Sidonia no Kishi, a batalha pela salvação – Corrente de Reviews 2014

Sidonia-no-Kishi-Anime-Wallpaper

Aproveitemos, que o futuro pode ser sombrio.

Cá estamos nós outra vez participando pelo segundo ano consecutivo da Corrente de Reviews. Dessa vez nos indicaram o anime de Sidonia no Kishi, que foi ao ar ainda em 2014 lá na temporada dos animes de abril. Na época eu apenas havia baixado os episódios para futuramente assisti-los, mas com essa indicação feita pelo pessoal do Claus by the Wind, tive a chance perfeita para finalmente assistir, pois não tinha planos para o fazer tão cedo. E posso dizer que adorei o anime! Mesmo ouvindo opiniões muito boas sobre ele, ainda não estava tão otimista. Realmente não esperava encontrar algo tão bacana.

Sidonia no Kishi é originalmente um mangá. Ele é um seinen sci-fi que mistura também elementos de drama, tragédia, comédia e ação, e é publicado desde 2009 na revista Afternoon, da editora Kodansha. É escrito e desenhado por Nihei Tsutomu, mangaká conhecido por outros trabalhos de ficção científica, como por exemplo, Blame! e Abara. Ao todo Sidonia se encontra com 13 volumes encadernados e ainda está em publicação.

A História:

sidonia-9

A história de Sidonia no Kishi se passa num futuro distante, em uma realidade que obrigou os seres humanos a fugirem da Terra em várias espaçonaves devido ao ataque de alienígenas conhecidos como Gauna. Muitas dessas espaçonaves acabaram se dividindo e formando suas próprias sociedades dentro delas mesmas. A obra trata sobre a nave Sidonia, na qual os moradores desenvolveram, a fim de sobreviver, a clonagem, o terceiro sexo e a fotossíntese-humana. Seu objetivo principal é encontrar outro planeta em um sistema solar que permita a sobrevivência assim como era antes na Terra.

A trama gira em torno Tanikaze Nagate, protagonista que passou anos de sua vida vivendo nos subterrâneos desconhecidos da cidade com seu avô, que lhe ensinou tudo sobre Gaunas e como derrotá-los. Lá ele aprendeu a usar um simulador dos mechas que usam para combatê-los, chamados de Gardes. Após a morte do seu avô, Nagate se viu obrigado e explorar mais Sidonia até encontrar comida, e é a partir daí que o nosso protagonista chega na superfície e se torna um cavaleiro de Sidonia.

sidonia-no-kishi-

sidonia-no-kishi-585268

Para escrever um bom roteiro de sci-fi, o autor precisa ter uma forte habilidade de construir um mundo. Sidonia no Kishi tem um grande e complexo universo criado. Tanto os termos tecnológicos e científicos como a organização da sociedade e da cultura de Sidonia. E mesmo que essa primeira temporada tenha explorado pouco essa excelente e promissora parte criada, SnK ainda teve um ótimo impulso narrativo. Era simplesmente inevitável chegar ao fim de um episódio e não querer assistir loucamente o próximo. O anime consegue facilmente envolver e manter a atenção do espectador, seja nas cenas de ação ou nos momentos de tranquilidade. Um dos bons impulsos narrativos do anime foi nos mostrar aquele lindo cenário do Espaço Sideral e o relacionamento entre o Nagate e a Hoshijiro.

Sidonia no Kishi4848

Um outro detalhe bacana do sci-fi é que nenhum outro ”gênero” permite essa tão clara visão em preto-e-branco da batalha entre o ”bem” e o ”mal”, independente das engrenagens e conflitos que giram em torno disso e do próprio conceito empregado na obra. Em Sidonia isso também é feito com grande inteligencia pelo Nihei Tsutomu-sensei.

Sidonia não é um cyberpunk. Ele não se propõe, infelizmente, a explorar os termos filosóficos acerca de todas as mudanças tecnológicas que empregam na vida dos personagens e na sociedade como um todo. Com certeza seria muito bacana caso explorassem mais no sentido político todos esses temas, pois realmente são muito interessantes. Até mesmo os mais citados não foram desenvolvidos, como a fotossíntese humana, que veio para ajudar na falta de alimentos fazendo com que todos precisem apenas uma vez por semana passar por esse processo para satisfazer as necessidades corporais, como o terceiro sexo, que permite a pessoa poder optar com o tempo se prefere ser homem ou mulher, e a própria clonagem, um sistema que mantém seu cérebro vivo, mas em um corpo imortal.

