Kodansha Manga Awards 2015 – Divulgado os vencedores

Kodansha-manga-awards-2015

Uma das mais importantes premiações de mangás do Japão.

Confiram os indicados e vencedores nas categorias de melhor shoujo, de melhor shounen e de melhor mangá geral nessa 39ª edição do KMA!!

Finalmente foi divulgado os resultados dessa 39ª edição do Kodansha Manga Awards, uma das premiações de mangás mais conceituadas no Japão. Confiram a lista de indicados e de vencedores:

– Melhor mangá shoujo

Indicados:

Ookami Shoujo to Kuro Ouji

black-prince

Hatta Ayuko — 12 volumes — Comédia, Drama, Romance, Shoujo, Vida Escolar — Betsuma (Shueisha)

Conta a história de Erika Shinohara, uma menina de 16 anos de idade que fala para suas amigas sobre suas façanhas românticas, mas ela realmente não tem namorado. Ela mostra uma foto de um cara desconhecido para tentar provar, no entanto, o garoto na foto acabou por ser um estudante da escola das meninas, Sata Kyouya, e foi logo reconhecido pelas amigas de Erika. Para piorar, a conversa entre as três foi ouvida por Kyouya. Desesperada, Erika acabou pedindo para ele fingir ser seu namorado. Infelizmente, Sata, que por fora é um belo e agradável rapaz, revela-se um verdadeiro príncipe negro, sempre pronto para chantagear Erika e trata-la como o seu cão.

Shougakusei no Himitsu

shogakusei

Nakae Mikayo — 4 volumes — Shoujo, Vida Escolar — Nakayoshi (Kodansha)

A história segue alunas do ensino fundamental e as suas preocupações, como a primeira vez em que um amigo de infância faz o coração bater mais rápido, ou como o seu corpo de estudante começa a mudar. O mangá conta as histórias de segredos que ninguém fala, mas que todos se preocupam.

Nigeru wa Haji da ga Yaku ni (Vencedor)

nigeru

Umino Tsunami — 5 volumes — Josei, Romance — Kiss (Kodansha)

Mikuri Moriyama tem uma pós-graduação, mas por causa da escassez de trabalho, ela só consegue encontrar um emprego temporário. Ela encontra trabalho como governanta pessoal de Hiramasa Tsuzaki, um subordinado na empresa de seu pai. Quando seus pais decidem se mudar para o campo para se aposentar, Mikuri  corre contra o tempo para encontrar um trabalho mais estável. Em Dúvida sobre o que fazer, de repente Tsuzaki propõe a Mikuri  que os dois entrem em um “contrato de união”, já que Mikuri quer deixar seus pais se mudarem para o campo sem preocupação e Tsuzaki não  quer contratar outra governanta.

Liar x Liar

liar-liar

Kindaichi Renjuurou — 7 volumes — Comédia, Drama, Romance, Shoujo, Slice of Life, Vida Escolar — Dessert (Kodansha)

Um dia, por um capricho, Minato, garota de 20 anos de idade, se veste com um bonito uniforme de colégio de um amiga sua e sai rapidamente pela cidade. Para seu horror, ela acaba correndo para seu meio-irmão, Tooru, que é, na verdade, apenas alguns meses mais jovem do que ela. Como ele é bonito, e um jogador famoso, Minato teve de lidar com o ciúme constante e a suspeita de outras meninas no seu tempo de escola. Por incrível que pareça, ela consegue convencer Tooru que ela é, na verdade, alguém que só se parece muito com sua irmã. Ele está tão convencido disso, que começa a tentar sair com ela e, por várias razões, ela vai junto com ele. O que começou como uma simples piada, agora está evoluindo para a maior mentira que Minato já disse!

Watashi ga Motete Dousunda

kiss-him-not-me

Junko — 5 volumes — Comédia, Harém, Romance, Shoujo, Vida Escolar — Bessatsu Friend (Kodansha)

Serinuma Kae é uma colegial gordinha do segundo ano do ensino médio e é uma fujoshi que secretamente observa seus colegas, Igarashi-kun e Nanashima-kun. A morte de seu personagem favorito faz com que ela se torne depressiva e perca peso rapidamente. Agora que Serinuma se tornou uma garota atraente para seus colegas de classe, como é que ela vai lidar com eles? Com a sua constante paixão por yaoi!

– Melhor mangá shounen

Indicados:

Days

news_large_days1

Yasuda Tsuyoshi — 11 volumes — Esportes, Romance, Shounen, Slice of Life, Vida Escolar — Weekly Shonen Magazine (Kodansha)

Dois garotos se encontram em uma noite de tempestade: Tsukushi, um menino sem qualquer características especias em tudo, e Jin, um gênio do futebol. Naquela noite, Jin arrasta Tsukushi para o mundo do futebol colegial.

