Mensagem subliminar no capítulo #57 de Shingeki no Kyojin

001

Autor do mangá pediu desculpas pelo ocorrido. Alguém vai perder o emprego…

Nesta quarta feira, 13 de Maio, Isayama Hajime postou no seu blog desculpas sobre a mensagem obscena escondida no capítulo recente de Shingeki no Kyojin. No capítulo, havia um quadro que mostrava um jornal com um idioma próprio da obra ficcional; ou assim era suposto pra ser. O texto na realidade continha uma mensagem vulgar se invertida verticalmente e lida, revelando-se ser katakanas escritos de mal jeito apenas para “disfarçar”.

002

Fonte: ANN

Isayama se desculpou dizendo que o texto não foi intencional e não há nenhuma relevância com a história, isto é, diz ele. Seja o que for, ele aceitou a responsabilidade por não perceber enquanto desenhava. Ainda se desculpou por aqueles que gostam da série e se sentiram decepcionados. Então jurou que será mais cauteloso para garantir que nada como isso se repita no futuro, e que também se devotará a melhorar o mangá.

O editor também se desculpou por não ter notado a mensagem durante o processo de revisão e afirmou que tomará medidas para que isto não ocorra novamente. Explicou que foi um assistente quem escreveu a mensagem sem ele e Isayama saberem.

Abaixo a decifração que os fãs obtiveram:

message-deciphered-468x273

Pedra papel e tesoura, pedra papel e tesoura, pedra papel e tesoura
Então, o que devo fazer, o que devo fazer
Na minha mão direita, uma piroca, na esquerda, uma boceta
Cevada cru, arroz cru, ovos crus
Falar merda o dia inteiro, é isso aí!

NSFW, selecione para ler.

Isto, porém, não é a primeira vez que acontece: alguns fãs japoneses já decodificaram as palavras do idioma usado em Shingeki que aparecem nas páginas introdutórias de cada volume. Assim como neste caso, também era uma forma “mal-escrita” do katakana/kanji comum. Me refiro a esta imagem:

000b

No momento não lembro a tradução correta, mas conta a história dos povos que partiram pra um outro continente a fim de fugirem dos gigante e encontraram as muralhas já construídas.

Seria irônico se na verdade Isayama quisesse omitir informações; daria uma carga metalinguística para o mistério. Por exemplo, imagine se o assistente tivesse escrito não só essas mensagens pejorativas como também revelasse pontos importantes do futuro da obra… Faz sentido eles quererem esconder isso e dá uma contra-medida como o editor falou (que provavelmente será a demissão do assistente). É totalmente equivalente ao que está acontecendo no mangá, o governo escondendo informações sobre os gigantes para que os mocinhos não descubram a verdade. Afinal, quem se ofenderia com palavras ofensivas num mangá onde monstros comem pessoas e não há pudor em mostrar a tortura e violência?

Mas no fim era só porcaria, e Shingeki ainda é um shounen…

facebook_gekkou_gear!!

Curta nossa página no Facebook!

twitter_gekkou_gear!!

Siga-nos no Twitter!

Feed_gekkou_gear

Assine o nosso Feed!

Ask_gekkou_gear

Nos acompanhe no Ask!

Por, Kouma

7 comentários em “Mensagem subliminar no capítulo #57 de Shingeki no Kyojin

  1. Como esses japoneses são estranhos, meu Deus, até pra mensagem subliminares eles escrevem cosias sem sentido… uahsuahsa ‘-‘
    Se fosse trabalhador chinês, eu diria que é insatisfação com o trabalho.

    E aquelas novidades anunciadas, Gekkou, sai ou não sai? Ou saiu e eu não vi? heuhue

    Curtir

  2. Fiquei sem entender também, porque diabos ligariam pra ele tipo de palavriado quando o mangá é tão escroto desse jeito? eu hein.

    Foi o Hajime que desenhou acidentalmente? ou o Assistente que fez de propósito sem ninguém perceber? acredito que quem tenha feito fez de bobeira mesmo, achou que ninguém fosse notar, eu faria algo assim AUSHAUSHA, seria como o Oda colocando personagens no fundo das páginas que aparecem em outros pontos também, “vocês repararam nisso?”

    Mas enfim né.. o mangá já é cheio de mistérios, imagina altos rabiscos nas capas dos volumes, palavras com significado de trás pra frente entre quadros, paredes, livros e etc, ia ser muito show. *o*

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s