Comentando – Shingeki no Kyojin #47 Children

00

Isayama Hajime mais uma vez nos apresenta um bom capítulo, com novas e importantes revelações, e acredite em mim quando eu digo que algumas dessas revelações foi uma grande, porém inesperada, surpresa.

Atenção, abaixo você vai encontrar spoilers e diversas teorias sobre o capítulo 47 de Shingeki no Kyojin. Se você ainda não leu o capítulo e não gosta de spoilers, pare por aqui, caso contrário, siga em frente…

O capítulo abre com uma conversa entre Berthold (a partir de agora o chamarei de Bert) e Reiner sobre Ymir e tudo que esta rolando até agora. É importante prestar bastante atenção nas falas dos personagens aqui, e dependendo da tradução, o significado das palavras podem fazer uma grande diferença. Não foi bem detalhado, é claro que o Isayama quer que a gente fique pensando nisso até o próximo capítulo, mas pelo jeito parece que Ymir não é tão jovem assim… aliás, pode ser que nossa querida Ymir tenha em torno de 60 anos de idade ou mais! Este pelo menos foi o tempo que Ymir, segundo ela mesma, viveu fora das Muralhas. Pois é… se isso é um efeito de se “virar” titã, parece que não é uma coisa tão ruim. Reiner e Bert parecem bem preocupados com Ymir, pelo jeito ela não é nem um pouco fraca, aliás, fica implícito que ela é mais forte que ambos. Ficou solto no ar algo como “voltar a ser humana“… mas eu acho que houve um erro de interpretação aqui, é muito vago, por isso precisamos esperar as coisas se encaixarem mais para fazer sentido.

Outro detalhe importante da conversa entre Reiner e Bert é que a missão deles ainda não chegou ao fim, é preciso mais uma coisa, além de Christa, coisa esta não revelada (óbvio), aí você pode dizer que tem a ver com o pai do Eren, talvez? Existe realmente um leque de possibilidades…

02

Tirando tudo isso, outra inesperada revelação foi a descoberta incrível de que Bert é apaixonado por Annie… hã?? Você imaginava isso?? Eu não! Podemos contar quantas vezes o nosso querido Bert abriu a boca em todos esses capítulos do mangá e em nenhum momento eu reparei em qualquer olhada mais amorosa do Bert para a Annie. Isso significa que você é livre agora para shipá-los se quiser 😛 Eu ainda não consigo vê-los como um casal, aliás algo me diz que Bert tem vida curta… mas vai saber? Ele ficando vermelho foi lindo… aliás, o Isayama não detalha muito estes momentos de timidez dos personagens, mas isso é outra história… enfim, foi uma coisa legal para descontrair, afinal eu acho que esse mangá precisa mesmo de momentos de muito amor, ainda mais sendo que a maior parte do mangá foca em sangue jorrando para todos os lados.

04 Reiner, eu não notei… devo ser lerda…

Querendo ou não, com essa fuga começamos a ver mais o lado dos titãs, como o fato de que eles não se lembram de terem jantado qualquer ser humano, assim como Eren, logo que se transformou em titã, eles entram em mode OFF nessa forma e se esquecem de tudo que estão fazendo. Isso prova que a consciência dos titãs não esta sempre no mode ON o tempo todo. Em alguns momentos eles estão conscientes, mas em outros não? Pelo que pude entender, parece que é assim que funciona… pois a Ymir não se lembra de ter comido qualquer ser humano, aliás nenhum deles se lembra de tal fato, além de parecem também não ter a mínima idéia de como viraram titãs, o que nos faz pensar que em alguns momentos, mesmo conscientes de quem são, eles se desligam do nada.

01

Tivemos poucos momentos com a Patrulha de Elite, literalmente, pois a maioria foi devorada… Breves momentos de Mikasa e Armin. Eles conseguem até certo ponto alcançar Reiner e Cia… mas Eren, após um ataque histérico, é nocalteado e dominado. Eu poderia ficar horas aqui dizendo o que penso do Eren, e claro que os fãs dele não concordariam comigo, mas acho que vou deixar isso para outro momento.

No meio da fuga Ymir avista Christa, e se você pensou que ela iria largar deles e ir correndo para a sua amiga, se enganou, definitivamente ela já escolheu o lado de quem vai ficar e será do lado de Bert e Reiner, mas mais do que qualquer coisa ela mostrou que ama Christa completamente (isso mesmo que você entendeu… ou entenda como quiser… sim, sim eu sei… mas é isso aí mesmo…), a ponto de não sequer cogitar em deixar ela para trás.

