O que está acontecendo com a Weekly Shonen Sunday?!

71837_original

Reformulação no departamento editorial da revista e 11 cancelamentos nas últimas 14 edições.

Foi-se o tempo em que a Sunday era líder em número de vendas e circulação entre as revistas shounens semanais. Nos últimos anos a antologia vem caindo cada vez mais. Em 2011 o número de exemplares em circulação era em torno de 600 mil, atualmente está na casa dos 400 mil, tendo uma queda significativa de 200 mil unidades em circulação.

A revista sempre se diferenciou das suas principais concorrentes, Weekly Magazine e Weekly Jump, pelo seu público alvo ser de uma idade menor: 12 anos. Sem falar na fama da antologia de ser conhecida como uma revista que tem uma variedade bem maior no estilo/gênero de suas séries. São bem ecléticos. Na Sunday você pode encontrar, além de séries como shounens de porrada, romance e comédia, também títulos diferentes, como um mangá de hóquei no gelo, um shounen de xadrez diferenciado, mahou shoujos, esgrima, corrida profissional, entre muitos outros exemplos. Esses mangás inusitados sempre tiveram seu espaço, apesar de não muito grande, no catálogo de séries da revista e pode ser que continuem tendo, porém nenhum deles conseguiu despontar com sucesso nos últimos anos. Eles sempre estiveram lá agregando um público de nicho e diferente do alvo da revista. Isso é uma prática bem comum entre as demais antologias, que sempre possuem uma ou outra série mais underground pra agregar leitores diferentes.

shonensunday_2

Além disso, a bem verdade é que a Sunday não tem conseguido despontar tantas séries de sucesso como as suas duas principais concorrentes. O mercado pode estar mudando no Japão, com cada vez mais interesse na mídia digital e com as revistas vendendo menos do que antes, mas isso não é o principal motivo para queda da Sunday, ainda mais com uma queda de 200 mil cópias em circulação de 2011 pra 2015. A revista tem grandes e ótimos títulos, sim. Mas de nada adianta se não vier o resultado esperado. Ela tem o clássico, e que já virou ícone pop no Japão, Detective Conan. Tem Gin no Saji, Magi e, um pouco mais abaixo, Hayate no Gotoku!. Isso é muito pouco para uma revista tão grande e tão importante como a Sunday. Pra piorar, Gin no Saji já está na sua reta final e Magi já entrou no seu arco final, o que não significa que chegará ao fim tão cedo. Teve ainda Kenichi e KamiNomi chegando ao fim neste ano. E em meio a tudo isso nada de novo com status de ”grande hit” surgiu.

shonensunday_1

Era mais do que óbvio que mudanças seriam necessárias. E a primeira delas ocorreu um pouco depois da metade do ano, lá por julho e agosto, onde todo o departamento editorial da revista foi reformulado, inclusive tendo a troca do editor chefe da Weekly Sunday. Takenori Ichihara foi quem assumiu esta importante função. Apesar de ter assumido já faz alguns meses, é bem óbvio que não ocorreriam mudanças radicais naquele mesmo momento. Não é assim que as coisas funcionam, ainda mais em uma empresa tão grande como a Shogakukan. Ele primeiro arrumou as prioridades, fez seu planejamento com a nova equipe, instruiu os editores para a nova postura da revista e declarou em entrevista que começaria a fazer as mudanças no outono japonês, ou seja, agora, em outubro.

Screenshot_4

E as coisas começaram a mudar mesmo! Da issue #34 (22/07) até a #48, que sai só semana que vem, tivemos um número absurdo de 11 séries sendo canceladas/chegando ao fim! Tudo isso em um período de 14 edições da revista! Foi quase como um cancelamento por issue. E provavelmente teremos mais anúncios de séries chegando ao fim nas próximas semanas. Isso aí deve ter assustado até mesmo o pessoal da Shonen Jump, hahaha. Dessa forma, Ichihara começou a varrer o que julgava necessário. A revista passou por uma grande transformação e isso pode se refletir em várias coisas. Podem ter decidido mudar o público alvo da revista. Talvez pegando um pessoal um pouco mais velho, como os de 14 anos. Quem sabe, né? Podem ter mudado o estilo de séries que procuram, assim como podem mudar o tratamento com os autores. Bom, isso nós só vamos ter uma ideia melhor com o passar do tempo, pois tudo ainda é muito cedo pra qualquer conclusão definitiva.

shonensunday_3

Ichihara contou mais na sua entrevista. Ele deixou bem claro que a maior prioridade da revista será em fomentar o talento de novos autores. E, assim como está acontecendo agora, ele disse que várias séries da Weekly Sunday e da Sunday Super vão dar lugar a novos títulos de novos autores. Entretanto, também fez questão de mencionar que na visão dele os mangakás experientes tem lugar, sim, na Sunday. Ele basicamente pretende misturar experiencia com novas caras. Eu acho isso ótimo. Parece que a revista vai se assemelhar um pouco a postura da Jump quanto a isso, mas eu acho muito importante esse tipo de coisa. Tem tanto novato de talento no Japão e ver a Sunday dando uma chance em grande número pra tantos é maravilhoso, não apenas pra nós, como também pra eles nessa busca de novos hits e autores de talento.

