A Decisão de Sasuke

naruto-692

A hora da mudança.

Mas, afinal, a atitude do Sasuke no final do capítulo 692 foi errada?

Com o fim da guerra e da luta contra a Kaguya, com as Bijuus novamente livres e com os Kages voltando para o mundo do além, tudo parecia se encaminhar para uma conclusão pacífica e de união, entretanto não foi bem isso que acabou acontecendo, pelo menos em tese.

Sasuke deixou bem claro que, desde antes da luta com a Kaguya, já tinha definido o seu objetivo com convicção. E quando o Rikudou Sennin estava prestes a partir, viu Sasuke dizer que pretende matar os atuais Kages restantes e organizar uma revolução para construir um novo mundo e, consequentemente, uma nova realidade.

01

Muita gente ficou revoltada com a decisão do personagem e até achou ela extremamente ignorante e infeliz, porém, será que é tudo isso mesmo? Será mesmo que se tudo terminasse em paz e com todos juntos seria suficiente para acabar com a dor, com o sofrimento e com a injustiça?

A paz que seu irmão, Itachi, sempre buscou era de tornar Sasuke um herói, pagar com a sua vida e reputação de seu clã por um bem maior e, assim, garantir uma vida melhor para seu irmão e também fazer do mundo um lugar melhor. Contudo, essa solução de paz encontrada por Itachi nada mais seria do que momentânea, e ele sabia muito bem disso. Queria apenas que seu irmão vivesse feliz e que os Uchihas e suas ideologias fossem extintos, mesmo sabendo que Madara (Obito) continuava vivo.

08-09

Sasuke sabe muito bem disso. A solução que ele busca não é momentânea. Muito pelo contrário. Se tudo acabasse em paz após a luta com a Kaguya, com todos sendo salvos dos caules daquela árvore e depois com todos os Kages se unindo para formar uma aliança e uma nova ideologia de paz, criando uma realidade que, na teoria, colocaria um fim nas mortes, vinganças, guerras, dor e sofrimentos. Que acabaria com essa rivalidade besta e com essa busca desnecessária pelo poder. Essa seria a solução que todos julgam – ou julgavam – ser a mais correta e justa.

Não. Não é.

Se isso realmente ocorrer, será apenas algo momentâneo. Nada impede que num futuro muito longo as coisas voltem a ser como na atual época, com mortes desnecessárias, guerras, vinganças, busca pelo poder, etc. Afinal, sempre foi assim que o mundo andou.

O mundo tem mesmo solução? E se chegarmos a essa conclusão, o melhor a se fazer seria mesmo ficar de braços cruzados ou tentar de tudo mesmo sabendo que a natureza humana demora milhares de anos para mudar?

12

Sasuke busca uma revolução que mude totalmente isto. Ele deseja criar um mundo novo, sem qualquer pessoa que já protagonizou esses atos horríveis, como os atuais Kages. Com a sua revolução, ele trará algo realmente justo, pelo menos no papel. Vai unificar o mundo, tentar unir as pessoas e se livrar de quem for contra. Se algo assim for realmente conquistado, o mundo poderia, sim, se livrar de todo o mau para sempre. Sasuke já passou pelo inferno. Foi protagonista de, muito provavelmente, um dos piores casos de dor e sofrimento que já existiram. Só ele sabe o que é passar e conviver com aquilo. Nós, meros leitores sentados no conforto de nossas cadeiras julgamos o ‘’ignorante’’ e ‘’mau’’ Sasuke, mesmo que nunca tenhamos passado ou sentido algo próximo do que ele já vivenciou. Quem somos nós pra julgá-lo e dizer o que é certo e o errado? Ele tem motivos para tomar estas atitudes. Ele não acredita que o mundo caminhará em paz novamente por muito tempo. Ele sabe que é da natureza humana essa busca pelo poder e esse egoísmo usado de diferentes formas. Ele não tem mais motivos para acreditar nas pessoas dessa geração. Ele não quer que outras injustiças absurdas como a dele ocorram com alguma outra criança ou pessoa. Ele está com nojo do mundo. Mas não deixou de se importar e de desistir completamente dele, caso contrário não estaria planejando essa revolução, que com certeza terá ao seu lado Orochimaru, Suigetsu e Juugo lhe apoiando. Ah, Orochimaru, outro que tem nojo da realidade e da ordem das coisas.

