Comentando – Shokugeki no Souma – #63

63

E Souma vence a enquete!

O capítulo começou bastante apressado, com tanto Alice quanto Souma preparando seus pratos. Achei engraçado a comparação feita pela Sakaki da maneira como Alice cozinha, como um experimento químico, utilizando aqueles frascos e tudo mais, porém onde ela realmente impressiona é na técnica, no artesanal.

A comédia vem sendo um dos pontos altos de Souma, apesar de aparecer sutilmente muitas vezes. E nesse capítulo fica por parte de Alice e da platéia. Ninguém sabia como o Souma poderia ganhar a batalha, mas pra minha alegria, tivemos um flashback tão recente que nem se pode chamar de flashback, para explicar como o protagonista havia se preparado para essa batalha.

Bento, o prato milenar japonês, como referido em alguns site que eu pesquisei e_e. Parece que existia desde a época dos samurais. Parece até um prato épico:

Hoje em dia a zoeira rola solta hue hue hue

Mas deixando a brincadeira de lado, é um tipo de prato que pode ter milhares de variações,ou seja, fugir do comum não vai ser um grande problema, acho que o problema mesmo parece ser tanto a imagem da comida (obviamente, a comida tem que ser boa, mas aqui quero dizer que a aparência dela pode ser algo a mais para o Souma vencer a Alice), como ela irá ficar dentro de uma caixa de pouco mais de 30cm.

Souma tem a ideia de fazer um Bento Nori (um tipo planta marinha, utilizado muitas vezes na culinária japonesa), assim como a Sakaki, eu também achei estranho a escolha do Souma, pelo fato de parecer algo bastante comum já que se tem inúmeras possibilidades. Mas a ideia do protagonista é pegar um prato dito como comum e evoluí-lo ao ponto de deixar a sua própria marca nele. O engraçado foi a sensação que a Sakaki teve quando comeu ele e se sentiu como o protagonista do mangá da Jump Isobee Isobee Monogatari (boa referência), o que me lembra que esse mangá se passa lá na época Edo do Japão, exatamente a época de surgimento do Bento, foi uma referência muito bem pensada.

O que mais me deixou ansioso para o próximo cap. foi a cara do Souma, foi algo ainda melhor que névoa sobre o prato da Alice. E o que vocês acham? O Souma ganha da Alice, o que poderia ser um tanto quanto inusitado até porque Alice é considerada a melhor cozinheira participando da competição, seria um leve protagonismo, mas se Alice ganhar pode acabar sendo um pouco brochante. O que pra mim deixa o autor do mangá com uma situação complicada pra resolver.

Como é meu primeiro comentando espero que tenham gostado, tentei fazer algo divertido e fácil de ler.

Comentem o/

facebook_gekkou_gear!!

Curta nossa página no Facebook!

twitter_gekkou_gear!!

Siga-nos no Twitter!

Feed_gekkou_gear

Assine o nosso Feed!

Ask_gekkou_gear

Nos acompanhe no Ask!

Por, Undead Mars

22 comentários em “Comentando – Shokugeki no Souma – #63

  1. Alice logo no começo, foi uma decisão incrível do Tsukuda. O roteiro sempre impressiona. No começo, eu pensei que o Souma precisaria usar o Menu Especial para competir com ela, mas ele decidiu ir com um prato original. A Alice além de uma chef extraordinária, é uma das minha favoritas pelos seus pratos inusitados. Essa batalha vai ser emocionante. E parece que doces finalmente entrarão no mangá, eu esperava por isso *-*

    E essa Ryouko é muito linda, socorro *-* O mais interessante é ver que o Souma está para enfrentar só inimigos da elite. Alice, e provavelmente Hayama e o Punk misterioso que parece ser uma das cartas do Alquimista. Espero que a Megumi sobreviva de alguma forma nessa selva, haha.

    Shokugeki continua cada vez mais emocionante. Gosto de citar as palavras da Fumio. ‘Souma é o pior de todos os mal perdedores’, isso resume bem ele. Além disso, ele provavelmente puxou o pai que sempre fazia pratos malucos quando estudou na escola, então podemos esperar coisas impressionantes do filho nessa competição. E acima de tudo isso, o Tsukuda não tem medo de fazer o Souma ser derrotado, isso deixa tudo mais emocionante.

    Souma é um incrível atirador, mas é sua primeira vez no campo de batalha da elite.

