Eu Recomendo – Dorohedoro, O Bizarro Mundo dos Magos

O Engraçado e Bizarro mundo de Dorohedoro

Mars aparecendo. Eu tava sumido. Ninguém percebeu, eu sei T_T.

Dorohedoro é um mangá de fantasia seinen publicado pela Monthly Ikki da Shogakukan, escrito e desenhado por Q Hayashida (isso é mulher) conhecida por Maken x Another. Publicado na revista desde 2000 e se encontra nos seus últimos volumes, vai encerrar totalizando 20.

O mangá conta a história de Kaiman, um homem que não se lembra de quem ele era depois de ser transfigurado por um mago, sua cabeça, agora, tem a forma de réptil. Junto com Nikaido, uma mulher que o acolheu, eles procuram quem fez isso em Hole, porém o mais estranho é que há uma cabeça dentro da boca de Kaiman e essa cabeça sabe quem fez isso com ele. Esse é apenas o ponto de partida da história, pois ela evoluiu e muito, trazendo mistérios atrás de mistérios, todos os detalhes vão se conectando. Dá pra ver que quase tudo no mangá foi pensado.

Começando pra mim por um aspecto muito ambíguo do mangá. O traço.

Bom ou ruim? Difícil de definir, em quesitos técnicos o desenho é bem fraco, principalmente, durante as lutas, a movimentação fica estranha e alguns personagens realizam ações impraticáveis. Sem contar que ele é muito sujo, ou seja, algumas cenas ficam sendo de difícil entendimento, todavia esse mesmo estilo traz um terror muito maior. O grotesco e estranho que já são a marca registrada do mangá com o traço dessa maneira ficam amplificados.

O mangá apesar de ter um traço obscuro, rabiscado, brusco, tem uma narrativa bem leve, com uma grande quantidade de comédia. Há um exagero sobre o alívio cômico que mostra que o mangá segue um modelo Seinen que parece querer ser shonen. Mas deixando a comédia de lado e falando sobre o mistério do mangá. Muitas vezes pode parecer confuso pela quantidade coisas acontecendo ao mesmo tempo, porém os fatos (maior parte deles) estão interligados, o mistério cresce a cada capítulo e vai te impressionando cada vez mais.

Outra coisa que vale muito a pena ressaltar é que a mangaká cria um mundo extremamente criativo e inusitado. E mostrando bem como é a rixa Magos/Não Magos, os “humanos” vivem em Hole (do inglês Buraco) que mostra o quão eles são considerados lixos. E dentro da sociedade dos magos até aqueles que produzem pouca magia são ostracizados e deixados de lado. O cenário de Hole lembra muito favelas:

Personagens

Kaiman

Extremamente engraçado e muito infantil, o protagonista com cara de monstro é muito legal, mas o enredo sobre ele é muito maior do que o personagem o que dificulta o desenvolvimento perfeitamente fluído.

Nikaido

Uma personagem que surpreendeu bastante, não muito por suas ações, mas sim pelo sua história e toda a explicação de sua personalidade. Ela cativa muito, pois é a principal ajuda do protagonista e regula ele na maior parte do tempo.

Ebisu

Uma maga suspeita que trabalha para En, quase que um chefe da máfia, na maior parte do tempo está calada, mas usa história é assustadora e inusitada. Apesar disso, ela faz muitas das cenas cômicas do mangá. Um detalhe que vale destacar é que todos os magos usam um tipo de máscara. No caso dela, ela usa uma máscara de caveira.

Fujita

Outro mago que trabalha para Em, porém ele tem problema com a produção de magia, por isso tem medo das pessoas odiarem ele. Faz um par com a Ebisu como os personagens com o maior tom cômico do mangá. O tipo de personagem que realmente preza pelos seus companheiros. Faz de tudo para repararem no esforço dele.

São tantos personagens que tem relevância pro enredo que não dá pra colocar todos aqui, muitos dizem que essa quantidade exacerbada de personagens pode causar muito núcleos narrativos e tornar a história desfocada, mas como grande parte dos acontecimentos do mangá estão conectados isso dificilmente acontece.

No geral o mangá é ótimo pra quem gosta de títulos com luta e mistério, pode demorar pra acostumar com o traço, mas com certeza o mistério vai de entreter. É um mangá que eu acho necessário a produção de um anime, espero isso ansiosamente.

Estou pensando em começar a comentar algum mangá semanal, mas estou em dúvida em qual, e por isso quero a ajuda de vocês:

facebook_gekkou_gear!!

Curta nossa página no Facebook!

twitter_gekkou_gear!!

Siga-nos no Twitter!

Feed_gekkou_gear

Assine o nosso Feed!

Ask_gekkou_gear

Nos acompanhe no Ask!

