Especial – Primeira Impressão de Shingeki no Kyojin pela Panini Comics

20131128_171337

Opiniões sobre o lançamento do mangá no Brasil pela Panini Mangás.

Finalmente, meu exemplar chegou, e sendo assim, eu posso falar sobre o que achei deste novo lançamento da Panini, tão esperado por mim, fã de Shingeki, assim como todos vocês que acompanham o mangá fielmente.

Vamos pelo começo, quando anunciaram Shingeki no Kyojin, eu fiquei excitada com a possibilidade de ter o mangá em mãos. A honra foi da Panini, sinceramente não dá para a gente reclamar muito, afinal de contas Panini e JBC são praticamente as únicas editoras que trazem muitos mangás para nós, mangafags, sendo assim, eu nunca fui daquelas que fica nessa de “Ah… eu preferia a outra… ou vice-versa, etc… e etc…” Então, não importa quem traga, com tanto que traga! Mas mesmo assim, como leitora assídua, que ama, mesmo, mangás, eu quero que a editora responsável sempre faça o melhor, afinal, mangás são nossos xodós, nossos precisos tesouros, que ficam ali na estante, separados por editoras, ordem alfabética, cores, etc… para puro deleite até  mesmo visual… eu acho que é isso que as editoras não entendem, a gente não quer só ler, a gente quer também apreciar, ficar admirando… conheço pessoas que nem tiram o mangá do plástico (quando estes vem plastificado… )… eu não sou dessas, eu tiro o plástico, eu gosto de ler, reler… nem sei dizer quantas vezes já reli minha coleção antigona de Rurouni Kenshin… eu gosto de ver as folhas amareladas, mas com folhas amareladas ou não meus mangás estão em ótimo estado… por que eu cuido deles, pois como eu disse, são meus  preciosos tesouros.

Mas voltando a Shingeki, quando a Panini anunciou a assinatura eu assinei, fui lá, peguei meu cartão de crédito e mandei ver… meu amigo me advertiu sobre vários problemas que eu poderia enfrentar, a Panini tem má fama com relação à assinaturas, e eu que nunca tinha assinado nenhum mangá da Panini até então (só assino mangás da JBC) comprovei isso na pele…

A maldição da Assinatura 

Quando eu assinei fui informada que eu receberia o mangá após 3 semanas, podendo se prolongar para uma quarta… até aí tudo bem, pois ficou entendido que o mangá sairia no final ou começo de dezembro, e eu fiz a assinatura em outubro. Mas eis, que então, a Panini diz que o mangá já estava nas bancas, e já tinham se passado as 3, quase ou 4 semanas… e meu mangá? Nada! Ou seja, fiquei preocupadíssima, na verdade p da vida mesmo, pois o que se entende é que quem assina, DEVE, TEM, MERECE, receber o mangá primeiro, não estou me desfazendo de quem compra nas bancas, mas entendam, a coisa do assinante é que nós, pagamos vários volumes adiantados, por isso o normal é ter a vantagem de ter o mangá em mãos antes de sair nas bancas. Mas não foi o que aconteceu, eu rodei a baiana no Facebook, postei que meu mangá não tinha chegado, reclamei horrores, e até ameacei cancelar a assinatura, mandei email, enfim, e percebi que várias outras pessoas estavam com o mesmo problema, e ainda por cima meu amigo para me sacanear vem e me diz… “Eu te avisei” … Por isso a nota para o departamento de assinaturas da Panini é ZERO. O mangá chegou, eu vou esperar pelo segundo volume para ver como vai ser desta vez, afinal temos que dar uma chance, mas se eu perceber que todo mês vai ser assim, eu vou cancelar, por isso eu recomendo, que você pense muito antes de fazer uma assinatura com a Panini.

O mangá por dentro

Nada diferente de outros mangás que eu já conheço da Panini, papel interno, capa, nada de especial, achei a qualidade do papel ligeiramente melhor que outro mangá que acompanho da mesma editora, Blood Lad, mas nada excepcional. O legal do mangá “legalizado” é poder ter algumas coisas que não vemos com os fansubs, como as páginas com informações especiais, páginas com ilustrações sem sentido do autor, etc… existem é claro fansubs que escaneiam os tankos e relançam, mas nem todos fazem isso e eu entendo o porquê, realmente dá muito trabalho.

