Shigatsu wa Kimi no Uso, uma linda e simpática história de superação e amadurecimento

Shigatsu-wa-Kimi-no-Uso-manga-anime-review

Essas histórias de sacrifício e superação são encantadoras para quem as ouve ou lê, não para quem as enfrenta.

Conheçam um pouco mais desse premiado mangá que já está com anime marcado para outubro deste ano!

Shigatsu wa Kimi no Uso é um mangá de autoria de Arakawa Naoshi, autor novato que já publicou outras duas séries pela Kodansha. Shigatsu é a sua grande obra até então, já tendo sido premiada e tendo uma duração superior aos seus dois trabalhos anteriores juntos.

Em 2013, Shigatsu rercebeu o prêmio na categoria de melhor shounen no Kodansha Manga Awards, uma das maiores premiações de mangás do Japão. O título é publicado desde 2011 na Gekkan Shonen Magazine, mesma revista de Beck, Dear Boys, Mashiro no Oto, Noragami e RiN, e já conta com 9 volumes encadernados.

shigatsu-wa-kimi-no-uso-3582115

Pra coroar mais ainda o trabalho do Naoshi-sensei, em 2014 foi anunciado uma adaptação em anime de Shigatsu. A A-1 Pictures estará a frente do projeto com a Aniplex, talvez a produtora mais rica do Japão atualmente, ao fundo ajudando e bancando com suas verbas estratosféricas. Já pode-se esperar por um excelente trabalho no anime. A animação parece estar muito boa e o cast de dubladores está sensacional. Ao todo serão 22 episódios exibidos no famoso bloco da Fuji TV, noitaminA. O que só comprova as grandes expectativas e confiança que a staff possui com a obra.

Mas, afinal, o que Shigatsu tem de tão especial pra receber tudo isso?

A História

img000024

A história do mangá se passa nos dias atuais. Arima Kousei, o protagonista, era um grande prodígio em se tratando de piano, dominou as competições infantis por anos e todos os músicos infantis conheciam seu nome. Mas com o falecimento da sua mãe, que também era sua instrutora, ele sofre um bloqueio mental no meio de um recital e nunca mais consegue ouvir o som do seu piano, mesmo com sua audição normal. Dois anos se passam e Kousei ainda não tocou em seu piano de novo e vive em um mundo sem cor e sem outros tons. Ele passa a aceitar sua condição e vive feliz com seus amigos, Tsubaki e Watari, até que um dia, uma garota muda tudo. Miyazono Kaori é uma linda violinista, e seu estilo reflete sua personalidade livre e animada. Ela ajuda Kousei a voltar ao mundo da música e mostra a ele que neste mundo ele pode ser livre e não seguir as regras, um jeito muito diferente da estrutura rígida e estilo regrado que Kousei estava acostumado com a sua mãe.

Considerações Técnicas

img000035

Se tem algo que vale destacar, antes de qualquer coisa, é que Shigatsu, por mais que traga e carregue o tema musical na história, não o tem como foco. Até então, foram muito mais cenas/momentos do protagonista e seu amadurecimento pessoal para com a vida e amigos. Por isso, o pessoal que não curte muito obras com tema musical, pode ficar tranquilo, mesmo que ele esteja presente em vários momentos. O mangá é um drama, ou seja, um retrato de algo que possa muito bem ocorrer na vida real. Tem também uma ótima pegada psicológica e um romance muito bem desenvolvido. Apesar de ser classificado como um shounen, Shigatsu consegue agradar bastante um público alvo mais velho e maduro. O título possui muitas cenas lindas e de grande importância emocional. O autor usa de figuras de linguagens e tons de cores, muitas vezes, para mostrar o que os personagens estão sentindo ou até mesmo mostram um reflexo do que eles são ou sentem de si próprios no momento. Quase tudo jogado pelo autor na história tem relevância, são poucas as partes desnecessárias.

img000045

Kousei e Kaori conduzem muito bem o mangá e o desenvolvimento da trama. Os personagens, apesar de não terem nada de inovador em comparação com outras obras, são explorados com muita eficiência. Outro ponto interessante é a mãe de Kousei, que o tratava quase como se ela fosse uma ditadora. Esse estilo extremamente rígido e antiquado provavelmente se deve a algo que aconteceu na vida dela. O fato é que, graças a isso, Kousei se tornou uma pessoa muito fechada e até mesmo antissocial. Principalmente após a morte dela, que fez com que o garoto ficasse traumatizado com a música a ponto de não conseguir nem mais ouvir sons musicais, literalmente.