03

O capítulo fecha com Ymir devorando raptando Christa e fugindo junto Eren, Bert e Reiner (no modo titã), tendo a patrulha em seu encalço. Parece que duas peças importantes estão no lugar que os titãs queriam, a pergunta é: Qual será a próxima peça?

Considerações Finais:

  1. Aos poucos alguns pontos de SnK vão sendo revelados, como todo bom mangá, o autor vai soltando a linha… só espero que ele consiga enrolar ela de novo no final, pois é fato que quando a coisa tem mistérios demais muitos autores acabam se perdendo. Até o atual momento Isayama prova saber dosar o mistério e as revelações, ponto pra ele.
  2. Não é mais mistério, humanos viram titãs, como? Aí é a questão. Nem mesmo quem poderia nos dizer isso agora sabe exatamente como funciona. Isso ficou óbvio neste capítulo. Eles parecem não ter mesmo sequer noção de que matam pessoas, as devoram, etc… Provalmente o porque disso tudo, vamos descobrir só no final.
  3. Sinceramente eu não tenho idéia de como pode ser o próximo capítulo. Eles continuarão fugindo, vai focar mais na Patrulha ou teremos mais momentos de conversa entre os titãs? De uma coisa eu sei, acho que teremos baixas importantes no próximo capítulo, desconfio de quem seja e acho que vocês também, mas como SnK às vezes (quase sempre) me surpreende, eu acho que vou esperar para ver.
  4. Eu geralmente faço o sumário à partir dos scans japoneses e das traduções em inglês, por isso, como eu disse acima pode haver pequenas divergências quanto à tradução para o português.

facebook_gekkou_gear!

Curta nossa página no Facebook!

twitter_gekkou_gear!

Siga-nos no Twitter!

Feed_gekkou_gear

Assine o nosso Feed!

Por Vane

15 comentários em “Comentando – Shingeki no Kyojin #47 Children

  1. Acredito que Reiner e Bert tbm tenham esse dom da juventude, e que Eren virá a ter. Talvez a Ymir não se lembre porque já foi HÁ MUITO TEMPO atrás, considerando que o Reiner e Bert eram guerreiros titãs, eles também já devem ter vivido bastante. Oque prova isso é no cap.46, quando o Reiner explica ao Eren como ele fez para sequestrá-lo ainda titã, e o Eren nunca comeu nenhum humano.

    Acho que o “aquilo” que eles falam é oque está no porão da casa do Eren, lá deve ser a resposta pra todas as perguntas, que de certa forma tem a ver com o pai do Eren. E LOL, eu também não notei isso do BertxAnnie, acho que ninguém notou.

    O próximo cap. ficou previsível, não acha? Quem vai morrer pra resgatar ou o Eren ou a Christa vai ser o Hannes. Agora, como, eu não sei.

    Curtir

  2. Na verdade tive outra interpretação sobre os “60 anos”.
    To começando a achar que não foram os humanos que viraram titãs, e sim ao contrario. Tipo, depois de devorar um humano com alguma coisa especial (provavelmente envolvendo o pai de eren) alguns titãs conseguiram uma forma humana. E não seriam todos os titãs, apenas os “mais inteligentes”. E por isso não se lembram muito sobre os humanos que devoraram, apenas algumas coisas, tipo a idade que passou fora das muralhas.
    E uma das minhas teorias sobre o surgimento dos titãs, é que os titãs se reproduzem atraves do “vomito”. Tipo, eles devoram os humanos e depois vomitam tudo. Essa massa regurgitada viraria um gigante. Isso explicaria o porque dos gigantes serem leves demais e também porque eles são deformados.

    Curtir

    • Esse achismo também já achei, e dá pra ser refutado se pensarmos que os titãs normais atacam os humanos > titãs, oque deixa sem lógica se eles atacarem o da mesma espécie.
      E sobre a reprodução dos titãs, acho que tem td a ver com o Ape Titan, quando ele passou na vila do Connie todo mundo sumiu, e depois vários titãs apareceram, sendo que aquilo era numa área onde NÃO deveria ter titãs por perto, oque me leva a acreditar que talvez de alguma forma foi ele quem transformou o pessoal da vilã em titã, tanto é que tem um que é totalmente deformado, oque explicaria essa sua teoria.