20131128_171053

20131128_171149achei a contracapa um charme…

Eu gostei da tradução, não vi erros grotescos, nem nada muito além do que deveria realmente ser. Sinceramente a primeira coisa que fiz foi ver o  nome dos personagens, e fiquei feliz de ver Armin, ao invés de Almin (Vocês não tem noção de como eu ficava louca da vida ao ver que um fansub traduzia Armin como Almin no anime, por mais que eu tentasse explicar que Armin é um nome holandês, etc e bla bla bla… a pessoa insistia no erro… mas enfim… )…

O pesadelo de todos os mangafags

Acho que uma imagem fala mais do que mil palavras…

20131128_172750

Sim, eu fui sorteada, com este acabamento… “porco“… (me desculpem a indelicadeza…)… uma das coisas pelas quais os assinantes correm o risco, receber mangás com falhas, afinal, não somos nós que separamos e embalamos o mangá. Outra coisa que as editoras não entendem, nós mangafags, queremos um mangá em perfeito estado. Não é a primeira vez que isso ocorre comigo, já tive problemas assim com a outra editora, a JBC, mas isso é de matar, é para desanimar… exagero? Totalmente exagero da minha parte, mas me pergunte agora o que eu vou fazer… Sim, eu vou comprar na banca outro volume. Sou louca? Provavelmente… E esse mangá vai virar presente, para meu amigo, que já disse que quer… darei a ele com o maior prazer e ao mesmo tempo fazer uma boa ação de fim de ano.

Para resumir, foi um ótimo lançamento, um mangá esperado, sem grandes erros por dentro, mas com falhas por fora, ainda falta um pouco mais de cuidado das editoras brasileiras com relação a seus leitores, isso é triste, acho que merecemos mais respeito, pois somos nós que mantemos este mercado.

E você, também assinou Shingeki no Kyojin? Deixe aqui suas impressões sobre o mangá publicado pela Panini. Gostou do título em português, do acabamento? Se for assinante, chegou rapidinho? Tradução? Divida sua experiência com a gente 🙂

facebook_gekkou_gear!!

Curta nossa página no Facebook!

twitter_gekkou_gear!!

Siga-nos no Twitter!

Feed_gekkou_gear

Assine o nosso Feed!

Ask_gekkou_gear

Nos acompanhe no Ask!

Por, Vane

13 comentários em “Especial – Primeira Impressão de Shingeki no Kyojin pela Panini Comics

  1. Nossa, li toda a sua opinião sobre as assinaturas pela Panini, estava realmente querendo saber sobre isso, já que vou começar a colecionar mangás.

    Deve ser mais prazeroso ter o mangá em mãos do que ler online, acho que é porque fica aquela sensação de que é o seu tesouro mesmo, que você deve preservar e guardá-lo muito bem.

    Acho que comprarei nas bancas mesmo 🙂

    Curtir

    • Olá Wdeyvison, hoje eu aconselharia a compra deste mangá nas bancas… mas existem vantagens de ser assinante, quando a editora em questão faz a coisa certa. Eu assino vários mangás pela JBC e nunca tive esse problema que tive agora com a Panini. A JBC sempre entrega os meus mangás uma semana antes do lançamento nas bancas, e vem tudo certinho em ótimo estado, apenas uma vez veio com problema, mas isso quando comprei volume na loja online e não por assinatura. Infelizmente minha primeira experiência com a Panini não foi legal, por isso a advertência é só para com ela 😉

      Curtir

      • Olá.
        Entendi perfeitamente, muito obrigado pelo seu post, há dois mangás que quero colecionar na JBC, Ao no Exorcist e Ousama Game, agradeço a dica para a preferência em assinar e não comprar na loja online.
        Ah, irei comprar SnK nas bancas então, só aguardando chegar 😀

        Curtir

  2. Oi Vane recebi meu mangá hoje (que ódio ) mais eu ja estou acostumado com a panini (assino one piece desde o seu lançamento ) mais por sorte nunca veio nenhum mangá com defeito (sorte a minha pois minha cidade é pequena e só tem 1 lugar que vende mangá e varios titulos não vem pra cá é duro morar no MS mais graças a assinatura e a mulher da loja onde eu encomendo meus mangá vou indo flw