Considerações técnicas e opinião:

knights-of-sidonia

Se tem algo que eu gostei demais em Sidonia foi o ritmo agradável que o anime teve. Apesar dos vários momentos cheios de ação, a história toda era contada com bastante calma e serenidade, a ponto de deixar a sensação de que essa primeira temporada tenha sido apenas uma introdução para os verdadeiros conflitos e reflexões que todos terão de enfrentar logo adiante. Esse ritmo moderado também combinou perfeitamente com essa obra fria. Sim. Sidonia no Kishi é frio. O povo é frio. A humanidade é completamente diferente. E essa frieza toda nada mais é do que um próprio reflexo da atual sociedade em que eles vivem.

Mas afinal, o que eles procuram? A salvação? Um novo planeta em um sistema solar como era o da Terra seria, sim, a vitória nessa grande batalha para a salvação do povo de Sidonia.

489465

Não. Eles não lutam apenas para sobreviver. Eles lutam para encontrar o oásis no fim de tudo. Lutam para reconquistar a vida que seus antepassados tinham mil anos antes. No entanto, não há mais volta. Não adianta, a humanidade jamais será como a de antigamente. Eles mudaram tanto que isso se tornou algo inevitável. Mesmo que achem um planeta e um sistema solar seguro, a sociedade se tornou extremamente artificial e 100% dependente da tecnologia. Essa situação extrema afetou drasticamente as pessoas, seu modo de viver, julgar e olhar o mundo, tornando impossível ser o que já foram. Eles podem muito bem conquistar o seu novo mundo, mas jamais voltarão a ser os seres humanos de mil anos atrás. É muito provável que toda essa situação nova geraria inúmeros conflitos e insegurança em todos, sem falar que eles nem sabem como era a vida na antiga Terra, então talvez só venham a descobrir quando passarem por todo o processo de evolução social que nós tivemos que passar, caso consigam mesmo alcançar este difícil objetivo de encontrar um planeta seguro e habitável.

MTuMdLl Sidonia no Kishi5484

Enfim… A famosa animação em 3DCG/CGI que a adaptação em anime de Sidonia teve, com certeza sofre um pré-conceito de muita gente. Eu mesmo estou tendo meu primeiro contato com um anime totalmente feito assim pela primeira vez. Acredito que, apesar dos pesares, se encaixou muito bem em Sidonia. Sem dúvida seria uma experiência bem diferente caso não fosse assim e acho que perderia alguns pontos interessantes. Esse CGI combinou perfeitamente com o clima de SnK e contribuiu para algo mais humano, mais próximo da realidade. As cenas de ação ficaram perfeitas, mas é evidente que, mesmo o estúdio Polygon sendo o mais competente nesse estilo de animação, existiram algumas cenas bizarras, como as caras e bocas que a impagável Izana nos proporcionava. Era muito divertido ver as reações dela quando o Nagate se relacionava com outra menina, haha. Mas o que mais me surpreendeu mesmo foi o fato de rapidamente ter me acostumado com a animação. Não atrapalhou e nem incomodou em nenhum momento. Realmente não esperava por isso.

knightsofsidonia4856

Calma, que tem pra todos!

Calma, que tem pra todos!

Voltando um pouco aos personagens, o nosso querido Nagate, protagonista de Sidonia no Kishi, deixou a desejar, pelo menos na minha opinião. O pano de fundo dele e seus verdadeiros motivos para lutar são simplesmente muito rasos! Parece até que nem ele sabe o que está fazendo e nem sabe onde quer chegar. O próprio anime passa essa sensação em determinados momentos, mas como disse, essa primeira temporada foi claramente uma introdução para os verdadeiros conflitos que estão por vir. Nagate é um protagonista clássico. Burrinho, desajeitado, honesto, atrai mulheres aos montes misteriosamente e possui o aquele famoso diferencial que o torna especial, que seria o fato de ele ser o melhor piloto disparado entre todos. Lógico que existem diversas obras em que temos protagonistas que começam iguais a todos e que se transformam em algo a mais através do próprio esforço, mas não vejo nada de errado com o fato de o Nagate ter essas habilidades especiais, afinal histórias costumam sempre contar sobre a vida de alguém especial, não?

sidonia-no-kishi4417

Temos também outros personagens que se destacam, como a Hoshijiro, responsável por uma aparente grande mudança na história, a Izana, que ainda não se decidiu entre homem ou mulher e o Kunato, um cara lamentável. Sidonia possui ainda muitos mistérios. A própria cidade é cheia de lugares que ninguém conhece, como o próprio local do subterrâneo em que o Nagate vivia com seu avô. Mas acredito que um dos maiores mistérios seja sobre as pessoas do Conselho dos Imortais, sem falar nos próprios Gaunas. Qual seria a origem deles? Seus propósitos? O que realmente são?

