Especial – Shingeki no Kyojin Anime, Parte 1

Shingeki.no.Kyojin.full.1570633

O fim esta chegando, mas só no anime…

E Shingeki no Kyojin, anime, esta chegando ao seu final. O Gekkou não fez resenhas sobre o anime, mas nada mais justo do que falar aqui um pouco sobre este anime, que já se tornou um dos meus preferidos, sem qualquer sombra de dúvida. Aguardo muito por uma segunda temporada mesmo que demore a chegar. Este texto será dividido em duas partes, com minhas opiniões pessoais de fã sobre Shingeki no Kyojin, e sobre o fechamento do anime, que será amanhã. Lembrando que o post é dedicado exclusivamente à você, que também é fã do anime e/ou mangá Shingeki no Kyojin.

Para começar, antes de mais nada, quero falar um pouco sobre o porquê de eu me apaixonar completamente por Shingeki no Kyojin, por me apegar ao mangá e ao anime e também porque eu gosto de dizer que é um grande anime, um ótimo mangá e merece respeito.

02

Eu já disse em um comentário que sempre achei SnK com tom de seinen, é claro que você tem o total direito de discordar, mas pra mim sempre foi um mangá com temática mais adulta. Alguns capítulos de Shingeki te força ao diálogo e a trama, e adolescentes, em sua maioria, é claro, existem as exceções, não tem paciência para isso, eles gostam de ver pancadaria em todas as páginas, e entre esses Shingeki nunca fez e nunca fará sucesso. Muitos dirão que o anime não teve desenvolvimento, o que discordo plenamente, justamente porque a questão do desenvolvimento, depende e muito da pessoa que percebe ou não as coisas que o anime propõe à você.

Você pode dizer que não é seinen porque os personagens são adolescentes, etc, mas como leitora assídua de seinen eu nunca consegui fazer a ligação de SnK com outros shounens, a única similaridade que vejo é o fato dos personagens serem adolescentes, serem um grupo, ter ação, etc… em mangás shounen de ação, geralmente existe uma premissa, temos um personagem principal, engraçado, meio idiota (nem todos), mas que tem determinação, luta muito, tem um passado sofrido (nem todos), tem um amigo que foi inimigo ou vice-versa, tem mais alguns amigos, geralmente 3 ou 4 que estarão sempre do lado dele, todos anteriormente eram inimigos ou se tornaram amigos por casualidades do destino… etc… tem arcos onde todos lutam com todos… etc… tem um poder especial que todo mundo guarda na cabeça e tenta imitar… Kamehameha, Susanoo, enfim, a força da amizade vence tudo e todos e se você disser que eu estou mentindo, vá lá e releia seus mangás. É assim que funciona no mundo shounen, é claro que existem os mangás shounen que fogem disso, fogem da coisa cliché, não estou dizendo que para um mangá ser bom ele tem que fugir do cliché, nem pensar. Também não estou dizendo que shounen é ruim, ao contrário, eu gosto e muito de shounen, mas é assim que as coisas são e com os shoujos não é diferente. Seinens e Joseis já fogem disso, por isso são meus gêneros favoritos.

05

Mas voltando a falar de Shingeki no Kyojin, ele pra mim foge do cliché, porque primeiro, como disse, tem uma temática mais adulta, tanto que amigos meus (adultos, como eu…), que há muitos anos não lêem ou vêem animes, estão assistindo SnK, e alguns agora até lendo o mangá. Percebi que muitos adultos estão gostando de Shingeki no Kyojin. Segundo, sobre a obra em si, o autor não poupa seus personagens principais, muito menos os secundários, a cada capítulo você não sabe se um dos seus personagens favoritos vai morrer ou não, se machucar, se ferir ou coisa pior. Isso é claro não é privilégio apenas de SnK, existem outros mangás/animes que também exploram isso. Há a questão militar, da obediência, da entrega da sua vida em troca de um bem maior, a nação… o medo é bem real no mangá, infelizmente a maioria das pessoas que lêem o mangá só pela ação, acabam deixando essas momentos importantes passar despercebido, minhas partes preferidas do mangá não é quando o Eren arranca a cabeça de um titã ou a Mikasa ou o Levi saem voando e dizendo coisas fodas (eu acho lindo estes momentos, tudo bem…), mas não são minhas partes favoritas. Eu gosto de ver os soldados, as reações, os objetivos, a covardia, a coragem deles e tudo mais… a maneira como as pessoas ali se relacionam, é uma coisa meio “sádica”, mas eu gosto de ver como o autor explora a miséria humana e o sofrimento no mangá. Não fica naquela aonde os arcos vão para um combate homem à homem até acontecer algo ou se decidir algo como na maioria dos mangás.