    Esse roteiro ainda vai me deixar maluco ‘-‘

    Curtir

    • Aliás, ele ganhe ou perca, não acho exatamente que seria um problema. O Souma é um chef inacreditável e ousado, ele tem capacidade de enfrentar os maiores, afinal essa é sua culinária, radical. Assim como a Alice tem a dela. Lembremos que o Furikake levou a Erina a loucura, ele enfrentou um graduado como assistente, conseguiu disputar acirradamente com o Hayama. Ele não é qualquer um, ele é gênio sem experiência. Nenhuma derrota desse mangá eu achei broxante, e não acho que seria protagonismo ele vencer. Mas isso tudo dependerá do desenvolvimento, e dos pratos *-*

      Souma e Erina têm um tipo de culinária flexível (Acredito eu). Eles podem jogar e vencer na área em que o oponente é forte. Só que um pertence a realeza do mundo Gourmet, enquanto o outro é plebeu sem limites, haha.

      Falei demais…

      Curtir

      • Pois é, bem lembrado: o Souma ainda é o atirador, o desafiante. Ele é um “estranho no ninho”, tal qual o seu pai, o chef errante!!!.
        Eu acredito que ele possivelmente irá perder para a Nakiri, mas apresentará algo tão original que chamará atenção até do Demônio Senzae-mon. Afinal de contas, para enxergar genialidade na culinária peculiar do Souma, tem que ter faro dos bons. Lembrando que essa batalha não é a guerra em si (do arco), o embate principal será contra o alquimista, mafioso e etc.
        Acho que eu poderia escrever mais um monte de coisas que ainda não estão amarradas ou especular o que eu espero do desenrolar do enredo, mas daria “pano pra mangá”! Hehe…
        Enfim, esse sem dúvidas é o mangá que mais me chama atenção (das novidades), espero que ele se torne um anime de qualidade…
        Hasta.

        Curtir

      • Shokugeki realmente dá um espaço para falar muito. É até difícil decidir por onde seguir, haha. Para fazer um anime dele, vai ter que ter um estúdio muito competente.

        O que eu mais especulo, é que o alquimista será o principal vilão nesse primeiro ano de escola dele, enquanto ele conhece esse novo mundo.

        E o Senzae-mon parece já ter comprado a culinária do Souma desde o Furikake. Eu vejo por esse lado também, mesmo se o Souma perder, ele vai tomar uma critica tão incrível desse demônio, que vai aumentar mais ainda os seus odiadores, hahaha. Foi igual ele perder para o Hayama, onde os jurados entraram em uma séria controvérsia.

        Que venham mais emoções da cozinha, \o/

        Curtir

      • Bem dito, não teve derrota broxante no mangá mesmo, e realmente pode ser que não seja um protagonismo ele ganhar da Alice. Acho que o mangaka fará a decisão certa, ele não errou até agora, ainda sim me causa uma ansiedade misturada com uma leve angustia

        Curtir

      • nossa belos comentarios aqui ^_~,sobre o alquimista eu acho q não sera nesse arco q o Souma enfrentara ele pelo menos não diretamente, mas ele tem cara de ser o primeiro grande obstaculo de souma na Tootsuki

        Curtir

    • Pois é, fael79. Esse alquimista já deixou claro que quer subjugar os cozinheiros de um modo geral. É bem provável que ele será mesmo um problemão, ao menos nesse primeiro ano. Mas há uma série de “problemas” e recapitulações daqui em diante: a relação Souma x Nakiri Erina; o passado do Yukihira-pai e o porque dele não ter se formado; os outros estudantes da Elite dos Dez, até agora só se revelaram 3, nesse mato tem coelho dos bons!!! Sem contar a afirmação do Souma no episódio 62, lá no final, quando ele fala em derrotar a Nakiri Alice e ficar mais forte antes de ir embora… Sei lá – especulando um pouco -, isso me deu a sensação de que ele talvez não se forme ou abandone a escola por um tempo, ao menos fiquei com essa impressão.
      Sim, o estúdio terá de ser bem competente para ao menos manter o nível do mangá, se conseguir fazer isso será um sucesso!
      Hasta.

      Curtir

      • OBS: O WordPress lhe trollou? Haha, ele vive fazendo isso comigo ‘-‘

        De fato tem muita coisa para ser explorada no mangá, e muita coisa por vir também. Agora, não sei se o Souma pretende deixar a escola, até porque sair de lá não deve ser possível retornar Acho que foi mais algo como ‘sair da batalha’ ou ‘sair da competição’ mais forte. Ele falou sobre ficar mais forte com a Tadokoro também. E ele sempre diz que quer explorar novos mundos de sabores, isso joga a questão para sua visão dele sair do colégio. Mas não acredito que ele não se formará. Ele se formar é seu objetivo, para assim superar seu pai e herdar o Café Restaurante (Essa coisa de se formar pode ser até o que irá diferenciá-lo do pai). Acredito que o ‘sair’, não é sair da escola em si. Pelo menos não nesse momento, todavia acredito na possibilidade dele sair em algum outro momento da escola para visitar restaurantes e aprender, e depois retornar. Acredito que o Senzaemon ainda intervirá de forma positiva no futuro do Souma.

