Comentando – Shingeki no Kyojin #49 – Ataque

 1Isto é o inferno!
Não, isto é apenas o começo.

Atenção, abaixo você vai encontrar spoilers do capítulo 49 de Shingeki no Kyojin. Se você ainda não leu o capítulo e não gosta de spoilers, pare por aqui, caso contrário, siga em frente.

Pois é, por onde eu começo?? Eu fiquei aqui pensando em falar milhões de coisas, mas achei melhor ser curta e grossa. Esse capítulo conseguiu superar o anterior. Semana passada, após assistir o episódio do anime, eu tinha comentando que é díficil dizer qual episódio de Shingeki é o melhor de todos, pois a cada episódio eu acho que o último foi o melhor. No mangá não esta sendo diferente, e o melhor de tudo é que, para nós, leitores do mangá, tem o fator surpresa total, já que no anime, a gente já sabe de antemão o que vai ocorrer. É claro que isso não deixa o brilho do anime ficar menor, nem pensar… ver tudo isso animado é fantástico e vou te contar, se houver (e vai ter que ter!) uma segunda temporada do anime, esse capítulo na versão animada vai ficar com certeza fantástico.

20130905094859189

Sobre o capítulo, eu levei vários sustos, o primeiro foi com o Irvin. Que cara foda! Ele subiu vertiginosamente na minha lista de personagens preferidos de Shingeki no Kyojin.  O que ele fez? Nem é preciso comentar se você já leu o capítulo. Eu fiquei meio chocada quando ele perdeu o braço (Eu não entendo o porquê de eu ainda ficar chocada com SnK, sério… mas eu fico) jurava que o cara tinha literalmente ido para o além, e quando ele aparece do nada e corta Bert ao meio… eu fiquei meio sem palavras, não só pela surpresa, mas também pelo fato de que eu ainda não tinha me recuperado da cena do Titan e da Mikasa. Jean, sério cara, você também subiu no meu conceito, eu já gostava de você, mas agora…

Quando eu vi a Mikasa sendo pega pelo Titan… Eu quase surtei. Eu mandei o Isayama para todos os lugares que você imagina e também não imagina que exista, antes mesmo de ir para a próxima página. A Mikasa simplesmente é minha personagem preferida de Shingeki no Kyojin, se ela tivesse morrido, eu acredito que o título deste post hoje seria 10 formas de matar o Isayama Hajime.  Por sorte, ela ainda esta viva, não bem, mas viva, porém devido as circunstâncias eu temo e muito por ela. O Isayama literalmente não liga nem um pouco em fazer seus personagens, mesmo os protagonistas, sofrerem tudo que podem e não podem.

psnk034

Tirando os sustos, o capítulo foi uma massacre. Se por um lado Irvin foi corajoso, ele também se mostrou extremamente frio  com relação a seus subordinados. Sua tropa foi, literalmente, destroçada, sobrando poucos para contar a história. Foi realmente uma estratégia de auto-sacríficio. Era tudo ou nada, não importando quem tivesse que morrer por isso, mesmo ele.

Outro personagem que merece destaque é Armin, apesar dos fãs do anime, não gostarem dele… quem lê o mangá sabe o que o forte do Armin é a inteligência e a frieza para colocá-la em prática. E dessa vez não foi diferente, ele foi perfeito em pegar bem no ponto que ia doer mais, Annie, e o amor de Bert por ela. Foi uma ótima sacada do Armin, que serviu de distração para Irvin surgir do nada e salvar Eren. O mais legal, é que ninguém tinha notado que o Bert gostava da Annie, nem nós, até isso ser revelado nos capítulos anterioes, mas o Armin, que não perde nada, já sabia.