Os Titãs, eu não me lembro de nenhum outro mangá que explorou o tema sobre Titãs antes, não da forma como o Isayama faz, tanto que a primeira vez que li o título do mangá, eu pensei que se tratava de algo sobre mitologia grega ou qualquer coisa do tipo, pleno e feliz engando da minha parte, ainda bem. É dificil falar de originalidade, eu não acredito nisso, eu acredito que os autores pegam um tema o desenvolvem, simples assim, alguns tem mais criatividade para fazer este desenvolvimento, outros não.

06

Quando anúnciaram que iria virar anime eu temi e muito que não fizessem juz ao mangá. Temi pela qualidade das cenas. Eu sabia que o estúdio teria que fazer um trabalho e do bom para colocar os soldados voando de lá pra cá, de maneira rápida, mas no fim deu tudo certo. A qualidade, comparada a outros animes que vi, foi ótima, sempre se pode melhorar é claro, não é perfeito, mas dos animes que vi nos últimos anos, Shingeki no Kyojin foi o que melhor se destacou neste quesito. O OST, simplesmente perfeito, não somente porque as músicas são ótimas, mas pelo fato delas se encaixarem perfeitamente nas cenas. A questão do ecchi e o do moe, há os que gostem e muito disso e outros que simplesmente não, mas de qualquer forma, Shingeki no Kyojin não explora e nunca explorou, mesmo no mangá, isso. Fillers, muito bem encaixados, há é claro quem não goste, mas pela primeira vez eu elogiei um episódio filler, justamente porque a equipe do anime parecia saber exatamente o que estava fazendo, ou seja, conhecia o que tinha em mãos. Não foram fillers com episódios comédia, light ou para tapar buracos, foram fillers que de certa forma acrescentaram coisas à trama original.

O legal de Shingeki no Kyojin é o fator surpresa, principalmente no mangá. No anime as coisas pareciam bem óbvias (tirando a questão dos spoilers…) mas no mangá a coisa é diferente. Como por exemplo, em relação à fêmea Titã, quando eu estava lendo o capítulo da grande revelação eu fiquei de boca aberta, na realidade muitos ficaram na época, fora outras coisas que ninguém esperava. Sobre a revelação do Titã Colossal, foi uma coisa tão sútil, que ninguém imaginava que seria daquela forma. Eu não acreditei na simplicidade da cena, não houve gritos, desespero, revolta, ele simplesmente chamou Eren no cantinho e deu a grande revelação.

E mesmo já sabendo o que iria acontecer no anime, o fato de animação fez uma grande diferença, repetindo, a animação de Shingeki no Kyojin fez uma grande diferença, as cenas com o 3DMG (DMTs em português), as cenas na Floresta, a imponência dos Titãs… ver tudo isso em forma animada, foi fantástico.

Por tudo isso, Shingeki no Kyojin, é um dos meus mangás, agora também um dos meus animes favoritos. É claro que eu tenho outros mangás que simplesmente adoro, outros animes, alguns clássicos, que inclusive considero melhores que Shingeki no Kyojin. Mas ele entrou nesta pequena lista seleta, e se continuar como esta, vai permanecer.

Na parte 2…

  • Considerações finais sobre o último episódio do anime.
  • Segunda temporada?
  • O anúncio do “possível” fim do mangá.
  • E a propósito, vejam estes icons

facebook_gekkou_gear!!

Curta nossa página no Facebook!

twitter_gekkou_gear!!

Siga-nos no Twitter!

Feed_gekkou_gear

Assine o nosso Feed!

Ask_gekkou_gear

Nos acompanhe no Ask!

Por, Vane

19 comentários em “Especial – Shingeki no Kyojin Anime, Parte 1

  1. Vane, shounen, shoujo, josei, seinen, não são um gênero, pode até ser para nós ocidentais mas oficialmente é considerado uma demografia. E oficialmente Shingeki tanto o mangá e principalmente o anime, que muitos dizem ter tornando-se mais “Battle Shounen” para agradar a cultura da massa são shounens. Particularmente acho shingeki não um seinen com elementos shounens, mas o contrário, e acho esse meu ponto de vista até mais otimista pois assim um shounen (Falando como gênero agora, não tem como evitar…) que é um gênero mais subestimado pelo público hardcore se diferencie dos demais.