    Curtir

  3. Bem, eu não assino, não confio nas editoras para essas coisas, além de a Panini ter o péssimo hábito de cancelar mangá sem avisar, né?
    Mas comprei o mangá em banca e sobre o mesmo posso dizer que não decepciona, embora ainda acho que merecia um acabamento geral melhor. Considerando que Shingeki é um sucesso e tudo mais, acho que seria justo a editora ter ao menos utilizado um papel de qualidade superior, nem que fosse para aumentar um real ou dois no preço. (Considero R$13, 90 um preço bom, se ao menos usarem folhas brancas-nem precisa ser offset, basta ser de qualidade superior a que usam normalmente).
    Enfim, de forma geral está bom, mas passa longe do que poderia ser vindo da Panini, que é uma multinacional veterana. A editora tem capacidade para investir mais que isso.
    Ótima review, gostei do entusiasmo com os mangás, pensei que fosse o único a tratar meus volumes (não só de mangás, mas de tudo, livros e revistas em geral também…) com tanto zelo…

    Curtir

    • Olá Fellipe, eu acho que todos que leem mangás tem esse cuidado especial com eles, afinal são itens de colecionador, coisa que fica e você pode passar para pessoas queridas no futuro ou até mesmo doar coleções. Não são simples revistas, são mais que isso, ainda mais por sabermos que são histórias que tem começo, meio e fim… geralmente quem só vê anime não entende essa apreciação, mas o mangá é a versão original, o autor pondo sua emoção ali, eu poderia ficar horas descrevendo isso… mas eu sei que você é um dos que entende o que eu estou falando 😉

      Curtir

      • Hahahahahahaha, sim, entendo sim, e concordo, qualquer um que seja realmente colecionador deve ter esse zelo, é muito prazeroso ver a coleção toda arrumadinha e completa, além de poder revisitar a qualquer hora e passar para outras pessoas (coisa que faço pouco, não confio emprestar meus mangás/livros para qualquer um).

        Curtir

  4. Eu que o diga, mangá da Panini aqui demora uma eternidade pra chegar… no caso de Blood Lad, a edição 01 veio aparecer aqui ontem, e parece-me que eles já estão na edição 8, se eu tivesse assinado Shingeki eu esperaria menos, mas decidi comprá-lo na banca mesmo demorando uma eternidade, e como você disse, a panini podia dar uma caprichada, colocar uma capa mais arrumadinha com uma folha melhorzinha, não vou pedir nada especialzão mas… podia ser algo que não rasgasse ou ficasse tão feia e frágil em tão pouco tempo… com relação as coleções só tenho mesmo alguns especiais da JBC como Sakura, Love Hina e Rayearth, Love Hina e Rayearth amei assinar porque as edições vieram impecáveis, e vamos combinar ninguém quer receber um mangá sujo e com capas de vez em quando rasuradas (encontrei Love Hina especial 1 assim e quase morro) como vemos em algumas bancas. Bem, espero que quando eu tocar em Shingeki eu não tenha um troço, e lá vai eu começar outra coleção (Blue Exorcist também *0*).

    Curtir

  5. Sou assinante Marvel da Panini… QUALQUER alteração, defeito ou erro tanto no interior quanto no exterior do material que você recebeu eles lhe enviam sem consulta (eles ñ precisam ver para trocar, e sim confiam na sua palavra) e sem custo… Assino a 3 ou mais anos (nem lembro) e sempre fui bem atendido qto a troca… boa sorte

    Curtir

  6. Passei pela mesma coisa que você, só que no meu caso assinei e levou três meses pra me entregarem o primeiro volume… um absurdo! Devia ter processado eles, isso sim. ( ಠ_ಠ) Vou ficar alerta daqui pra frente e qualquer coisa cancelo.
    Muito legal sua review. E eu sou daquelas pessoas que lê o manga e depois guarda no saquinho plástico, que nem você falou ali em cima. xD Parabéns pela aquisição!

    Curtir

Deixe um comentário