Para finalizar, a maior supresa, com certeza foi o final, com a grande explosão (ser humano se transformando em Titã? Possivelmente isso… formule suas teorias!) e ele aparecendo ali para deixar todo mundo de boca aberta. Ninguém esperava por isso, você esperava? Eu não. Na realidade eu não imaginava que veria a assassina ou assassino da mãe do Eren de volta. E o mais difícil de tudo é saber que pode ser qualquer pessoa. Pode ser qualquer um, alguém que você menos espera…

b0ca7282b2b7d0a2413aea5acaef760949369a00

Olha o sorriso… sentiu saudades?

36 comentários em “Comentando – Shingeki no Kyojin #49 – Ataque

  1. shingeki no kyojin e mesmo um manga fantástico não sei como a shonen jump conseguiu rejeitalo,e sobre o capítulo de hoje foi realmente surpreendente, estou ansioso para saber o que o eren e mikasa vão fazer ja´que encontraram o titan que assasinou a mãe deles.

    Curtir

    • Aquela explosão que me deixou intrigada. Estava convencida que aquilo foi alguém se transformando em titã, porque sempre tem essas explosões quando isso ocorre. Mas o que me faz ficar meio balançada com essa minha convicção foi sobre qUEM DIABOS SE TRANSFORMOU NESSA TITÃ DE 5 ANOS ATRÁS?????????? EU NÃO CONSIGO PENSAR EM NINGUÉM!!!!!!!1111111 Fora o fato dessa titã sempre estar sorrindo, mdsss. Titã retardado assim geralmente não tem racionalidade… O que me restou pensar foi na possibilidade de ser Bertholdt ter se transformando.

      Curtir

      • Eu andei lendo vários comentários por aí, chegaram a cogitar que seja até o Armin por conta das madeixas… Ninguém sabe ou imagina quem seja. Eu também não consigo pensar em ninguém.

        Curtir

  2. Jean : Esse é o Inferno ? Irvin : Não. Isso é apenas o começo!
    Capítulo foda como sempre , geralmente capítulos mensais sempre se superam , mas no caso de Shingeki no Kyojin já é exagero , pois a cada capítulo novo que passa , vemos como o Hajime dá mais características aos personagens e coloca novas ideias para os leitores .
    Parando pra ver o traço do Hajime é bem lixoso , é distorcido e mal feito , mas nada que atrapalhe a ótima história .
    Destacaram bem o Capitão Irvin nos últimos meses , vem mostrando o peso que é liderar as tropas de exploração , tanto é que ele teve seu braço devorado nesse capítulo e não demostrou nenhum tipo de dor , apenas colocou o foco no resgate do Eren .
    Por dentro da tropa percebi claramente a estratégia final de resgate ao Eren ( provavelmente elaborada pelo Armin ) , que foi se aproveitar dos sentimentos do Bertholdt pela Annie , tirando assim sua atenção e finalmente resgatando o Eren ,
    mas não creio que a missão tenha acabado , ainda acredito que o Bertholdt se transformará no Titã Colossal e que o Titã Macaco aparecerá por ai .

    Curtir

  3. O foco central da Shonen Jump é shounen, e convenhamos que mesmo Shingeki no Kyojin sendo um shounen, corre mais pra seinen, por ter esse visual “pesado”, “sangrento”… E também o fato da temática de AOT ser um tanto estranha e mais madura do que se é esperado de obras da Jump.

    Curtir

    • Concordo, eu sempre vi SnK mais como seinen do que shounen, talvez esse tenha sido o motivo da recusa da Shounen Jump, que apesar de ter mangás legais, sejamos sinceros tem uma fórmula bem parecida… luta, amizade, superação, humor, etc… coisas que eu não vejo muito em SnK, até mesmo o humor do mangá é bem mais negro. O importante é que na realidade o mangá foi publicado e que é um bom mangá, não há dúvidas mais sobre isso.

      Curtir

    • Depende de como vemos.
      Seinen – Público alvo: adultos
      Shounen – Público alvo: jovens

      A dica é que em SnK os protagonistas são um bando de adolescentes, até me surpreendi quando vi a idade deles, com isso dá pra confirmar que é shounen.