Os capítulos são muito bons de se ler. Dá pra ver claramente que é um título maduro e de conteúdo. Merecedor de estar recebendo todo esse destaque.

Reflexões e Opinião

Shigatsu_c01_46

Kousei ‘’vomita’’ antes de cada participação em um recital. Às vezes ‘’vomita’’ no intervalo de um competidor para outro.

Os demais prodígios, às vezes dormem antes de cada participação em um concerto. Ou tiram uma soneca de 10 minutos no intervalo.

Isso não demonstra que os demais competidores são melhores do que Kousei (e não são). Isso demonstra a diferença da carga de pressão que um tinha e que outro tem de suportar.

shigatsu-wa-kimi-no-uso-3667365

Essas histórias de sacrifício e superação são encantadoras para quem as ouve ou lê, não para quem as enfrenta. A tensão acumulada, que Kousei não demonstra no dia-a-dia, ele a expele se afastando cada vez mais da música antes de cada recital ou contato com instrumentos. Porque, sim, Kousei ama a música e sabe tocar piano como ninguém, mas sabe, também, que cada vez que senta no banco e toca seus dedos no teclado do piano está prestes a ser visto, analisado e avaliado pela sua mãe, que lhe atormenta por memórias e lembranças. É uma prova por dia. Kousei cresceu sob pressão.

Kousei pode. Existe um sofrimento acumulado que o sustenta. Existe uma dor que o move. E Kousei sentirá esse sofrimento antes de pisar no santo palco de um recital, sentirá os efeitos dessa dor antiga. Mas depois, com a ‘’bola nos pés’’, esquecerá de tudo o mais. E saberá que, sim, sim, sim: ele pode.

l039

E quem estará ali para levar Kousei novamente para a vida, para a liberdade, será a Kaori.

Houve coisas pelas quais lutei, lutei, lutei como um tigre, e perdi. Fiquei frustrado com a derrota, custei a me conformar, mas acabei aceitando, segui outro caminho e aí, surpresa!, aquele caminho que não pretendia seguir levou-me ao remanso de um oásis, a uma clareira verdejante de paz e felicidade e realização.

Esse parágrafo que escrevi acima é um belo retrato da relação entre Kousei e Kaori e vice-versa, se é que me entendem.

shigatsu-wa-kimi-no-uso-3719597

Certo.

Mas quem garante que será assim tão fácil? Quem garante que terão um final feliz ou um caminho sem dor, sem magoar quem está ao seu lado e torcendo tanto por você? Pois é, e é aí que entra a Tsubaki e o Watari, amigos de Kousei e Kaori. Tsubaki é a amiga de infância de Kousei, que sempre esteve ao seu lado, até mesmo nos momentos mais difíceis. Watari é o garoto pela qual Kaori gosta. Contudo, será que a Tsubaki, mesmo estando sempre ao seu lado, é capaz de lhe tirar do fundo do poço? Não. A única que tem capacidade para isso é a Kaori, que, através da música e do seu jeito de ser, parece estar conseguindo, de fato, salvar o garoto desses tormentos que sua mãe tanto lhe causa. Tsubaki é claramente apaixonada pelo Kousei, que, por sua vez, está completamente encantado pela Kaori, na qual gosta do Watari, porém, o garoto, mesmo correspondendo aos seus sentimentos, também é um cara despreocupado e que está sempre saindo com outras gurias.

Sentiram a treta que vai sair disso aí?

shigatsu-wa-kimi-no-uso-3717973

Pra nossa alegria, o autor está trabalhando este tema de maneira muito boa e consistente. É muito bacana acompanhar o amadurecimento e crescimento através das experiências e facadas que a vida proporciona a eles quatro.