    Falando da série em geral (Anime e Mangá), por mais que seja voltada para um público juvenil também contém elementos que chamam atenção de uma pessoa mais madura. Isso porque SnK não é fantástico, é bem realista, as motivações dos personagens, os sentimentos, as atitudes, são coisas que qualquer tipo de pessoa se identifica, mesmo que seja só com um ou dois personagens. Tem até um artigo no crunchyroll falando sobre como Animes podem voltar(?) a serem mais conhecidos como antigamente, melhor dizendo, como podem se tornar uma cultura da massa, o famoso “mainstream”. Isso se deu graças a proeza de Shingeki de conquistar leitores/telespectadores de todas as idades e tipos. É a série que abriu as portas para essa “esperança” por sua diversidade de elementos e temas, mistério, ação, amizade, vingança, enfim, tudo que uma boa história precisa. Mas você falou das pessoas que lêem apenas pela ação, andando pelo 4chan vi que tem gente que ao contrário do que você afirmou lê o mangá apenas pelos mistérios, pelo famoso “Mysteries Everywhere…” do capítulo 33. E eu meio que me enquadro nisso, o forte de shingeki não é o que falei lá em cima, aquilo serve apenas para conquistar os leitores menos exigentes, é o mistério seu forte, o que leva eu e outros muitos a continuarem lendo/vendo a série, saber o porquê, descobrir a verdade, os cliffhangers, esse tipo de coisa te prende pra saber mais e mais o que vai acontecer depois até não haver mais mistério, nesse ponto a graça acabou.

    OST do Hiroyuki Sawano é perfeita mesmo, as músicas dele tem um teor épico que mesmo o anime que nem pretende ser, quando inserida elas nele, o torna épico. OST também ajuda muito para gostar de uma série, eu tenho animes que só gostei por causa da OST e outros que só vi pela OST. E julgando pela frequência de animes que têm as músicas dele por season (Por exemplo, Kill la Kill da Fall.), pra mim ele está se tornando o Urobochi das OSTs (Aquele cara que sempre que bota um dedo numa série ela é lembrada pra sempre de alguma forma). E mais, não duvido muito que ele será muito contratado em animes futuros, já que está se tornando conhecido.

    Curtir

    • Sobre a questão do shounen x seinen Kouma, é exatamente isso que quis dizer, e você explicou melhor, mesmo sendo shounen, acho que SnK tem muito mais elementos seinen nele.

      Existem muitas que lêem sim pela ação, mas este é um público diferenciado, e isso vem claramente de quem primeiro viu o anime e depois o mangá. Não digo que todos sejam assim, é claro que existem pessoas que não leram o mangá e só acompanham o anime que também gostam pelo mistério e tudo mais, mas infelizmente nem todos.

      Curtir

  2. bem, as vendas dos DVDs/BDs são um bocado satisfatórias, só não terá uma segunda temporada se não quiserem, o que seria mancada, mas só o tempo dirá né… ^^
    sobre o anime/mangá em si, eu gostei muito, geralmente em animes que seguem com o estilo “survival” onde morre todo mundo, eu simplesmente odeio, mas no caso de Shingeki, não acontece a todo instante e nunca se sabe quem e quando alguém vai morrer, o que dar aquele clima tenso hehehe…
    a história é boa, e no caso do anime a trilha sonora também ajuda bastante (sempre dou especial atenção a trilha sonora ^^)
    a propósito, alguém sabe me dizer em que volume do mangá o anime vai acabar mais ou menos? não estou lendo o mangá, para não tirar a graça do anime… ^^

    Curtir

      • Gekkou, é quase isso mesmo, o problema é, esse terminar vai ser fiél ao mangá ou ser um filler alternativo? Vai ter segunda temporada, isso é fato, e acredito que vai ser já no ano que vem, ainda mais se se confirmar que o mangá termina mesmo naquele capítulo que você me falou 😉

        Curtir

      • Olá Vagner. Na realidade o volume 8 termina no capítulo 34… por isso não dá para ter certeza se realmente o anime termina no 33… pois a gente não sabe como vão finalizar o anime, se vai continuar mantendo a fidelidade ou será um filler alternativo… vai ter um OVA, a possibilidade é, termina no 33, OVA = 34, fechando assim a primeira temporada com o volume 8.

