O trágico cenário BR atual dos subs

fasParaFas_zpsba8aa647

Atual momento dos fansubs BR

Bom, decidi compartilhar com vocês – assim como o Zero pediu no seu texto – um post muito interessante e bacana que mostra como anda a atual situação dos fansubs brasileiros. Zero é o ADM e dono do Eternal Animes, um fansub que eu gosto muito e que já acompanho há bastante tempo.

Tudo que foi dito por ele vai de encontro com muitas coisas que eu penso. Ele faz um texto crítico que engloba praticamente tudo e, apesar de longo, vale a pena ser lido. Vale ressaltar que o que ele escreveu não tem nenhum objetivo de ofender ninguém, muito pelo contrário! Dá pra ver claramente isso, mas sempre tem gente que enxerga coisas que não existem ou que levam pro lado pessoal.

Enfim, posso dizer que sou um adepto aos verdadeiros fansubs. Não me importo nem um pouco de ter que esperar alguns dias a mais para assistir um anime com qualidade e ao mesmo tempo prestigiar aqueles que o fazem porque realmente gostam, um verdadeiro ”de fã para fã”. Agora que o Gekkou Gear está dando mais atenção aos animes, com comentários semanais de vários episódios da atual temporada, estou aproveitando e fazendo o que posso para ajudar esses fansubs, que acredito que fazem isso por amor e prazer mesmo, colocando o link deles logo abaixo dos comentários de cada episódio que faço. O Gekkou Gear pode não ser uma máquina de divulgação como um ChuNan ou um Genkidama da vida, mas possuímos muitos – muitos mesmo – acessos diários e caminhamos logo logo para marca de 1 milhão de views em menos de 1 ano e meio de existência. Então tentamos contribuir com o que podemos o/.

De qualquer forma, vão lá ler agora e depois voltem aqui ou não para também trocarmos ideia. Gostaria de saber a opinião de vocês, de onde pegam seus animes, etc. Aproveitem para deixar um coment por lá também o/.

 –> O trágico cenário BR atual dos subs <–

Além do EA, existem outros bons fansubs que eu costumo baixar e recomendo bastante, são eles:

Eternal Animes

Animes Warehouse

Moshi Moshi Subs

MDAN

ANSK

BTR Subs

Dollars

Aenianos

Estes são apenas alguns que costumo dar preferência, mas com certeza existem outros muito bons também.

facebook_gekkou_gear!!

Curta nossa página no Facebook!

twitter_gekkou_gear!!

Siga-nos no Twitter!

Feed_gekkou_gear

Assine o nosso Feed!

Ask_gekkou_gear

Nos acompanhe no Ask!

To_LOVE

Recruta-se!

hayate2co8pw9

Att, Gekkou Hayate

 

19 comentários em “O trágico cenário BR atual dos subs

  1. MUITO interessante to lendo ainda mas por enquanto ta legal. Pior que concordo muito com o zero sahusha e tambem acompanho o eternal a algum tempo.

    Curtir

  2. O que mais me impressionei foi que citou a idolatria que alguns sites tem pelo CR BR. E concordo que o motivo dessa idolatria é pq foram comprados pelo CR BR (que é o que mais eu observo) ou se fazem de “cegos” mesmo. O CR BR pode colocar qualquer lixo que vão continuar adorando pq é o que faz a linha de ser “politicamente oficial “

    Curtir

  3. Eu sou um dos ADMs da Hacchi Fansub e entendo muito bem o que o Zero quis dizer. Você tem todo aquele trabalho de traduzir um anime (seja da legenda em inglês ou do japonês mesmo, o que importa é saber adaptar), revisar, fazer um karaokê chamativo, ajustar fontes, deixar tudo bem feitinho e com qualidade apenas pelo prazer de compartilhar o que gosta. Aí vem uma certa galera que acha que demoramos porque somos relaxados, sendo que não fazem ideia do trabalho que dá. Às vezes levamos meia hora para adaptar uma simples frase, dias para fazer aquela abertura, ou para fazer uma placa por cima daquele textinho em japonês que pode até não significar nada, mas que te deixa curioso. Eu posso até não ver muito disso por lá, mas quando aparece alguém cobrando sem nenhum respeito, incomoda bastante, porque “ah fansub X já lançou 300 episódios e vocês ainda no 20”. Se quiser ver algo que pode estar todo errado, vá em frente, só não dissipe esse vírus que é o “fã de speedsub”