      Curtir

  3. Se alguém sobreviver dentro do estômago dos titãs, ele torna-se humano-titã… Em alguns casos passa muito tempo até essa pessoa “acordar” após a transformação… talvez o fato de ficar naquele vômito por algum tempo, faz o corpo adquirir vírus/dna/célula/sejaláoquefordotitã que tranforma a pessoa… o pai do eren infetou isso nele…

    Curtir

    • Tem também o negócio da praga que o Hannes disse que o pai do Eren salvou a esposa dele. Se ligarmos a praga com essa mutação que transforma em titã, e que o Ape titan produz ou espalha ela por onde passa, começa a fazer certo sentido. Acho que a coisa toda é por aí.

      Curtir

  4. Galera uma pequena duvida minha…

    Reiner e Bert ficam o tempo todo de voltar para a terra natal mas sem nenhuma situação eles especificam qual lugar é. Creio que -TALVEZ- eles nao sejam da terra (meio absurdo) ou eles vivessem em um lugar no mundo que fique bem longe dos humanos, quase que impossível de realizar “comunicações”. Mas uma coisa que eu afirmo, é que eles não vivem perto dos humanos.

    Outra duvida: Como será surgiu os titãs ou os humanos no mundo? Os titãs vieram do nada? Eu fico me perguntando sobre o INICIO pois a humanidade em algum momento vivia sem proteção da muralha e diz que a humanidade quase foi exterminada pelos titãs, mas então como será que construíram a muralha (já que esta cheia de titãs por dentro) se a muralha foi construída a muito tempo provavelmente eles não tinham o DMT e os equipamentos certo? Seriam meras pessoas, cuja capacidade de matar titãs era quase nula ainda mais….construírem uma super muralha com a “ajuda” deles.

    Curtir

    • Creio eu que seja apenas o “Território dos Titãs”. Não algo específico, e nem acho que eles tem tipo um aldeia ou algo parecido.
      Haha, essa pergunta ninguém encontrou respostas ainda, vai lendo teorias na net que você pode montar uma explicação sozinho.

      Eu por exemplo, acho que quem originou os outros titãs foi o Titã Macaco, ou pelo menos ele e mais alguns, lembrando que ele não é o mais “fodão” já que tem outros titãs de 50m ou mais como o berthold(porrém originais), é só lembrar dos titãs dentro das muralhas.

      Lendo agr seu texto, vou criar uma pequena teoria aqui:
      Realmente, há 100 anos atrás a humanidade nem pensava em lutar contras os titãs, então não tinha o DMT, ele foi criado com o tempo, dps que decidiram explorar o mundo roubado pelos titãs. Então, como a muralha foi criada? Oque sabemos é que não foi por mãos humanas, isso é fato, então só resta os titãs. Mas então, por que esses titãs protegeriam os humanos? E como eles criaram a muralha? E a muralha já estava lá ou eles criaram por puro altruísmo?

      Bem eu acho, que talvez, desde 100 anos atrás tinha humanos > titãs, então eles viraram titãs e criaram as muralhas pra proteger seu povo… Mas não faz sentido porque não sabemos qual o objetivo principal dos humanos > titãs. Sabemos que o Eren vira titã graças a injeção que o pai dele deu a ele, mas e a Annie, Ymir e os outros? Também tomaram vacina? E se não, de onde vieram os humanos > titãs(Se é que eram) que criaram as muralhas? E se sim, a vacina existia desde aquela época? E SE SIM, PQ ANNIE E YMIR E CIA ATACAM OS HUMANOS??!!

      É difícil pq quanto mais você especula mais cria perguntas. Até agora a teoria que estou mais aceitando da origem dos titãs foi oque falei ali em cima, por meio de uma praga o Titã Macaco e outros titãs irregulares transformaram os humanos em titãs, mas de onde esses irregulares vieram? Não sei…

      Só espero que no final tudo seja respondido e de uma forma convincente.

      Curtir

  5. ta bom eu ja li o manga varias vexes ja vi o anime varias vezes e ja entedi tudo oque ta acontecendo nessa bagaça
    ah e a proposito bertxannie pode desabar pois no anime e manga é bem provavel que eren sinta uma certa paixão por annie ate mesmo ele demonstra isso

    Curtir

Deixe um comentário