7685

5145

Existe muita ação em Sidonia no Kishi. Quando nos deparamos com as primeiras batalhas contra os Gauna percebemos que as coisas definitivamente não serão fáceis. Gaunas são seres incrivelmente fortes, sendo necessário destruir sua placenta para então deferir um golpe em seu núcleo. Só assim para eles morrerem. Um detalhe importante é que a única arma capaz de exterminá-los são as Kabizashi, feitas de um material específico e que parecem ser até inimigos naturais dos Gauna. As batalhas são momentos muito empolgantes e que você fica na expectativa do que pode acontecer. O anime consegue deixar isso com uma atmosfera maravilhosa com a sua trilha sonora sensacional, que vai desde os barulhos dos motores, dos tiros até a própria música de fundo. Um trabalho de ambientação fantástico.

Knights-of-Sidonia-Anime-Wallpaper

Sidonia no Kishi é uma obra pé-no-chão. Lá existem mortes verdadeiras. Mortes de pessoas importantes, queridas e de qualquer random são simplesmente vazias, cruas, frias, tristes, sem qualquer sentimentalismo, emoção ou um grande background por trás. São apenas e verdadeiras mortes. E isso é muito bom!! Mostra muito do que Sidonia é e da obscura realidade em que vivem. A verdade nua e crua é que a realidade deles é extremamente cruel, injusta e brutal. Isso transforma todos no modo de serem. Achei sensacional aquelas cenas super fortes e cruéis do episódio #4 em que pessoas literalmente voam pelos ares e são simplesmente esmagadas ao coliderem em grande velocidade com as paredes manchando elas de sangue. Tudo lá foi incrível. Os gritos, as sensações, o desespero e aquela forte carga emocional que todos estavam passando. Foi algo bem chocante e triste. E se tudo se mostrou tão tenso assim, a realidade parece mostrar que as coisas são muito piores e mais obscuras do que todos imaginavam.

sid-4-3 sidonia-no-kishi-558

Apenas uma coisa me incomodou. Na primeira batalha do esquadrão do Nagate em que o Kunato era o líder e que acontece ”aquela coisa”, foi extremamente ridículo o fato de o Kunato dar uma ordem através de um canal de comunicação apenas para o Nagate sem que ninguém no centro de comando conseguisse ouvir. É muito estranho de se aceitar algo assim levando em conta toda a tecnologia que eles tem naquela época. Nem mesmo examinaram gravações dos áudios dos Gardes do dois ou algo parecido! Difícil imaginar que eles não tem algo assim, sendo que até nós temos e dispomos disso.

PeaceFansub_Sidonia_no_Kishi_05_10bit720p4919AFA3.mkv_snapshot_15.28_2014.05.11_12.48.51

O anime de Sidonia no Kishi foi, sem dúvida, uma maravilhosa surpresa. Nunca pensei que fosse tão bom. Você consegue notar facilmente que tudo na história é bem feito e pensado, que o enredo realmente tem algo a mais que várias obras por aí. Esse 12 episódios foram maravilhosos e pelo que vi adaptaram muito bem o material original. O anime foi um sucesso no Japão, já tendo até mesmo a segunda temporada anunciada, sem deixar de mencionar que pintou por aqui no nosso Netflix até mesmo dublado! Essa primeira parte nos mostrou um mundo incrível e levantou milhares de perguntas. A nova temporada promete muito!

Sidonia-no-Kishi-Season-2-Wallpaper-Tsumugi

Não deixem de dar uma chance ao anime de Sidonia no Kishi, uma das melhores surpresas do ano. Tenho certeza que surpreenderá muita gente. Deixo então meu agradecimento para o pessoal do Claus by the Wind pela ótima indicação.

Nota: 09/10

Lembrando que a Corrente de Reviews é organizada pelo blog Anikenkai, do Didcart.

Agora a corrente seguirá para o blog Gyabbo. Fiquei muito feliz pela possibilidade de indicar um anime para eles, já que o Gyabbo foi, de fato, o primeiro portal de animangás que eu conheci e até mesmo um dos sites que me inspiraram a criar o Gekkou Gear. A nossa indicação para o Gyabbo foi o anime Chikyuu Shoujo Arjuna. Estou muito curioso pra ler o que acharam. Espero que tenham gostado tanto quanto nós!