13

É um ideal bonito, uma atitude compreensível e uma tentativa de salvar o mundo. Mas é justa? O jeito que ele está propondo fazer ela é certo? Não importa. Pra ele não importa. Acabou a hora de ser bonzinho. Até hoje isso nunca funcionou.

Sasuke está propondo uma revolução que poderia se assemelhar a muitos casos históricos pelos quais nós já passamos durante a história. Definitivamente não é justo os caminhos que ele está propondo seguir para chegar a seu ideal. Ele está sacrificando tudo por um bem maior, assim como seu irmão fez, mesmo que ambas as proporções sejam diferentes.

Por outro lado, temos Naruto e o restante dos Shinobis. Teremos uma batalha intensa a partir de agora e que poderá se estender por muitos capítulos e meses, assim como poderá ser bem curta.

Os dois lados estão, ao mesmo tempo, certos e errados em determinadas questões. Talvez nenhum seja a grande solução para o mundo, talvez ambos estejam certos ou errados, talvez sejam um primeiro passo para algo maior. Os dois podem levar ainda a muita dor e sofrimento. Ora, mas se nem eles sabem o que é certo, se até nos dias de hoje nós não vivemos algo justo e bonito, se nem a longa história dos Shinobis tem uma resposta, por que nós haveríamos de ter? Por que Sasuke estaria errado?

17

Não somos nós que podemos pregar uma verdade absoluta estando totalmente fora do contexto que eles estão. Só nos resta torcer para que no final tudo dê certo no mundo Shinobi, porque ainda há esperança e o momento de mudança é agora. Nunca esteve tão evidente. Nunca houve um momento tão propício, de compreensão mutua e de união como esse.

facebook_gekkou_gear!!

Curta nossa página no Facebook!

twitter_gekkou_gear!!

Siga-nos no Twitter!

Feed_gekkou_gear

Assine o nosso Feed!

Ask_gekkou_gear

Nos acompanhe no Ask!

To_LOVE

Recruta-se!

hayate2co8pw9

Att, Gekkou Hayate

20 comentários em “A Decisão de Sasuke

  1. Não vejo nenhuma diferença entre o que Sasuke está propondo agora e a forma atual do mundo shinobi, uma revolução pela violência só intensificaria o ciclo de ódio, já tão discutido pelo autor. A única força contrária ao ódio e capaz de pará-lo é o amor, e Naruto representa isso.
    A genialidade do personagem fica em cheque com essas atitudes, repressão e eliminação de pessoa que são contra aos seus ideais, isso está mais para uma revolução nazista. O que Sasuke procura é uma geração livre do ódio, mas como encontrar uma geração livre do ódio praticando o ódio? As pessoas que admiram os Hokages deixariam de lutar por vingança? O resultado das suas geniais atitudes é um mundo shinobi ainda mais afundado no caos.
    Quando Masashi Kishimoto, introduziu as palavras de Tobirama sobre os Ushihas ele já estava tentando explicar que não existia explicação nas atitudes do personagem, pois o clã tem uma tendência a seguir o caminho do ódio, uma tendência orgânica. O fim do personagem é o reconhecimento de que ele é o maior obstáculo para a paz, desfazendo o Tsukuyomi infinito e morrendo.

    Curtir

    • Não acho que ele seja o grande obstáculo para a paz. Se ele se unisse ao Naruto agora depois da luta, nada impediria que futuramente não surgissem mais dor, sofrimento, guerras, etc. Resumir algo tão grande assim a uma pessoa só, por maior q seja a importância dela no momento, acho eu não faria.

      Acredito que o Sasuke tá perfeitamente lúdico, foi uma escolha dele mesmo, tendo em vista tudo que já passou. Ele não tem culpa nenhuma de nao acreditar mais nas pessoas e achar q o ideal do Naruto não passe de um sonho infantil.