    Curtir

  4. Opa!

    Vou ser bem sincero, sou um dos que baixam animes pela PUNCH! Fansub e AnimaKai, devido ao costume mesmo, comecei a assistir animes em 2012 e logo me indicaram ambos os sites pela sua velocidade em lançamento, confesso que prefiro assistir um episódio saindo no mesmo dia que saiu no japão que assistir um episódio uma semana após isso, quando já é o dia de outro episódio .-., talvez por ansiedade, talvez por não ver ESSA DESGRAÇA TODA nas legendas dos animes das respectivas speedsubs, eu não me importo com Karaokê, se as frases estiverem em concordância e de acordo com o conteúdo, eu continuarei assistindo.

    Depender de Fansubs, Scans e etc já é uma desgraça por si só, então.. como o trabalho é inteiramente de graça, o mínimo que podemos fazer para agradeçer seria um “obrigado pelo episódio”, qual o problema das fansubs colocarem propagandas ou redirecionamento para outros lugares antes de ir para os servidores? a maioria são para manter os arquivos válidos, outra parte seria contribuir para a fansub com isso, concordo que é bem estranho você tirar dinheiro do seu bolso pra ter algo que sai de graça, mas que eu saiba as fansubs pagam pra manter o site, quanto maior o site mais caro fica, se bem que existe enrolação (caso da AnimaKai), existe o caso da PUNCH! que joga na tua cara que se tu não é VIP, vai ter que baixar por servidores horríveis, e por ai vai..

    Outro detalhe é que as softsubs não pegam 99% dos animes da temporada como as speedsubs, mesmo com uma pegando um aqui, outra pegando outro ali, sempre vai ficar um anime de fora.

    Eu particularmente não gosto de sites que se aproveitam do trabalho dos outros, a não ser que seja com permissão, ou inteiramente dedicado em promover o trabalho daquelas fansubs, enquanto brasileiro for folgado, mal agradecido e não se importar com detalhes, sempre vai existir um problema aqui e outro ali.

    Obs: boa parte do comentário da EA e do meu é válido pra scans também, que eu até prefiro não entrar em detalhes.

    Curtir

    • Cara, não sei que fansub é esse que demora UMA SEMANA pra lançar. Dos que eu citei o max de atraso é 3, 4 dias, mas a maioria sai no mesmo ou 1, 2 dias dps. Então nao acho mt legal fazer um exagero desses e de forma generalizada ainda, mas enfim…

      Não tenho nada contra speedsubs, mt menos o Zero, o grande problema é que, boa parte deles, ganha dinheiro em cima de algo mal feito e de graça!!

      ”qual o problema das fansubs colocarem propagandas ou redirecionamento para outros lugares antes de ir para os servidores? a maioria são para manter os arquivos válidos, outra parte seria contribuir para a fansub com isso, concordo que é bem estranho você tirar dinheiro do seu bolso pra ter algo que sai de graça, mas que eu saiba as fansubs pagam pra manter o site, quanto maior o site mais caro fica”

      Sem querer ofender, mas isso é uma besteira enorme, haha. Eu conheço muitos donos de fansubs e de pessoas que possuem sites maiores e mais pesados e o que eles cobram é, sim, pra eles próprios e não para o site, pode ter certeza. Sem falar naqueles que nem informam o quanto precisam, só deixam ali o negocio pra doar.

      De qualquer forma o negócio é pegar costume. Eu já nao me importo mais de esperar 1 ou 2 dias pelos episódios. Caso tenha algum anime que eu esteja me destruindo pra ver, eu costumo pegar de speedsubs no qual conheço o dono e o trabalho feito o/

      Curtir

      • Hmm, foi meio que dá boca pra fora mesmo (ou um exemplo), mas olha ai a Dollars, lançando em PACKS, muito depois do japão.. a MDAN parece realmente lançar 2 dias depois, mas não pegou todos os animes da temporada, e assim vai.. prefiro pegar de um só lugar, e de preferência cedo. :/

        Não totalmente besteira, não deixam de pagar pelos hosts.. de qualquer forma eu nunca tirei nada do meu bolso, se eu tivesse uma fansub, com certeza eu cobraria algo pra quem quisesse ter um aproveitamento melhor, nada mais que uma “tática” como o Petrick citou logo abaixo, mesmo sendo de fã para fã, é algo que requer tempo e esforço.