Enfim, Shigatsu é um mangá excelente e que ainda tem muito o que dar. Tem uma história muito bonita, ótimos personagens e uma trama, sem dúvida, bastante interessante, reflexiva e envolvente. E tudo isso é conduzido de uma maneira natural maravilhosa pelo autor, com uma mistura de shounen e slice of life.

u042

Temas tão bacanas e instigantes como esse são difíceis de se achar por aí sendo trabalhados de maneira tão boa. Não é qualquer tema que nos permite ter tantas reflexões a cerca de coisas que atingem diversas pessoas no mundo real. Li até o volume #6 até agora e deixo a recomendação para que deem uma chance a esse mangá e também ao anime. Com certeza valerá a pena, ainda mais se tu gosta mesmo de um bom drama.

Nota: 08/10 (nota baseada até onde eu já li do mangá).

shigatsu-wa-kimi-no-uso-4190853

Vocês podem acompanhar o mangá pela KIIS Scansubs, nossa parceira fiel. A propósito, sou eu que estou a cargo desse projeto lá na scan, haha. Me despeço então com um link pro Guia da Temporada de Animes Outubro/2014 com todas as infos do anime de Shigatsu e também com os PVs do anime que já saíram até agora.

Espero que tenham gostado e até a próxima!

shigatsu-wa-kimi-no-uso-4677233 u041

Shigatsu_c01_30

shigatsu-wa-kimi-no-uso-3618443 6 l037 img000012

img000046

facebook_gekkou_gear!!

Curta nossa página no Facebook!

twitter_gekkou_gear!!

Siga-nos no Twitter!

Feed_gekkou_gear

Assine o nosso Feed!

Ask_gekkou_gear

Nos acompanhe no Ask!

To_LOVE

Recruta-se!

hayate2co8pw9

Att, Gekkou Hayate

17 comentários em “Shigatsu wa Kimi no Uso, uma linda e simpática história de superação e amadurecimento

  1. Né por nada não, mas vou começar a acompanhar o mangá só pelo seu texto.
    Já pretendia dar uma chance ao anime pq vi q ele ganhou aquele premio, logo, não devia ser pouca coisa. Mas vc fala tão bem do mangá, da muita vontade de ler… bem pq vcs podiam dar um gás e traduzir mais caps kkkkkkk’
    Os trailers estão lindos, a qualidade da animação (pra mim) está excelente.

    Curtir

  2. Pingback: Guia Completo – Animes da Temporada de Outono: Outubro/2014 | Gekkou Gear

  3. Pingback: Você acredita em reencarnação? Shigatsu!! | KIIS Scansubs

  4. Acredito que o anime, até agora não decepciona, aliás , a história é maravilhosa, e quem ainda não viu, deve dar uma chance . Estou a acompanhar o mangá, o capítulo atual é o 41 (ansiosa para o 42 ç_ç) mas sabes me dizer o período em que lançam novos capítulos? Não achei informações sobre isto, nem vi data alguma :v .
    O anime está encantador, uma pena que as quinta-feiras demoram a chegar rsrs

    Curtir

  5. Já estou a ate vendo a treta, Tsubaki apesar de atuar como amiga na verdade gosta do protagonista (Kousei), que por sua vez se apaixona por Kaori que sem perceber os sentimentos de Kousei vai falar de seus amores por Watari, Kousei se calara aguentando toda a dor provinda das palavras de Kaori, mas Kousei ficara irritado com Watari que apesar de ter a Kaori não a valoriza e sai com outras garotas, os dois brigão e após perceber os sentimentos de Kousei por Watari ai mesmo que ele resolve ficar com a Kaori.
    Ainda existe a possibilidade de que o Watari goste da Tsubaki e percebendo os sentimentos dela por Kousei se manteve na dele ou mesmo sai com outras garotas na tentativa de esquecer a Tsubaki.
    A minha intuição me diz que essa não vai terminar com Kousei e Kaori juntos, ele inclusive muito provavelmente vai terminar sozinho.

    Curtir

  6. SPOILER: Eu li o mangá, e a pohha do mangá terminou com o Kousei indo tocar sozinho, e o que diabos aconteceu com a guria lorinha q eu esqueci o nome? quando q vai continuar sapohha????

    Curtir

      • Isso é herdada no final ela vai fazer uma cirlugia arriscada enquanto kousei vai a uma competição tocar piano ele toca por ela mas ela não resiste e morre .
        Ela deixa uma carta pra ele confessando que gostava dele!!.

        FIM

        Curtir

  7. Pingback: Ranking Oricon – Os 30 mangás mais vendidos do 1º semestre de 2015 | Gekkou Gear

Deixe um comentário