dos mangás, como por exemplo, Naruto e One Piece. Também já foi a casa de séries de muito sucesso, como por exemplo, Dragon Ball e Slam Dunk.

Você deve estar se perguntando: ”tá, mas o que é Table of Contents?

Table of Contents é a ordem/índice que os mangás da revista são publicados durante cada edição, representando um ranking de popularidade. As séries que ficam mais acima no rank são as mais populares, já as que ficam mais abaixo no rank são as menos populares e que por isso correm riscos de cancelamento.

A  determinação da popularidade é feita através de um cartão de votação que está incluso em cada edição da revista. Nele as pessoas escolhem as suas 3 séries favoritas ou as que tiveram o melhor capítulo na semana, e enviam o cartão pelo correio para a editora da revista.

Séries que frequentemente ficam no fundo do ranking correm mais riscos de cancelamento. Principalmente entre os cinco últimos, o chamado Bottom 5.

Todos os mangás que, em uma determinada semana, receberem a capa da revista e páginas coloridas não são rankeados. Também não são rankeados as séries estreantes. Elas só serão rankeadas a partir da sua 8ª semana de publicação. No entanto, existe uma série na revista que nunca é rankeada, o nome dela é Kochikame. Ele é um medalhão da Jump, sendo publicado há muito tempo. Portanto, a posição dele não importa, uma vez que não será cancelado.

E por fim, para saber qual capítulo de qualquer série foi rankeado, basta pegar o capítulo atual e subtrair por 7.  Ou seja, é o capítulo de 8 semanas atrás. Quando o oitavo capítulo de um mangá estiver sendo publicado, o seu capítulo rankeado naquela semana é o primeiro.

Dito isso, vamos a ToC mais recente da Shonen Jump, a Issue de número #42 de 2012:

 E a novidade dessa ToC é a estréia de mais uma nova série na Jump: Cross Manage. A série é uma comédia romântica com o foco central no esporte Lacrosse. Um esporte pouco conhecido por essas bandas, mas que é muito popular na Inglaterra, por exemplo. A série origina-se de um oneshot publicado há um tempo atrás no Spring Special, um evento em que a Jump publica alguns oneshots promissores e que podem ganhar uma futura serialização caso sejam bem recebidos pelos leitores.

Particularmente é um mangá que eu espero me divertir muito lendo, o      one-shot foi realmente muito bom. Vamos torcer para o autor se dar bem     nessa. A capa e as páginas coloridas ficaram muito bonitas.

E sim gente, o todo poderoso One Piece foi ultrapassado nessa edição por Assassination Classroom! Que incrivelmente conquista o topo da ToC com apenas 11 capítulos! A série é realmente muito boa. Fazia tempo que alguma série novata não alcançava o topo tão rapidamente

Nisekoi, que vem ficando constantemente entre os 5 primeiros, dessa vez ganhou uma linda color page. em 3º temos
Naruto, que provavelmente disputará a ponta nas próximas semanas devido aos atuais acontecimentos do mangá. E completando o Top5 temo Toriko e PSI, que pelo jeito não sai mais lá de cima.

Em 6º aparece Kuroko que cresceu MUITO nas classificações graças ao anime que está em exibição no momento as fujoshi pira! seguido por Sket e depois por Haikyuu!! Sket tem tudo para crescer com o novo arco, que está sendo muito comentado por ai. Já Haikyuu!! teve uma queda nessa semana após várias boas colocações seguidas. Na próxima edição ele ganhará uma página colorida de abertura e terá no total 5 páginas coloridas! Uma grande conquista para um mangá novato.

Medaka respirando novamente, após passar um tempinho frequentando o bottom 5. Pelo jeito os japas não gostaram do último arco. Espero que o anime possa finalmente melhorar as suas colocações no rank, já que a primeira temporada não fez isso. E por incrível que pareça, Kurogane tem se saído bem melhor do que muitos imaginavam. O mangá que já passou por muitas dificuldades, frequentando seguidamente o bottom 5 parece que está numa crescente. Pelo menos ele tem oscilado muito, melhor que antes, onde ficava sempre entre os 5 últimos. É um mangá legal e que tem se salvado na revista pelos fracos títulos que tem estreado ultimamente.

Retsu!! Date-Senpai ganha página colorida em seu 2º capítulo para promover ainda mais a série, que parece ter sido recebida de forma razoavel pelos leitores. Reborn! também ganha página colorida nessa edição e conseguiu dessa forma escapar do bottom.

E dessa vez Gintama e Beelzebub aparecem no bottom 5, uma pena, as duas séries são muito boas, mas não vivem um bom momento na revista. Principalmente Beelzebub, que parece que o arco atual não agradou os japas, infelizmente. O mesmo pode se dizer de Bleach, que conseguiu ficar em antepenúltimo no rank! Provavelmente o mangá irá melhorar nas próximas semanas, pelo menos se dependesse de nós, brasileiros. Mas vai entender os japas né.

Em penúltimo temos Koisome Momiji que caminha para o cancelamento, será que vira outro ecchi para o lugar? Recentemente Pajama chegou ao fim, se Koisome terminar, a Jump ficará sem ecchis. Mas parece que a Jump vai tentar dar um empurrãozinho para a série na próxima edição da revista. Pois o mangá ganhará uma página colorida. Em último – o já cancelado? – Takamagahara, que, sem dúvida nenhuma foi um dos maiores fracassos da Jump nos últimos anos. Por que diabos a Jump pôs um mangá desses na revista? Acho que nem eles sabem.

Tudo indica que na próxima rodada de cancelamentos Koisome e Takamagahara serão cancelados, mas tudo pode acontecer até lá. Ainda há tempo. Acima como podem ver, estão os títulos com mais riscos de cancelamento, quanto mais em baixo, maior o risco de cancelamento. E quem segura a lanterninha é Takamagahara!

Na próxima edição:

Página Colorida de Abertura: Haikyuu!!
Página Colorida: Cross Manage, Beelzebub, Koisome Momiji
One-shot: Alien and I
Ausente: Gintama

Espero que tenham gostado, até a próxima!

6 comentários em “Table of Contents – Shonen Jump: Edição #42/2012

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s