Unidos Pela Qualidade

upq-700x400

Confiram a bacana iniciativa feita pelo pessoal de alguns fansubs!

Nossa, fazia tempo que não postava mais de uma coisa no mesmo dia, hahaha. Essas provas de final de semestre me mataram mesmo x_x. Enfim, dessa vez trago aqui pra vocês uma campanha feita por uma certa pessoa que conseguiu juntar, se não me engano, uns 21 fansubs para mostrar pra gente um pouco desse mundo que ADMs e staffs de fansubs vivem. Mas não só isso, os principais pontos dessa campanha é tentar mostrar pra vocês, o pessoal que gosta de anime, o que faz um fansub ser um fã sub. É mostrar pra vocês um lado que muita gente não conhece, o lado do pessoal que tem todo o trabalho de trazer pra gente um lançamento de qualidade, é mostrar pra nós que ainda existem fansubs no cenário brasileiro que fazem o que fazem porque, assim como vocês, são fãs de animes, que não querem nada em troca além de respeito. E é esse o pessoal que se uniu para trazer isso pra gente.

Ao longo desse mês, vários posts serão feitos no blog Unidos Pela Qualidade mostrando os passos do trabalho deles, posts para que vocês conheçam um pouco mais sobre alguns fansubs que foram importantes para o cenário brasileiro, alguns infelizmente já fecharam, e sobre alguns fansubs que estão ativos e tem essa mentalidade de ser um fã sub de fato, e não só ter aquela definição de fansub.

A intenção dessa campanha não é criar rixas ou picuinhas com outros subs, com sites de reencode, com uma determinada linha de fansubs, é simplesmente informar. Claro, cada um é livre para assistir por onde achar melhor, e todos os envolvidos nessa campanha sabem disso, mas, infelizmente, nem todos que assistem animes sabem que existe algo fora de um mundo fechado no qual ele se enfiou e que existe, sim, espaço pra todo mundo, cada um com seu público alvo.

Então, vamos lá galera, vamos mostrar pra todo mundo que fansub não é só feito por quem lança, mas pelo público que acompanha o trabalho deles, vamos mostrar que esse cenário imundo que se formou no Brasil, com brigas idiotas, por ego e muitas, muitas vezes por dinheiro não é o que a gente quer, vamos mostrar que a maioria do público otaku que gosta e acompanha os animes quer, sim, que isso acabe.

Esses parágrafos acima tem boa parte copiada do que o Leo, do Awarehouse, escreveu quando divulgou. Ficou tão legal que botei quase tudo aqui também. Abaixo vocês podem conferir um texto, feito por eles mesmos, explicando o que é a campanha Unidos Pela Qualidade, seus objetivos e tudo mais, assim como o site pra todos conferirem.

Oficialmente está iniciada a campanha Unidos Pela Qualidade. Campanha que contará com o apoio de vários fansubs que serão divulgados a seu tempo e que contará com todos os otakus(fãs de anime) Brasileiros para poder ser divulgada pelo maior número de pessoas. Unidos Pela Qualidade tem apenas um único objetivo que é informar, esse blog apenas servirá para divulgar informações sobre o que é um fansub, o que ele faz, e acima de tudo o quão importante é a qualidade do trabalho de um fansub. Essa campanha terá a duração de apenas um mês, no qual todos os dias terá um post novo aqui e várias pequenas postagens na página que criamos no facebook.

Quantos de nós já não foram no google na busca de um anime bom pra assistir, escolhemos o anime e depois vamos na procura dos episódios pra assistir. Depois de alguma procura achamos os episódios num site que nunca tinhamos visto antes e que nem menciona quem forneceu as legendas ou como foram feitas, na falta de outra fonte acabamos baixando os primeiros episódios lá do site desconhecido. Acabamos de baixar e vamos assistir, primeira coisa que vemos é uma imagem pixelada e sem cor, estranhamos mas pode ser problema do player ou dos codecs e continuamos assistindo. Um pouco mais e na abertura vemos que não tem nem uma mera tradução da música que tá passando, pensamos que não tem problema pois queremos é ver o episódio. Passados uns 5 minutos percebemos que algo está errado, o personagem falando pra uma garota e na legenda está no gênero masculino, aí pensamos “Será um cara?!” O tempo passa e percebemos que afinal é mesmo uma garota pois nas outras frases o gênero está no feminino, além disso começamos a notar erros ortográficos e fica difícil prestar atenção com esses erros aparecendo várias vezes. Como se não bastasse, os personagens entram num bar com uma placa enorme escrita em Japonês, e como ninguém falou o nome do lugar ficamos até ao final do episódio sem saber onde eles foram.