      Como gênero, ainda acho que é um shonen. Tem todas as características de um, o único adicional são as mortes e o mistério bem feito.

      Quando o mangá foi rejeitado pela SJ, eles disseram que o motivo era “Não é Shounen Jump”, quer dizer, existe um estilo padrão para mangás de SJ, e qual esse estilo? Não sei, pode ser arte, pode ser tipo de enredo, entre outras coisas.
      Mas AINDA BEM que não foi pra SJ, lá com certeza os editores obrigariam o Isayama mudar o rumo da história e SnK não seria como o que conhecemos…

      Curtir

      • Não meu amigo, na tragedia da cidade de Shiganshina que ficava na muralha Maria, o Titã Colossal e o Armored Titã aparecem, porem a Titã Fêmea (Anne) não aparece ali, sua primeira aparição foi já na batalha contra a Tropa de Exploração, quando estes tentavam levar Ehren de volta a sua casa em Shiganshina para verem oque tinha no porão trancado por seu pai.

        Curtir

  4. Vane dps mande um link do 49 em inglês, tava esperando pela mangastream mas ele ainda não lançaram. Não sei nem se abandonaram o projeto já que foi licenciado por lá…

    Curtir

  5. Nevermind, consegui encontrar um site com o 49 mas numa baixa qualidade -_-, mas enfim…
    Melhor capítulo? Sim, melhor capítulo, pelo menos até agora. Foi um misto de tudo e todos, ação, mistério, surpresa, intriga, vários personagens ganhando destaque, eu fico louco!!

    Agora sobre o ponto principal do capítulo *lê capítulos anteriores*…
    O que vale lembrar:
    1 – O Titã é loiro.
    2 – Só há, naquele lugar, apenas DUAS PESSOAS loiras, Armin e Christa (Isso é, dos que conhecemos, pode ser que alguém random da tropa do Erwin seja loiro tbm…)
    3 – O Titã já existia a 5 anos atrás, com isso podemos eliminar as alternativas erradas:
    Armin: Não consegue lutar nem contra valentões, muito menos tem capacidade de matar alguém (A não ser que acidentalmente se machucou e pelo nervosismo e a “vontade” de sobreviver na situação se transformou e perdeu a consciência, isso em cino anos atrás).
    Christa: Muito nova, e além disso o Titã não tem nenhum característica feminina.
    Esposa da Hannes: Há uma teoria de que ela foi infectatada pela doença do Ape Titan e qs se transformou e um, mas foi salva pelo pai do Eren. Mas e se, ele não conseguiu de fato curá-la? Como não sabemos a fisionomia dela, e como ela ficou dps de ter a doença, não faz diferença ter ou não uma característica feminina. Explicaria o pq do Hannes não ter tido coragem de matá-lo, já que lembrava a sua esposa. Isso, claro, explicando o incidente de 5 anos atrás, mas não o dessa situação…

    E vendo essa imagem: http://images.4chan.org/a/src/1378509359774.jpg Seria isso uma brincadeira, ou não? Se sim, esse titã é alguém da própria tropa de exploração. Mas quem é esse alguém? Veremos no próximo capítulo….

    Curtir

  6. A Shingeki no Kyojin project traduziu em português já eu acho…
    No Mangaspoiler diz que essa imagem é falsa. http://www.mangaspoiler.com/2013/08/26/shingeki-no-kyojin-%E9%80%B2%E6%92%83%E3%81%AE%E5%B7%A8%E4%BA%BA-49-attack-on-titan-49-spoiler-discussion/ Mas quando eu vi, acho que no dia 3, meu deus, como surtei. Reparem só que a Christa em forma de titã tem tipo asas, ASAS1!!!!! MDSSSS
    Mesmo com a confirmação da mangaspoiler de que a imagem é falsa ainda tenho esperança de que seja verdadeira, e que venha a sair em um capitulo mais próximo. Não porque quero que eles se transformem e titã, mas sim porque essa arte tá muito boa pra ser falsa, difícil de acreditar que é falsa.