        Curtir

      • Sim sim, você tem razão, acabei de reler o mangá e realmente o volume #8 termina no capitulo 34 (Senshi wa Odoru). E olhando melhor os capítulos 33 e 34, acho que você esta certa, provavelmente o anime termine o 33 e com talvez algumas cenas pequenas do capitulo 34 de alguns segundos só (talvez).

        O OVA eu já estava sabendo, deveria ter saído em agosto junto com o volume #11 o nome seria Ilse no Techou e teria como enredo o treinamento do esquadrão de defesa. Mas o OVA foi adiado para dezembro saindo junto com o volume #12, e a parte do enredo que seria sobre o treinamento acabou entrando nos capítulos semanais do anime.

        Então acho que você esta certa nessa parte também, eu também chutaria que o novo enredo do OVA será o capitulo 34, ou pelo monos ate a parte que o soldado, interrompê a reunião dos oficias do exercito para dizer que aconteceu algo com a muralha Rose.

        Isso ficaria sendo uma ótima transição entre a primeira temporada e a quase provável segunda temporada.

        Curtir

      • Acabei de assistir o ultimo episódio de Shingeki no Kyojin, e o anime simplesmente trollou as nossas suposições (mas foi ótimo). kkkkkkkkkkk

        O ultimo episódio do anime é uma verdadeira salada de cenas dos capítulos 33 e 34 do mangá. A maioria do capitulo 33 esta lá, exceto algumas coisinhas, como a Mikasa, ver o rosto do Titã na muralha, mas acho que fizeram isso por causa do contesto de ultimo episódio da temporada. Porem também tem um monte de cenas apos a derrota da Titã Fêmea que são do capitulo 34.

        Sinceramente já não sei mais oque esperar do OVA que virá em dezembro. O comercial que ta rolando da TV japonesa da a entender que o OVA pode ser um especial com foco mais em Lance Corporal Levi, Erwin Smith e Zoe Hanji.

        Curtir

  3. Sobre a matéria, simplesmente fantástica, seu pontos de vista sobre Shingeki no Kyojin são tão parecidos com os meus, que ate aprece que já conversamos sobre esse anime, de tanto que você o enxerga da mesma forma que eu. kkkkk

    A sua primeira parte do Especial – Shingeki no Kyojin Anime foi tão bem feita, que os detalhes que faltaram, foram logo preenchidos pelos comentários do nosso amigo Kouma_. A tal ponto que não me sobrou nada mais oque falar, somente elogiar os dois.

    Só um detalhe mesmo, concordo totalmente que o OST esta perfeito e se encaixa de uma forma surreal as cenas, a luta do Ehren Titã contra a Titã Fêmea foi linda, mas com aquela trilha sonora, foi simplesmente ÉPICA. E a cena que o Pai da Petra vai falar com o Cabo Levi, eu admito que chorei.

    Curtir

    • Obrigado Vagner 🙂 Eu me empolgo quando tento colocar meu ponto de vista, eu fico com receio das pessoas acharem que é muito fangirlismo (é um pouco, afinal sou fã…)

      A cena da Petra na carroça foi um filler maravilhoso… no mangá só vemos a cena do pai da Petra, acho que todos sentimos muito a cena anterior, quando chegou na do pai… todo mundo desmoronou… foi ótimo.

      Curtir

  4. Pingback: Especial – Shingeki no Kyojin Anime, Parte 2 – O FIM | Gekkou Gear

  5. Quanto aos titãs, foi só eu ou eles foram MUITO baseados nos evas (neon genesis evagelium), cara uma trilha sonora crescente uma pose que represente a força e berros apos acabar com o seu inimigo (sem falar as cenas de desmembramento) se os titãs não foram baseados nos evas eu não sei mais de nada.

    Curtir

    • Essas comparações são normais, monstros e robôs gigantes estão na cultura japonesa a décadas, o próprio Neo Genesis Evangelion bebeu muito da fonte de outras obras que vieram antes dele, e por sua vez inspirou muitas outras que vieram depois.

      Curtir

Deixe um comentário