legendaruim2

Resumindo perdemos 1h inutilmente, 20 minutos pra achar o episódio no google, 15 minutos pra baixar e 25 minutos assistindo. Com tanta coisa errada no episódio nem prestamos atenção na trama e perdemos o interesse no anime. Meses depois descobrimos um site se intitulando de “fansub” que tem o mesmo anime completo pra baixar, pegamos de lá o primeiro episódio e a magia acontece. De início vemos um baita Karaokê muito bonito, e ficamos cantando a abertura, o vídeo tem uma qualidade ótima e cheia de cor, as legendas são tão boas que esquecemos que estamos lendo elas e finalmente descobrimos que eles foram num “Hostess Club” e ainda ficamos sabendo o que isso é através de uma nota na legenda. Sabem o que acontece a seguir? Voltamos no tal “fansub” baixamos a série toda e assistimos tudo em uma só noite. Finalmente vamos dormir, mas com um grande sorriso na cara e nessa noite temos os melhores sonhos dos últimos dias.

legenda ruim

Conhecem aquela frase mítica do vendedor que fala “Vendemos sonhos!”, pois bem os fansubs fazem melhor, eles oferecem sonhos! Essa história é verídica e graças aos fansubs assistir animes fica mais fácil e se torna mais divertido. Esse é o primeiro post da campanha e quando pensarem em comentar em baixo pedimos que nos contem como conheceram esse mundo dos fansubs e qual a importância deles na sua vida.

Nota Final

Falamos com um total de 21 fansubs em que a grande maioria aceitou participar, sabemos obviamente que muitos ficaram de fora mas não foi por considerarmos que os restantes não têm qualidade. Acontece que foi bastante difícil conseguir o contato desses 21 fansubs e os restantes não conseguimos sequer pegar o contato deles ou nem obtivemos qualquer tipo de resposta. Se você faz parte de um desses fansubs que não foram contatados e quer fazer parte da campanha basta utilizar a página de contato e em 24h te enviaremos os detalhes da mesma.

Se você que está lendo esse post faz parte um site que se dedica a divulgar a cultura dos animes e quer nos ajudar a transmitir essa mensagem, então basta divulgar esse blog ou a nossa página do facebook do jeito que quiser. O mesmo serve caso você seja apenas um fã que apoia essa ideia, pode partilhar essa campanha e os conteúdos dela com outros fãs que vocês conhecem. Só desse jeito essa campanha terá sucesso e alcançará o maior número de pessoas que ficarão informadas do importante trabalho dos fansubs.

http://www.sendspace.com/file/wqma53

Deixamos aqui esse link com um arquivo que contém umas imagens legais pra usarem do jeito que quiserem. Agradecemos a todos que leram esse post e contamos com vocês para que essa campanha seja um sucesso. =)

Site do Unidos Pela Qualidade –> AQUI.

Achei muito bacana essa inciativa e gostaria muito de ver isso entre as scans também, apesar de saber que por lá a coisa é muito mais violenta, isso eu garanto, hahaha. Enfim, espero que essa iniciativa dê certo e que o pessoal envolvido consiga alcançar seus objetivos.

facebook_gekkou_gear!!

Curta nossa página no Facebook!

twitter_gekkou_gear!!

Siga-nos no Twitter!

Feed_gekkou_gear

Assine o nosso Feed!

Ask_gekkou_gear

Nos acompanhe no Ask!

To_LOVE

Recruta-se!

hayate2co8pw9

Att, Gekkou Hayate

3 comentários em “Unidos Pela Qualidade

  1. realmente uma boa legenda faz total diferença, estou assistindo um mahou shoujo com minhas priminhas (Lady Jewelpet) e os episódios tem demorado um pouco a sair, mas quando sai, aí meu coração, já imagino os olhos delas brilhando é uma fofura (juro que não vi um erro sequer na legenda, vale a pena a espera !)

    Curtir

    • Pois é. E não é apenas nos erros de português que praticamente inexistem, como também na qualidade da tradução e adaptação do inglês/jp pra portguês, isso conta mt. Esse negócio de ver com pressa as coisas é pura questão de costume. Eu já me acostumei a esperar 1 ou 2 dias a mais pra ver. Nem me incomoda esperar 1 semana que seja desde que venha algo de qualidade e que a gnt sabe que o fansub fez com mt carinho e dedicação.

      Curtir

  2. Muito bacana essa iniciativa XD
    Ultimamente, enquanto assisto os animes, eu sempre paro pra pensar em como deve ser trabalhoso mexer com isso. Eu jamais conseguiria fazer o que esse pessoal dos fansubs fazem, é um trabalho realmente incrível e que nos proporciona momentos de alegria, enquanto assistimos nossos animes ( :

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s