Nanatsu no Taizai (Vencedor)

7-sins

Suzuki Nakaba — 14 volumes — Ação, Aventura, Comédia, Drama, Ecchi, Fantasia, Shounen, Sobrenatural — Weekly Shonen Magazine (Kodansha)

 Os “Sete Pecados Capitais”, um grupo maligno de cavaleiros que conspiraram para derrubar o reino de Britânia, supostamente foram erradicados pelos Cavaleiros Divinos*, embora ainda existam rumores de que eles estão vivos. Dez anos depois, os Cavaleiros Divinos realizaram um golpe de estado e assassinaram o rei, se tornando os novos e tiranos governantes do reino. Elizabeth, a única filha do rei, sai em uma jornada para encontrar os “Sete Pecados Capitais”, e recrutá-los para que possam ajudar a tomar o reino de volta.

Hinomaru Zumou

zumou

Kawada — 3 volumes — Ação, Artes Marciais, Drama, Esportes, Shounen, Vida Escolar — Weekly Shonen Jump (Shueisha)

Um ritual divino, uma arte marcial, um esporte isso que é combate no sumô !! O “pequeno” novo aluno, Ushio Hinomaru, aparece perante ao fraco e pequeno clube de sumô do Colégio Oodachi! As palavras “grandes” e “pesados??” são as regras para esse esporte, que não se encaixam em nenhuma polegada desse novato, mas esse garoto quer o que no clube…!? Ushio e o pequeno clube de sumô começa a trilhar seu caminho para o topo! O objetivo é Hinoshita Kaisan! O título de maior lutador de Sumô!

Yowamushi Pedal (Vencedor)

yowapeda

Watanabe Wataru — 39 volumes — Comédia, Drama, Esportes, Shounen, Slice of Life, Vida Escolar — Weekly Shonen Champion (Akita Shoten)

O otaku Sakamichi Onoda acaba de entrar na escola e tem planos de entrar para o clube de anime. No ensino médio, Onoda não tinha nenhum amigo com quem pudesse falar sobre anime, jogos, Akihabara e outras coisas de otaku, e ele está esperando que possa fazer tais amigos no clube de animes, mas ele descobre que o grupo foi dissolvido. A fim de restabelecer o clube, Onoda tenta encontrar quatro outras pessoas que gostariam de participar.

– Melhor mangá geral

Indicados:

Onna no Ie

onna-no-ie

Torikai Akane — 5 volumes — Josei — Be Love (Kodansha)

A história gira em torno da Yuuka, 29 anos, que estava abandonada por seu namorado, e sua irmã mais nova, de 25 anos, Sumika. As duas retornam para a sua cidade natal, Osaka, devido a uma doença grave de sua mãe. A mãe de repente dá a Yuuka uma “ordem da mãe”: Yuuka deve se mudar com ela e Sumika para viverem juntas em Tóquio. O mangá conta uma história ”só de mulheres” durante sua vida doméstico, de duas irmãs e sua mãe.

Kasane

kasane

Matsuura Daruma — 5 volumes — Drama, Horror, Psicológico, Seinen, Sobrenatural, Tragédia — Evening (Kodansha)

Pessoas bonitas são amadas e reverenciadas. Elas tem tudo que desejam na ponta dos dedos… Mesmo que a beleza seja uma completa ilusão.

Antes da mãe de Kasane morrer, ela recebeu um batom especial de sua mãe. Foi-lhe dito que se tudo realmente ficasse difícil, ela deveria usa-lo e beijar o que realmente deseja.

Mas esta lembrança é uma bênção ou uma maldição?

Kounodori

kounodori

Suzunoki Yuu — 7 volumes — Drama, Psicológico, Seinen, Slice of Life — Morning (Kodansha)

A história segue a vida do obstetra Sakura Konotori, que também durante as noites é um músico de jazz. No Japão, o parto não é considerado uma doença, e assim o seguro não cobre o parto normal. Cuidados obstétricos não significam que uma lesão ou doença está sendo curada. Para um parto normal, um obstetra não é necessário, mas se algo acontecer, um obstetra torna-se necessário.

Sidonia no Kishi (Vencedor)

sidonia

Nihei Tsutomu — 15 volumes — Ação, Comédia, Drama, Maduro, Romance, Sci-Fi, Seinen — Afternoon (Kodansha)

Arriscando sua vida para assegurar a sobrevivência da humanidade, Tanikaze Nagate luta em sua armadura prateada, o Tsugumori! Milhares de anos se passaram desde que os Gauna destruíram o sistema solar. A enorme nave mãe, Sidonia, viaja pelo espaço produzindo e propagando humanos. Trazido do mais inferior dos níveis de Sidonia, um jovem homem, Takinaze Nagate, torna-se um Recruta Guardian e é autorizado a pilotar o desatualizado, mas histórico e renomado Tsugumori. Nagate e seus companheiros pilotos irão arriscar suas vidas contra Gauna, na batalha decisiva pela sobrevivência da humanidade.