O novo editor chefe ainda disse que as escolhas das novas séries da Sunday se darão com base na sua preferência e estética e que, por isso, assumiria toda a responsabilidade pelo destino da revista. Bom, isso é algo bem óbvio. Com todos os editores chefes é assim.

shonensunday_4

Fora as mudanças já vistas, Ichihara começou mesmo a mexer as coisas agora em setembro e outubro. Começou criando a Shin Sedai Sunday Grandprix, que nada mais é do que algo semelhante a Golden Future Cup da Jump. Se passou na Weekly Sunday e ao todo foram cinco one-shots de novos autores. O vencedor, isto é, aquele que receber mais votos dos leitores, terá grandes chances de ser serializado no futuro. Ainda não saíram os resultados.

Também foi anunciado pela Shonen Sunday uma série de workshops de mangás ao redor de todo o Japão, com o objetivo de examinar aspirantes a mangakás e dar a eles sugestões de especialistas. Os trabalhos mais promissores receberão um ”prêmio de encorajamento” e a participação em um concurso. Estarão aceitando até mesmo rascunhos. Os três primeiros colocados no concurso receberão uma premiação em dinheiro. O terceiro ganhará 300.000 ienes (~10 mil reais), o segundo 500.000 ienes (~16 mil reais) e o primeiro e grande vencedor 1.000.000 ienes (~32 mil reais) e mais a publicação como one-shot na Weekly Sunday ou na Sunday Super.

Eles passarão em 10 cidades japonesas entre 11 de outubro a 19 de dezembro:

  • 11 de outubro: Academy Human Naha School, Naha
  • 24 de outubro: JAM Japanese Anime / Manga School, Niigata
  • 07 de novembro: Human Academy Escola Fukuoka, Fukuoka
  • 14 de novembro: Academy Human Nagoya School, Nagoya
  • 23 de novembro: Academy Human Sapporo School, Sapporo
  • 28 de novembro: Ohara Information Design Escola de Arte Kanazawa, Kanazawa
  • 06 de dezembro: Academy Human Sendai School, Sendai
  • 12 de dezembro: Academy Human Hiroshima School, Hiroshima
  • 13 de dezembro: Ohara Information Design Escola de Arte de Osaka Namba, Osaka
  • 19 de dezembro: Shogakukan, Tóquio

Nossa, sensacional a ideia. Imagina a quantidade de pessoas que irão participar! Com certeza encontrarão inúmeros talentos em meio a tantas pessoas. E que coisa boa ver uma editora se mexer e tentar fazer algo diferente. Boa parte delas tem a mente fechada e ficam presas ao passado, em vez de se modernizar e também correr atrás. O pessoal da Shogakukan se atrasou em relação as outras, mas já começou a investir na mídia digital. Se ainda não saiu, está pra sair o app deles com mangás para leituras em celulares e tablets, chamado de Manga ONE.

news_xlarge_sunday_mochikomi

Os 11 títulos que chegaram ao fim nessas 14 últimas issues foram:

  • E.T. – Eiga to Tenshi
  • Character Times
  • Nani mo nai kedo Sora wa Aoi
  • Fantasista Stella
  • Drea・mer
  • Rion-san, Meiwakudesu。
  • Sensou Gekijou
  • Lettuce 2-kobun no Suteki
  • Saezuri High School OK-Bu!
  • Oishii Kamishama
  • Heavens Runner Akira

E apenas 4 novos começaram:

  • Charactimes Golden
  • Ad Astra Per Aspera
  • Akatsuki no Tyrant
  • Hatsukoi Zombie

Diferente da Magazine e da Jump, a Sunday possui bem mais títulos semanais. Esse poderia ser um indicativo de que eles pretendem voltar a ter um catálogo mais reduzido, semelhante ao das suas duas principais concorrentes.

Vale a pena ficar de olho nessas e nas novas séries que virão para a revista. Espero muito que o trabalho do Takenori Ichihara dê certo, renda frutos e conduza novamente a Sunday lá pra cima. Ainda assim, a antologia tem novos mangás promissores, como por exemplo Dagashi Kashi, que está com anime pra essa temporada de janeiro de 2016 e que está ganhando uma adaptação em light novel, e aqueles que estiveram com anime recentemente, como é o caso de Denpa Kyoushi e Rinne, no qual já está com segunda temporada anunciada.

Dagashi Kashi

Gosto muito da Weekly Sunday, uma das minhas antologias favoritas. Recomendo bastante que deem uma olhada nos mangás dela, tem muita coisa bacana.

Bom, nos resta agora aguardar e torcer para que novos títulos de sucesso saiam pela Sunday. Só temos a ganhar com isso.

facebook_gekkou_gear!!

Curta nossa página no Facebook!

twitter_gekkou_gear!!

Siga-nos no Twitter!

Feed_gekkou_gear

Assine o nosso Feed!

Ask_gekkou_gear

Nos acompanhe no Ask!

To_LOVE

Recruta-se!

hayate2co8pw9

Att, Gekkou Hayate

4 comentários em “O que está acontecendo com a Weekly Shonen Sunday?!

  1. Quando terminei de ler os capítulos de dagashi (lá da Kiss), pensei que daria um ótimo anime passou nem uma semana anunciaram, nossa Shonen Sunday, passa aqui no Brasil também :v rs.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Caras, essa matéria ficou muito boa. Eu faço análise de TOCs da Shonen Sunday pra um blog e isso foi bastante esclarecedor pra mim. Vou até indicar essa matéria pra leitura na próxima TOC. Muito obrigado. Foi muito útil. 🙂

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s