      Eu sou a favor dos ideais do Naruto e, mesmo não sabendo como o Sasuke pretende conduzir essa revolução, tb tô achando que será algo bem no estilo ditador, hahaha.

      Tomara que o Kishimoto aproveite bem as possibilidades que esse fato novo pode proporcionar.

      Curtir

  2. Ótima matéria vlw demais, sasuke pode ser comparado a muitos ditadores, Hitler seria o mais comparável , sua busca pelo mundo ideal , kishi-sensei tem a chance de fazer um dos melhores arcos de naruto, o hoje tá grande para os próximos caps

    Curtir

  3. Não sei se sou muito pessimista com o mundo, mas, acho que a forma de Sasuke fazer as coisas é mais justo e confiável. Sendo mais extremo, acredito que a forma de Madara seria ainda mais utópica e “boa” para o mundo. Essa coisa de “o amor nos salvará”é tão batida. Não acredito que algo como o amor seja a salvação do mundo (não só do de Naruto, mas externo tbm) até pq vimos que ele causou coisas horríveis (Obito e Rin…)
    Pra mim, o circulo de ódio nunca terá fim se seguir na ideia do Naruto, até porque isso é uma moeda. Se tem amor, tem ódio. É a outra face…

    Curtir

  4. Esse ideal do Sasuke se reflete em todo dor e sofrimento q ele ja passou na vida, ele deseja unificar o mundo e acabar com as guerras, dor, sofrimento, so que o caminho que ele quer seguir para conseguir isso ñ levara mais dor e sofrimento ate esta suposta paz aparecer.

    Curtir

  5. Será quantos caps mais teremos ?? Tipo n tem muito o que fazer né ?? E o kakashi e sakura , vão só ficar ai tomando coca e comendo pipoca ?? Bom acho que ,é claro se tiverem bons acentos , pq do jeito que tá num sobra nem espaço para se sentar e curtir !!

    Curtir

  6. Não sou um fã de Naruto, mas leio e acompanho.
    Como você mesmo citou, não há resposta ideal ou real para quebrar o ciclo de ódio porque é um sentimento intrínseco da natureza humana.
    E o maior problema é que o Kishimoto colocou esse tema como algo central no mangá e nos encheu de expectativa para uma suposta resposta no fim.

    Pelo que percebi nas expressões do Sasuke, ele está esperando a resolução do Naruto e que esta a supere, assim como ocorreu com o Óbito.
    Acredito que essa luta vai ser rápida e simbólica, nenhum dos dois irá vencer, uma resolução meio termo vai sair daí.
    Fora que é certo a redenção do Sasuke, porque senão perde-se o objetivo da personagem principal perseguido desde o início da história.

    Eu achava que o autor tinha adicionado a Kaguya (a origem do Chakra) na história para ser derrotada e convencida pelo Naruto à descansar em outro plano, abdicando da busca por poder absoluto e perdoando os seus filhos.
    Com isso, a Era Ninja e o Chakra terminariam e as nações teriam que se organizar de forma diferente, visto que não seriam mais potências militares.
    No fim, a Kaguya foi apenas selada, o que bateu um enorme desânimo porque nada se resolveu no mangá e olha que eu já estava assim desde o início do arco dessa guerra!
    É, acho que eu esperei demais!

    Curtir

  7. Sei que não tem nada haver com a matéria mais… quando vocês vão colocar a o guia completo da temporada de animes de outubro? é que eu estou muito ansioso gosto de ver o guia deste site já que é o melhor de todos, sou super fã de você

    Curtir

  8. Tava claro que o Sasuke queria algo mais do que apenas derrotar a Kaguya… e ai está a resposta..

    Ja tava escrito a muito, muito, muito tempo que a luta entre o Naruto e Sasuke ia acontecer e terminar o mangá..

    Curtir

  9. A decisão do Sasuke? Foi mais do que certa!
    Se uma obra como Naruto encerrasse depois da lutinha pão com ovo contra Kaguya seria triste. Então, sim! Coloque Naruto vs Sasuke denovo pra o Sasuke morrer e começar Naruto pt.3! o/

    Curtir

Deixe um comentário