    Curtir

    • Na vdd a imagem é verdadeira, não é montagem não, veja que é a arte do Isayama mesmo, só acontece de estar parodiando a suposta forma titã desses personagens de acordo com as características marcantes deles.

      Christa: Frequentemente é referida como um anjo, por isso as asas.
      Armin: É o cabeça do trio, o cérebro das operações. Por isso a cabeça maior que o corpo.
      Mikasa: Esse mesmo rosto dela que está na imagem é o rosto que ela faz quando algo de ruim acontece ao Eren (como quando o Armin estava brigando e ela apareceu espantando os valentões).
      Jean: Essa imagem explica tudo: http://media.tumblr.com/158a31344ff913261f5cf3f834018cfd/tumblr_inline_mp4of0x5Ef1qz4rgp.png (Isso virou até um meme na internet)
      Connie: Repare que ele é o menor dali, por tbm ser o menor personagem masculino da série (Sim, menor do que o Armin).

      Curtir

  7. Acredito que o proximo cap vai ser muito arretado. Tanto que deve ter alguma coisa especial para o 50º capitulo. E sobre a explosão, não acredito que tenha sido de transformação. Não teve muita fumaça, parecia mais como um “impacto”, mas vamos ver o que o autor preparou. E tão querendo deixar Eren como o salvador. Ele é importante, tanto que pode ser a chave para recuperar a muralha, mas se o autor quer deixar Eren como protagonista, é preciso deixa-lo mais carismatico e inteligente. Pqp, principal burro é comum, mas retardado é lasca

    Curtir

  8. Bom… Se ele(a) é humano ou não, eu só quero que o Eren se transforme em titã e arranque esse sorriso satânico da cara desse(a) desgraçado(a) que matou a sua mãe NA BASE DA PORRADAAAA! A hora da vingança é agora!

    Curtir

  9. Não é o armin e nem a mikasa gente.. pode ser a christa (historia) ou alguem da tropa de exploração! é impossivel ser a mikasa ou o armin pq eles tavam no lado de eren qndo a mãe dele foi devorada!!

    Curtir

    • Não meu amigo, na tragedia da cidade de Shiganshina que ficava na muralha Maria, o Titã Colossal e o Armored Titã aparecem, porem a Titã Fêmea (Anne) não aparece ali, sua primeira aparição foi já na batalha contra a Tropa de Exploração, quando estes tentavam levar Ehren de volta a sua casa em Shiganshina para verem oque tinha no porão trancado por seu pai.

      Curtir

  10. Conheci o mangá/anime tem pouco tempo, gostei bastante no geral…
    Hype imensa nesse capítulo…
    Tenho algumas hipóteses, mas provavelmente to errado, mas seria legal ver o que acontece…
    O titã que matou a mãe dele pode ser só um titã random, apareceu ali por coincidência…
    O titã que matou a mãe dele pode ser algum da própria divisão exploratória, a Ymir disse que não se lembra do que aconteceu antes dela se tornar humana, ou seja, nada impede de alguém ter se tornado humano e não se lembrar do que fez com a mãe deles…
    Ou, o titã que matou a mãe dele é alguém tentando levar o Eren de volta, sabendo que se ele se transformasse em titã o Eren(que já havia conseguido escapar) iria voltar pra atacar ele como louco, e aí eles capturarem ele de novo, afinal, ele é muito impulsivo e nunca pensa antes de agir mesmo…
    Mas enfim, só esperando mesmo, ansioso por isso aí @.@

    Curtir

    • Tudo indica que é um titã random de espécime raro, mas o mais surpreendente é que ele não foi morto por nenhum soldado nesses 5 anos… E por isso, mesmo se o Titã fosse um humano, ele não sabe da transformação do Eren, visto que o pai dele só pôs a injeção depois que a mãe dele morreu.

      Curtir

Deixe um comentário