Pra conferir todos os posts da Corrente de Reviews, acesse a central.

Confiram a nossa review na Corrente de 2013!

facebook_gekkou_gear!!

Curta nossa página no Facebook!

twitter_gekkou_gear!!

Siga-nos no Twitter!

Feed_gekkou_gear

Assine o nosso Feed!

Ask_gekkou_gear

Nos acompanhe no Ask!

To_LOVE

Recruta-se!

hayate2co8pw9

Att, Gekkou Hayate

18 comentários em “Sidonia no Kishi, a batalha pela salvação – Corrente de Reviews 2014

  1. Opa, te recomendaram uma excelente obra, Hayate. Eu tive o mesmo problema com a animação no começo, mas depois me acostumei e vi que se encaixava muito bem com o enredo. Todo esse mistério que envolve a obra é muito interessante, e como você mesmo citou, o autor tem espaço para trabalhar em tantas coisas, como os problemas relacionados a sociedade, o impacto que essas mudanças fizeram em cada classe (que tem um conceito totalmente diferente la). Realmente muito bom, achei a nota bem justa também 🙂

    Curtir

    • Pois é, Suzetsu, me surpreendi bastante. Sidonia já virou um forte candidato ao GG Awards que cobrirá todas as temporadas de animes no final do ano, huhuhu.

      Espero bastante que o autor explore esses temas mais a frente. Tem um potencial tão bacana que daria pena se ele não o fizesse.

      Curtir

  2. Otimo review, realmente voce conseguiu mostrar como sindonia pode ser bom.
    Para mim, é dificil gostar de mecha de modo geral. Sindonia teve uma historia muito apressada, e um cg mal acabado. E principalmente, não conseguir me criar empatia com o personagem principal.

    Curtir

  3. Boa review, expressou muito bem sindonia.

    Fugindo um pouco do assunto do tópico, fui ler um manga novo hoje, e logo de cara me deparei com um protagonista e sua tipica amiga de infância, isso me lembrou o top 5 que vocês fizeram melhores amigos, poderiam fazer um top melhores amigas de infância haha. Todo shonen colegial tem uma.

    Curtir

  4. Gostei muito desse review, gostei tanto que vou dar uma chance pro anime.
    Um tempo atrás eu vi Sidonia no netflix, achei a descrição interessante, mas dropei logo no primeiro ep porque não resisti a animação, mas agora farei um esforço e com certeza verei!! :p

    Curtir

      • Vi o anime em uma madrugada, logo dps de comentar aqui HAUHUAEHE
        Achei muito bom, estou esperando a 2 temp :3

        Curtir

  5. Comentando só agora porque perdi a noção dos posts da Corrente. hehehe
    Quando eu vi uma das imagens que ilustra o post, me lembrei que ano passado eu vi o teaser do anime. Não sei qual motivo me fez não lembrar de assisti-lo. Pela sua review, parece ser muito bom e um prato cheio para aqueles que gostam de sci-fi.

    Gostei do seu texto. Apesar de conter algumas poucas informações sobre alguns episódios, não teve nenhuma pretensão dos spoilers.

    Até mais

    Curtir

  6. Pingback: Top 10 – Animes mais esperados de 2015 | Gekkou Gear

  7. Pingback: Guia Completo – Animes da Temporada de Primavera: Abril/2015 – Versão Prévia | Gekkou Gear

  8. Pingback: Guia Completo – Animes da Temporada de Primavera: Abril/2015 | Gekkou Gear

  9. Oi ,eu queria saber quais animes são esses que estão lá em cima, como Deadman Wonderland, Fairy Tail e Naruto, eu queria saber o nome dos outros, sério mesmo, me interessei muito pra ver, se puder responder eu agradeço.. obrigada *~*

    Curtir

  10. Pingback: Kodansha Manga Awards 2015 – Divulgado os vencedores | Gekkou Gear

  11. Acabei de ver agora a 1temporda fiquei abismado com o enredo que é super bom mas deixa a história dramatica e insatisfatoria pelo seu protagonista como assim o nagte espanca sua amiga izanami ele tenta revidar mas depois esquece quando ele vai bem em batalha é heroi d todos se não so mais 1 esfomeado vaiado diversas vezes onde so Izaname o apoia por um erro do lider do equadrã Hoshijiro morre e ele se cala terminando com ele chamand pra uma refeição o cara culpado por tudo isso ja vi protagonista retardado mas igual esse

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s