Comentando – Shingeki no Kyojin #58 – Tiroteio

001

Coreografias de luta perfeitas!

Sabem o que é uma boa luta? É quando o personagem faz uso de todos os seus equipamentos usando-os sabiamente, usa recursos do terreno, e mais que isso: é quando a luta move o enredo. Lutas colocadas apenas para serem cools são nada além de fanservice disfarçado. Mas em Shingeki, não teve uma luta que foi fanservice, pelo menos que eu lembre. Aliás, estava relendo Shingeki pela terceira vez esses dias, e que experiência… é como se toda vez que eu relesse fosse a primeira. Sempre descobrindo algo que não havia notado antes. Por essa lógica, já dá pra formar várias teorias sobre a origem dos titãs, se levarmos em consideração que esse jeito de deixar pistas mal faladas no mangá é estilo próprio do Isayama.

O ponto forte desse capítulo foi como a luta foi colocada nos quadros. Algo que percebi relendo os capítulos é que Isayam faz muito uso de quadros suspensivos, que transmitem mistério e impactam na página seguinte. Somando isso à imprevisibilidade do mangá, mesmo já sabendo que “alguém pode e vai morrer”, nós nos surpreendemos com suas mortes. E até quando não há mortes ficamos surpresos! Que foi o caso desse capítulo.

002

Do jeito que as coisas são, não pude deixar de pensar que esse seria o último capítulo que veríamos o Levi. Eu esperava que ele morresse, mas não queria que ele morresse, e ao mesmo tempo que esperava a morte dele tinha expectativa de que ele sobrevivesse nesse capítulo! É esta a ambiguidade que falei acima. Mas isso é culpa dessa narrativa de suspense do Isayama, muito bem feita neste cap! Outros capítulos que houveram lutas também foram assim, imprevisíveis no resultado. Porém, este deu pra notar melhor o uso disso. Não sei se foi porque teve em maior quantidade ou porque transmitiram muito bem a ambiguidade do resultado.

003

Um ponto mal, não necessariamente ruim, mas que se destacou por vir de algo novo e ser “WTF?” à primeira vista é esse novo tipo de DMT: Pistolas com âncoras. É igual homem-aranha, mas diferentes deste o Isayama não explicou a física do aparelho. Lembro que nos primeiros capítulos ele até consultou um especialista no assunto para ajudá-lo a fazer um design realístico dos DMTs antigos, algo que não ficasse anacrônico pro tempo da série. Eu nem sou o melhor pra falar isso, não entendo de anatomia e tampouco de física, mas até pra um leigo como eu os movimentos desses soldados ficaram estranhos com o impulso da corda sendo puxado do punho. Como eles não perdem as mãos? O antigo DMT fica no quadril, uma parte intermediária do corpo, então quando são puxados vai a parte superior e inferior do corpo levando impulso do gás. Essas pistolas DMT não faz sentido a física, pelo menos porque ainda não tem uma explicação esclarecedora.

31

Essa sequência que o Levi pega o inimigo com o DMT e o puxa cortando ao meio, fazendo um estrago total no corpo do indivíduo, seguida dessas reações de pasmo dos mocinhos, me fez pensar porquê eles tiveram essas reações. Ou melhor, porquê Isayama quis evidenciar isso. É um velho tema que veio de novo mas com uma outra roupagem. Lembram quando a gigante fêmea perdeu o Eren? Por que acham que ela chorou? A minha interpretação é que ela se sentia arrependida por ter matado tantos companheiros, tantas pessoas, tantos humanos! E no final seu sacrifício ter sido em vão. Essa cara que eles fazem ao verem o Levi matar o cara, é a mesma de quando viram ele matando um gigante pela primeira vez. E da mesma forma, é a primeira vez que o veem matando uma pessoa como se mata um gigante. Pior! Foi mais violento que num gigante. Isso só deixa claro que Shingeki no Kyojin é um mangá mais sobre humanos do que sobre gigantes que comem pessoas. Sobre o inimigo do meu inimigo, sobre objetivos em comum. Porra, é sobre humanidade cara. Sobre sacrifícios! E isso ficou claríssimo nessa página.

Finalizando:

0a2

Teoria do Wdeyvision

16

Ele já nos deu a equação. Só falta calcular.

facebook_gekkou_gear!!

Curta nossa página no Facebook!

twitter_gekkou_gear!!

Siga-nos no Twitter!

Feed_gekkou_gear

Assine o nosso Feed!

Ask_gekkou_gear

Nos acompanhe no Ask!

Por, Kouma

6 comentários em “Comentando – Shingeki no Kyojin #58 – Tiroteio

  1. Bem como o brother deu sua teoria eu vou dar a minha:

    Seguindo minhas incessantes pesquisas de 1 dia em minha opinião os titãs são uma arma de extermínio da humanidade criada obviamente pelos humanos desacreditados com a mesma, a justificativa desta teoria é o one-shot de shingeki no kyojin, é obvio que não vai ser igualzinho ao one-shot mais a base provavelmente vai ser a mesma.

    Uma outra coisa é sobre o titã colossal e encouraçado (é assim mesmo os nomes?) acho que no primeiro ataque das muralhas não foram aqueles dois irmãos (que já não me recordo os nomes) que fizeram o primeiro ”buraco” minha justificativa pode, para alguns, não ser muito consistente mas no volume 4 do mangá (não me recordo o cap) os 2 maninhos estavam contando sua história e aparece um quadro de flash back mostrando os titãs aparecendo lá com um dos caras e um titã na face dele! Acho que este quadro é verídico pois a premissa de um mangás sérios é que o receptor descubra as teorias da obra pelos fatos retratados sem a quebra da quarta parede (ou seja infelismente você nunca poderá fazer igual em dragonball e ajudar a fazer a genki dama) e já que o eren ainda não tem o poder de ler mentes aquele quadro seria apenas uma pegadinha se não fosse real. Já a segunda invasão acho que já foram os dois.

    Agora vou deixar pra escrever o resto próximo mês porque eu tenho uns compromissos falou.

    Curtir

  2. tbm fiquei chocada quando vi o Levi matar o homem como mata um titã ( mas a cena foi ****, no anime esse cap ficaria divino *-*)

    Curtir

  3. Uma coisa que é simples de se perceber à essa altura da obra é que os Titãs não foram criados por acaso, sem querer(por algum acidente medicinal). Os Titãs foram criados com um objetivo.
    Na minha humilde opinião, os humanos, que vivem em constantes conflitos, estavam à beira de suas covas por conta de guerras intermináveis. Então, um certo grupo de pessoas criou uma espécia de predador para os humanos, para que assim, os humanos tivessem um só objetivo, a exterminação de um inimigo em comum.
    Bom, não deu muito certo.

    Bom, essa é a minha teoria(teoria de quem está nessa parte do mangá, no capítulo 58).

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s