        Quanto a qualidade.. é como eu já falei, se as frases estiverem em concordância e de acordo com o conteúdo, eu continuarei assistindo, raramente eu vejo um erro de português e de relação entre as palavras, questão de gosto.

        Curtir

      • De vez em quando eles lançam algum anime entre os vários que fazem por packs, mas daí é por pura decisão deles.

        Se for pra cobrar tudo aquilo que cobram é totalmente besteira sim, hahaha. Se eu tivesse um fansub, jamais cobraria, faria porque gosto. Eu criei, posso muito bem manter um site com grande espaço pagando do meu bolso ou até não pagando nada. Um grande exemplo disso é o AWH. O Leo é foda! Não precisa pagar para ter um aproveitamento melhor, hoje em dia existem inúmeros meios de contornar isso e muitos deles extremamente baratos perto dos que alguns speedsubs lucram. Sem falar que existe bons sites para se hospedar um arquivo pra gente baixar, vide MEGA, FileSwap, GeItt, etc. Sim, requer esforço, mas qualquer cara que abra um fansub sabe disso, então não tem nada a ver esforço com cobrar dinheiro. Quem quiser ajudar e doar que fique a vontade, o problema é que muitos não tem noção de boa parte do que doam vai pros bolsos dos carinhas e não pro site em si.

        O problema em geral é muito mais a tradução para o português e não os erros ortográficos em si, apesar de existirem um pouco.

        Mas é como eu disse, não tenho nenhum problema com speedsubs, muito pelo contrário. Tenho problema é com a postura de tentar lucrar em cima de algo que, na verdade, não há a necessidade de se obter dinheiro dos outros. Não tem nada de errado ter pressa pra assistir um episódio também, nunca falei isso. Cada um faz do jeito que gostar mais ou do jeito que mais convir no momento o/

        Curtir

      • Concordo com inteiramente com comentário acima.
        Independente de qual for o fansub, tudo se resumo a diversão para quem é fã de animes.

        Curtir

      • Deu pra entender a sua opinião e o que você quis dizer Gekkou, realmente dá pra manter um site bem feito sem precisar tirar grana do seu bolso, e principalmente manter sem cobrar algo das pessoas.

        Curtir

      • Pois é, era justamente esse ponto q eu queria dizer, haha. Falando nisso, não consegui te add no chat da KIIS ainda pq a porcaria do meu skype bugou geral!!

        Me lembro que tu tinha perguntado dos podcasts aqui. Essa semana vamos gravar um fazendo uma review da prox temporada de animes, se quiser mandar alguma mensagem com tuas apostas ou sei lá oq, pode fazer isso pelo skype msm, dai eu separo e a gnt lê elas no pod o/

        Curtir

      • Sem pressa.. maldito skype. ;x

        Ok, já tenho umas apostas pra essa temporada de julho, e até expectativas, em breve mando. \õ

        Curtir

  5. A discussão levantada pelo EA é bem relevante, porém, vivemos num mundo onde tudo torna-se mercadoria (Marx). Há algum tempo uma pá de mano percebeu que dava para ganhar dinheiro fazendo um trampo que a priori era voluntário… Essa lógica é uma merda, mas voltar no tempo é uma operação que inexiste no mundo real. O tempo passa, e as coisas se tornam cada vez mais sazonais, de tempos em tempos, perdemos e ganhamos sítios que tratam do mundo otaku.
    O lance é cobrar qualidade do dito canal oficial, pois têm muita gente pagando caro para assistir anime lá…
    De resto, é agradecer aos camaradas que fazem esse trabalho ainda de forma voluntária, levantando animes, mangás e notícias sobre esse mundo cultural que tanto nos arrebata.