        É extremamente prematuro eu dizer isso agora, mas acredito que o Senzaemon irá apostar mais na culinária do Souma que na própria neta.

        Curtir

  2. Ah, espero que o autor do texto mantenha a regularidade nos comentários, assim como possíveis novidades acerca do mangá e dos projetos que envolvam o mesmo, como já disse antes, Shokujeki, na minha opinião é o mangá mais divertido do momento…

    Curtir

  3. Muito bom o capitulo, especialmente aquela cara que o Souma fez, ansioso pra ver o que vai sair dali. Acho que ele tem que vencer essa luta, afinal ele disse alguma coisa sobre ser o melhor ou algo assim nos primeiros capitulos. A derrota pro Hayama nas preliminares ja foi de bom tamanho, entao gogo ganhar Souma.

    Tenho certeza que o prato da Alice vai ser uma coisa muito da hora, tipo artesanal ou algo assim…

    Curtir

  4. A minha linha é mais ou menos esta, Rafael Sannin. Eu disse mais acima que ele sairá de vez ou por um tempo, das duas fico mesmo com a segunda. Acredito que o Souma irá explorar a culinária como um todo, viajando e trabalhando nos restaurantes mais elitizados e/ou nas “espeluncas”, tipo o Café Yukihira. Saboreando de tudo, porque a cozinha é de domínio universal e extrapola os limites de classe, credo… blá blá blá.
    Mas o clímax desta hipótese seria a volta triunfal para Tootski, para defender a honra da escola, porque acredito que de alguma maneira ocorrerão fatos (um possível golpe na direção) para mudar a linha pedagógica da mesma. Tipo o que o Alquimista quer fazer, subjugar os cozinheiros, transformando a culinária numa mera corporação… Tipo colocando a teoria acima da prática e da criatividade, coisas do tipo. Talvez isso seja um devaneio, mas acho que ocorrerá esse tipo de disputa ideológica nos rumos da Escola.
    Sobre o Velhote-Demônio, acredito que ele irá apostar no Souma, mas não agora. O Yukihira tem mais potencial do que a Nakiri Alice, que se pauta mais na técnica-teoria do que em outros valores… O Souma ainda está meio verde nesse momento, é claro que o jeito dele não irá mudar, ele sempre inventará alguma aos 45 do segundo tempo, mas ele ainda está um pouco instável, meio errante. Enfim, ele deve perder, até para a história não ficar sem graça…

    Curtir

    • Haha, belas palavras. Acredite ou não, a parte ‘política’ e diferentes formas de tratar a culinária é algo que me dá um entusiasmo daqueles. Acredito fortemente que isso ainda dará muito o que falar, e de fato, assim como tu falou, algum tipo de revolução ou mudanças na escola acontecerão. Afinal, o conselho é um dos mais importantes nesse tipo de decisão. Todo bom Shonen precisa de uma guerra. Porque não uma guerra para saber qual o rumo da academia? 😛

      Já o velhote, eu arrisquei nisso porque, estou chutando que ele já sabe de quem o Souma é filho. Tipo o Doujima na saga do acampamento. O Souma é uma fruta verde, mas é uma fruta raríssima, haha. O influência do pai dele é o que vai gerar um suporte a ele por trás das cortinas. Souma entrou sozinho nesse mundo, mas sozinho ele não irá sobreviver, isso é um fato. Ele mesmo já percebeu isso, ele já percebeu o quão pesado será escalar até o topo e por isso quer ficar mais forte 😀

      Que venham os próximos capítulos *-*

      Curtir

      • Tô de acordo, mano. Espero que o autor aproveite bem todo o potencial que esse enredo pode gerar daqui em diante. Ganhando ou perdendo esta batalha, o Souma se fortalecerá para o embate nevrálgico que se dará nas cozinhas e no campo político-ideológico de Tootsuki.
        Vou parar por aqui, porque se não vou começar a devanear demais…
        Hasta.

        Curtir

      • Ah, só para finalizar, acho que o velhote-demônio deve olhar para o Souma e pensar: que moleque insolente, talvez seja pior que o Jouichirou, mas eu gosto desses idiotas.
        É uma típica fala de mangá, lembrando até o que o Barba Branca disse acerca do Luffy! hehe…

        Curtir

      • Ele é velhote, é um demônio, não duvido que pense assim mesmo, haha. Mas ele tem muita cara de fanfarrão, heuehu.

        Curtir

  5. Ya ya, ravelllino. O Yukihira-pai é o ruivo, o Shanks, aquele que influenciou o pirata Souma a cozinhar com liberdade, o verdadeiro espírito dos homens dos mares!!!

    Curtir

  6. Pingback: Comentando – Shokugeki no Souma – #64 | Gekkou Gear

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s