ReLIFE

relife

Yayoi Sou — 3 volumes — Comédia, Romance, Seinen, Slice of Life, Vida Escolar — Comico (Taibundou)

A História segue Kaizaki Arata, um desempregado de 27 anos que falha em todas as entrevistas de emprego após sair da última no qual ficou por somente três meses. Sua vida muda após conhecer Yoake Ryou do Instituto ReLIFE de Pesquisas, que o oferece uma droga capaz de modificar sua aparência para a de um jovem de 17 anos novamente e então tornar-se alvo de experimentos por um ano no qual que ele começa sua vida de estudante mais uma vez.

– Prêmio especial

Cooking Papa

Cooking-Papa

Ueyama Tochi — 131 volumes — Seinen, Slice of Life — Morning (Kodansha)

Araiwa Kazumi é um assalariado enérgico, que é capaz de gerir perfeitamente as suas responsabilidades no trabalho e em casa. Kazumi é também um fantástico chef, embora muitos de seus colegas de trabalho não tenham consciência disso. Sua esposa Nijiko, que trabalha como jornalista, tem um pouco de dificuldade para arranjar tempo para sua vida em casa. No entanto, ela tenta ser sempre uma mãe alegre. Com seu filho Makoto, que tem 7 anos no início da história, eles têm uma família muito feliz. Esta é uma história que segue a família Araiwa e seu prazer com comidas deliciosas. Instruções de culinária também são frequentemente incluídas em toda a história, tendo sempre uma receita apresentada no final de cada história, introduzido pelo protagonista.

d014-001.png

Como sempre, o Kodansha Manga Awards nos apresenta títulos muito bons e curiosos concorrendo aos prêmio. Não conhecia alguns dos indicados e pretendo dar uma conferida, geralmente eles escolhem mangás realmente bons.

Acredito que boa parte do pessoal não conhecia a maioria dos indicados na categoria shoujo. Dentre eles, o meu favorito é Ookami Shoujo e até estava torcendo por ele. Watashi ga Motete eu também já conhecia e acho muito divertido. Fiquei bem feliz quando vi sua indicação. Os demais eu não conhecia, apesar de já ter ouvido falar de Liar x Liar. O vencedor acabou sendo Nigeru wa Haji da ga Yaku ni, que infelizmente não possui nenhum capítulo feito por scans, tanto em BR como nos gringos. Ele vende razoavelmente bem para um título pouco conhecido e de poucos volumes até então. Shougakusei no Himitsu é outro dos indicados na categoria shoujo que não possui capítulos feitos por scans na Internet. Ele já foi concluído com 4 volumes ao todo. De maneira geral, os títulos indicados vendem entre 20 a 80 mil unidades por volume, com exceção de Ookami Shoujo, que beira aos 200k~300k.

A categoria shounen me agradou bastante. O pessoal que acompanha o Gekkou há algum tempo, mais precisamente as ToCs das revistas, sabe muito bem que a minha revista favorita é a Shonen Magazine, por isso foi bem bacana ver que metade dos indicados são de lá. Todos os escolhidos eu gosto bastante e realmente possuem uma ótima qualidade. Days é um dos melhores mangás de futebol e esportes em geral que eu já li. Felizmente as scans gringas estão começando a fazer o mangá. Ele é bastante popular e tem vendas próximas de 100k por volume. Nanatsu no Taizai dispensa comentários. Era mais do que merecido o prêmio. Mas ele não levou sozinho essa. Yowamushi Pedal também foi vencedor ao seu lado. O mangá shounen de ciclismo teve seu grande ápice após a estreia do seu anime alguns anos atrás. Desde então ele se tornou muito conhecido e passou a vender bastante, ficando até mesmo entre os títulos mais vendidos de 2014. Num primeiro momento o estereótipo por ser um mangá de esportes, ainda mais de ciclismo, afasta bastante gente dele, mas recomendo muito a darem uma conferida. É muito bom. Podem pegar o anime para assistir, já que o mangá está atrasadão nas scans.

romance_slice_life_manga

Quem também apareceu – e merecidamente – entre os indicados foi o novo sucesso da Weekly Jump, Hinomaru Zumou. Outro título de esportes e que também trata de uma atividade menos popular, o sumô! Até mesmo no Japão esse é um esporte ultrapassado, porém o mangá é realmente muito bom apesar de tudo isso citado anteriormente. Ele, inclusive, conseguiu a façanha de ter o seu primeiro capítulo ranqueado na Jump com o primeiro lugar entre os demais mangás da revista! Com certeza não é pra qualquer um. Vocês podem conferir um post de primeiras impressões que fizemos do mangá clicando AQUI.

