O Vôlei em sua melhor forma
Olá novamente. Undead Mars aqui. Minha nova recomendação será um pouco diferente da passada. Um mangá shonen de esporte. Um dos meus esportes favoritos.
Publicado na Shonen Jump desde Fevereiro de 2012, com atuais 71 capítulos e 7 volumes lançados até agora. Como já dito, um mangá sobre vôlei e se você não gostar do tema, não pare por aqui, esse mangá vai te impressionar tanto quanto me impressionou.
Haikyuu conta a historia de Hinata (é homem, viu? Japoneses e seus nomes unissex) um garoto que sempre foi baixinho, certo dia ele assiste uma partida onde um jogador se sobressaía de todos os outros por dois motivos. O primeiro: ele era baixo, o segundo: ele era o melhor jogador da equipe e não, ele não era o líbero e sim o jogador de meio de rede. O narrador o chamava de “O pequeno gigante”. Hinata ficou com isso na cabeça, ele queria ser o novo “pequeno gigante”.
Mas essa também é a historia de Kageyama. Um garoto prodígio no vôlei, ele era levantador, o principal articulador das jogadas dentro de quadra. Ele era chamado de “O Rei do Alto da Quadra” por seu temperamento um tanto arrogante e sua maneira espetacular de jogar. Eles dois entram para o time de Karasuno, onde o time de vôlei estava quase se extinguindo, mas com a entrada desses dois garotos, o time volta á ativa e em ótima forma.
Comentando sobre os pontos que mais me agradam na obra.
O esporte. Primeiro porquê vôlei não é um dos esporte mais populares no Japãoe e Haikyuu foi o primeiro mangá de vôlei que eu vi, ele trata o esporte de uma maneira bem aplicada, utilizando táticas e opções de jogo interessantes, mas que não complica em nada o leitor que não conhece o esporte, sem contar que ele consegue explicar as básicas do vôlei sem ficar chato.
A Arte. Pode parecer estranho à primeira vista, mas quando você vai lendo o mangá, percebe que, apesar de ser algumas vezes desproporcional, ela consegue passar a tensão e todo o movimento necessário numa partida de vôlei.
Acho que existe apenas um ponto negativo na obra. Pra muitos pode até ser uma qualidade, mas é algo que eu sinto falta. A vida dos jogadores fora da quadra. Rara são as vezes em que nós vemos os personagens de Haikyuu em sua própria casa ou pensando em algo diferente que não seja vôlei. Como as partidas são de tirar o fôlego, esse defeito acaba se amenizando.
O que talvez seja o ponto mais forte da obra são os personagens.
Hinata
Sendo o protagonista da obra não deixa de ter aqueles traços clichês do bem amado shonen, como a determinação e o desejo de ser o melhor. Sendo em quase todas as cenas cômico, muito cômico.
Kageyama
O levantador da equipe. Quase sempre sério e sempre perfeccionista. Apesar de ser extremamente sério e ranzinza, ele consegue ser um dos personagens mais queridos, pois ele tenta ser motivador para o time, mas acaba ficando estranho e engraçado.
Nishinoya
O líbero da equipe e o queridinho de todos da equipe. O personagem mais motivador do mangá e se não fosse ele a equipe iria fazer muito pouco, pois o que ele joga é impressionante.
Sawamura
O capitão da equipe, outro jogador bastante motivador, mas por não ter uma característica muito ressaltada acaba ficando de certo modo apagado, apesar de sua importância para a equipe. Um dos jogadores de maior técnica do time.
Asahi
Um dos jogadores do time que já haviam desistido do time. Jogador de total importância para equipe pelo fato de conseguir bloquear e cortar muito bem. Anteriormente era o ‘Nome’ do Time.
Tanaka
O membro mais exaltado da equipe. Sempre aparece gritando e fazendo graça de tudo. Outro jogador bastante motivador, que até agora se mostrou um jogador regular.
Tsukishima
Um personagem fechado e calado, abrindo a boca quase sempre para reclamar de algo, apesar disso, ele é um jogador bastante alto e trabalha tanto no corte como no bloqueio.
Sugawara
Vice-capitão da equipe e outro jogador extremamente motivador. Levantador reserva, pois perdeu a posição para o Kageyama, o que aparentemente não o irrita, mas ninguém gosta de ficar na reserva, né?
—
Então, Haikyuu não é um mangá só pra quem gosta de vôlei. Obviamente, se você odiar o esporte será bem difícil lê-lo, mas se você gostar de mangás shonens em geral, vale a pena a conferida, pois ele impressiona muito.
–
Curta nossa página no Facebook!
Por, Undead Mars
Haikyuu é sensacional, um dos meus mangás de esporte favoritos, o que eu mais gosto nele é que em uma partida o autor consegue destacar e fazer uma evolução em todos os personagens da equipe, até mesmo os reservas
CurtirCurtir
Otimo texto,Haikyuu é um mangá excelente ,atualmente o mangá de esporte q mais gosto muito bom mesmo
CurtirCurtir
HQ! é muito foda mesmo, personagens muito cativantes.
Sempre gostei de assistir e praticar voleibol, quando vi um mangá sobre vôlei na SJ eu fiquei bastante empolgado e com certeza não me decepcionei.
Muita gente gosta de dizer que HQ! só virou o que é atualmente graças aos “mimos” da equipe editorial dando várias páginas coloridas, mas eu vejo justamente da forma contrária, o mangá ganhou várias páginas por que obviamente tem muita qualidade e as merece (pena que quase todas dão uma impressão de serem iguais).
CurtirCurtir
o povo esquece q HQ só ganhou esses mimos por que já estava muito popular, fazer o q né alguns tem memoria seletiva
CurtirCurtir
Gostei do post e também acompanho HQ já a um bom tempo e também gosto muito dele apesar de ainda preferir Kuroko 😛
Mas uma coisa que você poderia ter colocada era o fato de que HQ é um mangá esporte REALISTA ao contrário de por exemplo Kuroko e Prince of Tennis o que pode ser bom ou ruim dependendo do gosto da pessoa
CurtirCurtir
vlw o/
Esse foi um dos fatos de eu gostar mais de HQ do que Kuroko, o mangaká de HQ não tem medo de mostrar a realidade,que um time em formação raramente ganha de um time com entrosamento, e em Kuroko qnd li os primeiro 50 caps fiquei, vije, parece até q eles tem poderes (Midorima por exemplo), apesar de ter gostado bastante dos personagens.
CurtirCurtir