    Curtir

  6. Saudações

    Acho que é uma das poucas vezes que comento aqui no blog parceiro (sou o dono do NETOIN!), mas deixarei uma breve opinião aqui…

    Existem muitos pontos que concordo no texto do Zero, mas há outros que eu discordo. Eu assisto animes pelo Crunchyroll (acho o serviço bom, embora pudesse ser melhor, em especial nas legendas) e também faço download por subs (como o Eternal Animes, o ANSK e o Dollars Fansub). A valia existe para mim em ambas as vias e, de alguma forma, me sinto bem com isto.

    Agora a ponderação é importante. O cenário atual dos subs no Brasil para mim não é, nem de longe, o pior possível. Já houveram épocas nas quais subs nasciam e morriam com um simples estalar dos dedos da mão. Claro que, atualmente, muitos tem preferido a pressa na tradução e deixando a qualidade de lado. E no quesito qualidade (lê-se como tradução quase impecável e um bom trabalho nas legendas), poucos fansubs tem assim agido.
    Com a Netflix também investindo em animes, nasce aqui uma forte concorrência (entre portais de streaming), o que terá de fazer o Crunchyroll acordar na área das legendas (provavelmente). Se nos EUA o CR local acabou fazendo muitos speed-subs “morrerem”, pode ser o sinal de uma tendência.

    No mais, foi um post chamativo. Friso que concordei em boa parte mas, ainda assim, um apoio para todas as partes interessadas me soa bem melhor.

    Até mais!

    Curtir

    • Opa, e aí Carlirio o/

      Pois é, não vejo o cenário atual tão ruim assim. Acho que deve ser desmotivante mesmo para estes fansubs que fazem por amor, mas ainda assim não vejo eles fechando por isso, afinal continuam fazendo porque gostam e também para aqueles que lhes prestigiam sempre. Claro que os speedsubs tiram muito público deles, mas acredito que a maioria sejam crianças e adolescentes ou pessoas recém chegadas nesse hobby.

      Acho que o Crunchyroll peca bastante por causa dos problemas de tradução. Como é um serviço oficial e pago, exigiria, no mínimo, algo quase perfeito no quesito tradução. Espero que isso melhore com o tempo. Com a entrada do Netflix torço para que a concorrência aprimore o trabalho de todas as partes, mas não duvido que nada mude também. O que eu não concordo e não gosto é ver os speedsubs ganhando dinheiro em cima disso. Caso não tivessem essa postura, não teria problema algum com eles.

      Foi um post bem bacana mesmo o/

      Curtir

  7. O post foi bem bakana, e concordo com o zero disse, por isso q temos que dar glória para as pessoas q nos trazem animes de qualidade sem pedir nada em troca.

    Curtir

  8. Bom, comecei a assistir animes em 2010 assistindo online pela Anime Doki Doki e comecei a fazer downloads logo quando percebi que me era mais viável.
    Eu não entendo as críticas a PUNCH!. Há aqueles como eu que não se importam muito com qualidade, e preferem sim assistir animes no dia em que eles são transmitidos no Japão.
    Sobre os erros na legenda, não ligo. É um trabalho rápido e acontecem erros que são raros ou imperceptíveis ao meu ver.
    Ninguém é obrigado a comprar o VIP, eles não estão “botando a faca no pescoço” de ninguém, eles só querem pagar o host e receber algum lucro também, mas sempre disponibilizam os links gratuitos nos “servidores ruins” pra quem não ser VIP baixar. Isso foi claramente uma tática pra comprarmos o VIP, mas não é obrigação de ninguém comprar.
    Baixo por lá à três anos e nunca comprei VIP só pra esclarecer.

    Curtir

  9. Não gosto da tradução do Punch!. Eles são muitos descuidados. Por vezes, os erros gramaticais são absurdos. Mas pelo menos, é muito difícil eles droparem um anime, uma vez que começam. O Animakai, por exemplo, tem preconceitos por alguns animes e param de traduzir, por vezes, por achar ‘gay’ demais. Por isso o Punch! saí na frente. Não gosto quando vejo erros gramaticais, mas tenho que confessar que o Punch! sai na frente de muitos fansubs por não ter frescura em traduzir certos tipos de animes.

    Curtir

Deixe um comentário