Na categoria geral, que se escolhe o melhor mangá sem restrições de gêneros, o grande vencedor foi Sidonia no Kishi. Eu amo essa obra! É um dos meus títulos favoritos atualmente. Quem curte um sci-fi e algo com um enredo e uma trama muito boa, madura, inteligente e cheia de ação não pode deixar de conferir. Sidonia tem, inclusive, o seu anime dublado em português do Brasil!! O protagonista tem a voz do mesmo dublador do Ash (Pokémon), Timmy Turner (Padrinhos Mágicos), Ichigo (Bleach), entre outros. Ele é exibido no Netflix e se encontra na sua segunda temporada, que por sinal está saindo agora nessa season de abril/2015. Quem quiser conhecer melhor pode conferir a nossa review de Sidonia clicando AQUI. Enfim, achei o prêmio muito bem merecido e a altura dessa importante premiação.

Entre os demais indicados tivemos as novas promessas ReLIFE e Kasane, que também foram citados numa enorme pesquisa que apontou os 20 mangás que deverão fazer grande sucesso no futuro. Fizemos um post sobre isso, vocês podem conferi-lo clicando AQUI. Hinomaru Zumou foi citado entre os 20 também.

Em ReLIFE, o protagonista era meio que um fracassado de quase 30 anos quando acaba indo parar numa empresa. Nessa empresa ele testou uma nova droga/remédio/afins que fez com que ele voltasse a ser jovem e, portanto, voltasse a ir para a escola. Tudo muito conveniente, mas bastante divertido. Tenho certeza que muitos aqui também gostariam dessa pilula milagrosa, hahaha. O formato do mangá é um pouco diferente do normal, provavelmente ele seja publicado digitalmente. Ele também é full color.

Kasane é outro que tem um plot bem interessante. Conta a história de uma mulher que usa um batom especial que é capaz de roubar o rosto de outras pessoas. Ela usa também para roubar a beleza de outras mulheres.

knightsofsidonia4856

Confesso que os outros dois indicados eu não conhecia, foram eles: Kounodori e Onna no Ie, ambos títulos da Kodansha. Achei a sinopses dos dois bem interessantes e que, de fato, remetem a algo mais maduro. Kounodori possui alguns capítulos online pra quem quiser dar uma conferida, enquanto o josei Onna no Ie ainda não despertou o interesse de alguma scan gringa. Espero que após esse Kodansha Manga Awards algum grupo se disponha a traduzir e editar o mangá pra gente.

E pra fechar, ainda tivemos uma premiação especial. Deram essa honra ao clássico Cooking Papa, mangá de mais de 130 volumes e que é publicado desde 1984 (!) na revista mensal Morning, da Kodansha. Tem capítulos do mangá online por aí pra ler. Achei bem bacana terem feito essa lembrança pra Cooking Papa. Mais do que merecido.

Esse ano foi abolida a categoria de melhor mangá infantil. O último vencedor foi Youkai Watch, em 2014. Ano passado quem levou a melhor na categoria shounen foi o meu amado Baby Steps. Na categoria shoujo o vencedor foi o ótimo Taiyou no Ie. E na categoria de melhor mangá geral quem levou foi o super interessante josei Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu.

Gostei bastante dos indicados e vencedores do Kodansha Manga Awards de 2015. Teve ótimas escolhas, títulos desconhecidos muito interessantes e vencedores muito bons e que realmente mereceram. Quem será que vai pintar entre os nomeados para 2016?!

facebook_gekkou_gear!!

Curta nossa página no Facebook!

twitter_gekkou_gear!!

Siga-nos no Twitter!

Feed_gekkou_gear

Assine o nosso Feed!

Ask_gekkou_gear

Nos acompanhe no Ask!

To_LOVE

Recruta-se!

hayate2co8pw9

Att, Gekkou Hayate

4 comentários em “Kodansha Manga Awards 2015 – Divulgado os vencedores

  1. Nããão, parem de reconhecer a Junko como autora de shoujo, deixem ela voltar pro yaoi ç___ç
    Os mangás dela sempre serão os melhores 😡 espero que não se empolgue, sinto falta ‘0’

    Curtir

  2. Aeee, Nanatsu, uhul! Bem merecido o prêmio e yowamushi pedal também mereceu, e mais um incentivo pra mim finalmente assistir Sidonia, embora eu tenha que descobrir um jeito de assisitir junto com os outros 50 animes que estão na minha lista!

    Curtir

  3. Pingback: Gasp Show #01: Angélica Vira Uma Estrela | Ecchi Must Die!

  4. Pingback: Ranking Oricon – Os 30 mangás mais vendidos do 1º semestre de 2015 | Gekkou Gear

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s