Por, Undead Mars

24 comentários em “Eu Recomendo – Dorohedoro, O Bizarro Mundo dos Magos

  1. Comenta Nanatsu, esse realmente precisa de mais e mais furor em cima. Nanatsu está cada vez melhor!

    E muito interessante esse mangá, mesmo que não seja meu estilo essa doideira me despertou o interesse 😀

    Curtir

    • Dorohedoro é muito doido. Acho que o q me fez querer comentar Nanatsu foi que até agora não houve um momento sem graça no mangá, sempre mesclando bem a ação com o enredo.
      vlw por votar o/

      Curtir

  2. Me interessei, não liguei muito pro traço.. afinal, SnK e Tokyo Ghoul não tem aquele traço ótimo, mesmo assim não deixam de ficar melhores a cada capítulo/arco, Seinen é Mistério tem me conquistado cada vez mais, Yokokuhan que o diga, sabe me informar a periodicidade da scan br? caso tenha.

    Sobre a votação, eu preferia outros mangás como Magi: The Labyrinth of Magic, Akame ga Kill ou Minamoto-Kun Monogatari, mas dentre os escolhidos eu fico com Nanatsu no Taizai, considero como a obra com maior potencial, melhor desenvolvimento, maior sucesso e com mais leitores brasileiros.

    Curtir

    • A Fuji quem traduz o mangá de Dorohedoro está traduzindo atualmente de forma irregular e está um tanto quanto atrasada. Eles estão no cap 86 e o mangá já se encontra nos capítulos finais no cap 123.
      Sobre as escolhas, eu até pensei em Magi, mas estava mais interessado de comentar mais esses três.
      Vlw por votar o/

      Curtir

    • maior sucesso onde?em vendas Shokugeki ganha e mais leitores brasileiros é por isso q Shokugeki já se encontra entre as series mais lindas em varios leitores online e Nantsu não boas fontes as suas

      Curtir

      • Use vírgulas e interprete o comentário direito antes de insinuar que minhas fontes não são boas.

        Ninguém falou em vendas aqui, pra ter sucesso vários quesitos são apurados, não só as vendas, e Shokugeki apenas ganha destaque nos leitores online brasileiros por ser da Jump e apresentar um conteúdo agradável, não quer dizer que é a mais “linda” apenas por ter mais views (;, no mais.. nem preciso discutir sobre melhor desenvolvimento e maior potencial.

        Curtir

    • maior desenvolvimento e mais potencial só por que tem lutinhas né?e serio achei q views eram as pessoas q liam o manga certo certo até nos leitores gringos Shokugeki já esta entre os mais lidos

      Curtir

      • Não, primeiramente.. não são “lutinhas”, e depois.. Shokugeki também apresenta suas batalhas culinárias, poses, traço fodástico e tudo mais, VIEWS são as visualizações que o mangá tem em tal lugar, não é obrigado ele ser o mais lido, até porque.. scans existem pra isso.

        Errado novamente, se acompanha os posts da Gekkou deve ter percebido que nem sempre vendas equivalem a sucesso, fora que Nanatsu é hit de sua revista junto com Fairy Tail, se isso não é sucesso.. 😮

        Fanboy não tem vez aqui comigo. 😀

        Curtir

      • Não suporto fanboy, tive que deixar as coisas bem claras pra evitar que aconteça de novo, mas então.. concordo, promessas é palavra certa, mas acho que as duas já estão certas com relação a seu futuro.

        Curtir

    • hahahhahahahahah então Naruto Onee tambem só tem views e só pra mostrar q Shokugeki tem mais leitores vai na Iwish scans e ve qual são os mangas mais baixados Shokugeki é um dos mais e Nantsu q tambem é dela nem aparece(agora vc vai disser q quem faz dowload tambem não conta) para cara em primeiro lugar é melhor desenvolvido por que me diga e o q é então se um manga não vender bem não é um sucesso então Soul Cather(S) é um sucesso tambem segundo a sua “logica” de não sei qual é ele tambem é um hit

      Curtir

      • e outra coisa eu não disse q Nanatsu não é um sucesso disse q ele não é um sucesso maior q Shokugeki como vc disse

        Curtir

    • e alias uma utlma coisa vc disseobra com maior potencial, melhor desenvolvimento, maior sucesso e com mais leitores brasileiros.” eu pergunto o q vc tem para provar isso tudo q vc disse foi isso não ocnta aquilo não vale então me diga a onde a sua bola de cristal dis q Nanatsu tem mais leitores brasileiros por que as provas de verdade dizem o contrario

      Curtir

  3. Bem pra mim tanto Nanatsu como Shokugeki são hits de suas revistas, e tem tudo pra crescerem ainda mais por isso não acho legal ficarem comparando as obras, já que pra mim são ambas iguais em quesito qualidade. Já sua recomendação foi muito boa vou dar uma olhada dorohedoro.

    Curtir

Deixe um comentário